Resumo
Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua no Departamento de Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação, onde é coordenador, atuando na mesma função no DINTER (Universidade do Vale do Acaraú/Sobral-Ceará e PPGE-UFPel) e preside várias comissões. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POCs-UFPel), coordena o Museu João Antônio Mascarenhas (UFPel, UFES, Center for Latin American and Caribbean Studies - Brown University Grupo Arco-Íris-RJ). Também atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integra o Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - GEERGE. Entre os anos de 2011 e 2020, foi docente na Universidade Federal do Rio Grande-FURG, assumindo a Diretoria de Desenvolvimento do Estudante da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (2013-2015) e também atuando em várias comissões normativas da Pró-Reitoria de Graduação. Na mesma instituição, entre 2016 e 2018, foi membro Conselho Superior Universitário - CONSUN. Paralelo a essas funções acadêmico-administrativas, foi editor da Revista Momento - diálogos em educação (2012 - 2019) e docente na pós-graduação. Até o momento, publicou 83 artigos em periódicos especializados, mais 70 trabalhos em Anais de eventos, 60 capítulos de livros e 13 livros, como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica e artística, dentre eles, o Documentário Quando Ousamos Existir (2022), que recebeu inúmeros prêmios em festivais especializados no Brasil e exterior. Membro de redes de pesquisas nacionais e internacionais, participou de eventos no exterior e no Brasil e recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Até o momento, orientou 16 trabalhos de dissertação de mestrado, 11 teses de doutorado (sendo 06 como co-orientador), 20 pesquisas de iniciação científica e supervisionou 1 estágio de Pós-doutorado. Coordenou vários projetos de pesquisa que contaram com financiamento de agências de fomentos e incentivos da Universidade, atualmente está coordenando em 2 projetos de pesquisa com apoio da FAPERGS e UFPel. Colabora em conselhos editoriais de vários periódicos e é Co-Editor da Revista Cadernos de Educação da UFPel (A2) e Sul-sul Revista de Ciências Humanas e Sociais da UFOB (B3). Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), coordenador do GE COTIDIANOS - ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS e membro da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), desenvolve parcerias com instituições e redes internacionais El telar: pensamiento feminista Latinoamericano (Universidad Nacional de Cordoba/Argentina, UFF/RJ-BR, UNAM/México, Universidad Manuela Beltrán/Colômbia e UFPel/RS-BR), Center for Latin American and Caribbean Studies - Brown University) e a Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. Filiado a Associação Brasileira de Estudos da Homuculturas, entidade em que atuou na direção (2013 e 2015). É membro, desde 2017, do Conselho de Ética da entidade brasileira Aliança LGBTI+ e atuou no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBTI+ de Pelotas. Suas pesquisas voltam-se à área de Educação, com ênfase em estudos sobre Currículos e Pedagogias Culturais Juvenis. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: movimentos sociais populares, políticas públicas e cidadania, populações LGBTI+, gênero, sexualidade, marcadores sociais de diferença, desigualdades, currículos e escolas.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal Fluminense, 2011)
Mestrado em Educação (Universidade Federal Fluminense, 2005)
Graduação em Licenciatura em História (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999)
Graduação em Filosofia (Universidade Federal de Pelotas, Em andamento)
Áreas de atuação
Educação - Movimentos Sociais, políticas públicas e currículo
Educação - Marcadores Sociais das Diferenças
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
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Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
ESCOLAS E REDES DISCURSIVAS: QUALIDADE DE VIDA DE JOVENS LGBT+COORDENADOR DO PROJETO | 19/08/2022 | 15/12/2026 | 4 | |
Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação - Linha 5 PPGE | 29/06/2020 | 14/09/2020 | 1 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Aulas Abertas sempre às quintas - corpos gêneros sexualidades | 01/03/2023 | 01/03/2025 | ||
O papel do Estado em tempos de pandemia | 24/06/2020 | 25/09/2020 | 8 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
IV SIMPÓSIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE DA UFPEL | 13/11/2023 | 31/12/2023 | 4 | |
V ENCONTRO DO CEPE - Democracia e Educação Básica | 27/10/2023 | 04/12/2023 | 4 | |
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL IMAGENS DA JUSTIÇA, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO JURÍDICA | 15/07/2023 | 08/09/2023 | ||
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL IMAGENS DA JUSTIÇA, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO JURÍDICA | 15/07/2023 | 08/09/2023 | 38 | |
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização | 30/08/2019 | 30/08/2021 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.