Nome da Atividade
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP)
CÓDIGO
17350230
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O Estado e suas relações com as políticas públicas educacionais no percurso da história da
educação brasileira; Organização e funcionamento da educação básica no Brasil; Legislação,
sistemas educacionais e a organização da escola; A profissionalização docente e o
financiamento da educação.
educação brasileira; Organização e funcionamento da educação básica no Brasil; Legislação,
sistemas educacionais e a organização da escola; A profissionalização docente e o
financiamento da educação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral: Compreender a legislação, as políticas e a realidade educacional no contexto político,econômico e social do Brasil.
Específicos:
Compreender a relação entre a qualidade da educação e as políticas educacionais;
Analisar o contexto de elaboração da legislação educacional brasileira, seus limites e
possibilidades;
Estudar e analisar as condições de Gestão e financiamento para a Educação Nacional
Compreender o processo de profissionalização docente no conjunto das políticas
educacionais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 543 p. (Docência em formação saberes pedagógicos). ISBN 9788524918605
- LIMA, Caroline Costa Nunes. Política educacional. Porto Alegre: SAGAH 2018. 1recurso online ISBN 9788595028043.
- PINTO, José Marcelino de R. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃOFEDERAL DE 1988: 30 ANOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.846-869, out.-dez., 2018. Disponível na Base Scielo: https://www.scielo.br/j/es/a/rk4wKJgNYZsdt5QdgSgkDwG/?format=pdf&lang=pt
Bibliografia Complementar:
- Lima, Caroline Costa Nunes et al. Políticas públicas e educação. Porto Alegre: SER - SAGAH2019 1 recurso online ISBN 9788595027503.
- SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 4. ed. São Paulo: Saraiva,1981. 146 p.
- CASTRO. Jorge Abrahão de. FINANCIAMENTO E GASTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: 1995-2005. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 857-876, out. 2007
- HYPOLITO, ÁLVARO M. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, p. 59-78, 11. Disponível em CAPES Periódicos.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T3 | 2025 / 1 | 20 | 14 |
Letras - Português e Alemão (Licenciatura) |
EUGENIA ANTUNES DIAS Professor responsável pela turma |
||||||
T4 | 2025 / 1 | 40 | 32 |
Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO Professor responsável pela turma |
||||||
T5 | 2025 / 1 | 42 | 37 |
Letras - Português (Licenciatura - Noturno) Todos Os Cursos Horários
|
MARIA CECILIA LOREA LEITE Professor responsável pela turma |
||||||
T6 | 2025 / 1 | 43 | 40 |
Letras - Português (Licenciatura - Noturno) Todos Os Cursos Horários
|
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2025 / 1 | 38 | 16 |
Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno) Matemática (Licenciatura - Noturno) Horários
|
MARIA CECILIA LOREA LEITE Professor responsável pela turma |
||||||
T1 | 2025 / 1 | 42 | 41 |
Todos Os Cursos Horários
|
EUGENIA ANTUNES DIAS Professor responsável pela turma |
||||||
T7 | 2025 / 1 | 42 | 33 |
Física (Licenciatura) Matemática (Licenciatura) Química (Licenciatura) Todos Os Cursos Horários
|
EUGENIA ANTUNES DIAS Professor responsável pela turma |
||||||
T8 | 2025 / 1 | 35 | 32 |
Todos Os Cursos Horários
|
VALDELAINE DA ROSA MENDES Professor responsável pela turma |
||||||
T9 | 2025 / 1 | 30 | 15 |
Educação Física (Licenciatura - Noturno) Horários
|