Nome do Curso / Conceitos (*)
CC (2025)5
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3610
Código e-MEC
1102187
Unidade
Coordenador
| AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PAVE 2025/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | ||
| PAVE 2025/1 - Chamada Regular | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | ||
| AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| SISU 2025/1 | 12 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 24 | |||
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 042 de 13 de janeiro de 1984.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada na seção I do D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada na seção I do D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.
Contextualização
Objetivos
Objetivos gerais do curso
- Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
- Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
- Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
- Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
- Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
- Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.
- Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua a visão de mundo.
- Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
- Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
- Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
- Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
O Curso forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento, diversos projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação.
1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História).Nesse sentido também, existe no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:
1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
Acompanhamento de Egressos
O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
Projeto Pedagógico do Curso
Matriz Curricular
1º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 20000739 | COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 17350028 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000473 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS E LINGUÍSTICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000476 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000738 | LÍNGUA FRANCESA I | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000474 | PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000740 | LÍNGUA FRANCESA II20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000662 | LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000741 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000664 | LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000665 | LITERATURA BRASILEIRA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000482 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I) | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000742 | LÍNGUA FRANCESA III20000740 - LÍNGUA FRANCESA II | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000666 | LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000743 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000740 - LÍNGUA FRANCESA II20000741 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000667 | LINGUÍSTICA GERAL II20000664 - LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000668 | LITERATURA BRASILEIRA II | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 20000746 | ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000745 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESA20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000744 | LÍNGUA FRANCESA IV20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000669 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000671 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000489 | LITERATURA BRASILEIRA III | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000672 | SOCIOLINGUÍSTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 20000675 | ENSINO DA LITERATURA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000674 | ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000747 | ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 2 | 30 |
| 20000748 | LÍNGUA FRANCESA V20000744 - LÍNGUA FRANCESA IV | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000673 | LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000486 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000669 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000749 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA I20000744 - LÍNGUA FRANCESA IV20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 20000750 | ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000747 - ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000751 | ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000743 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA V | Obrigatória | 2 | 30 |
| 20000752 | LÍNGUA FRANCESA VI20000748 - LÍNGUA FRANCESA V | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000496 | LÍNGUA LATINA II20000673 - LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000753 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000677 | TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000676 | TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 20000755 | ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000752 - LÍNGUA FRANCESA VI | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000756 | LÍNGUA FRANCESA VII20000752 - LÍNGUA FRANCESA VI | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000678 | LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000502 | LITERATURA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000757 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA III20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000754 | SEMINÁRIO DE PESQUISA I20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
| Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
|---|---|---|---|---|
| 20000760 | ESTÁGIO III– LÍNGUA FRANCESA20000755 - ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000756 - LÍNGUA FRANCESA VII | Obrigatória | 8 | 120 |
| 20000759 | ESTÁGIO III – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 8 | 120 |
| 20000761 | LÍNGUA FRANCESA VIII20000756 - LÍNGUA FRANCESA VII | Obrigatória | 6 | 90 |
| 20000680 | LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000762 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IV20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
| 20000758 | SEMINÁRIO DE PESQUISA II20000754 - SEMINÁRIO DE PESQUISA I | Obrigatória | 2 | 30 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2025 / 2
Versão do Currículo: 1007
1º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 17360022 - FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANTE DINIZ BESSA Horários
| T3 | 20 | 20 |
6º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITProfessor responsável pela turma: LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS Horários
| P1 | 19 | 28 | ||||||
| 20000111 - LÍNGUA FRANCESA VIProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO Horários
| M1 | 20 | 11 | ||||||
| 20000115 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO Horários
| M1 | 20 | 8 |
7º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 20000050 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. FRANCESAProfessor responsável pela turma: AUGUSTO DARDE Horários
| P1 | 20 | 5 |
8º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 20000251 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERATProfessor responsável pela turma: LUCIANE BOTELHO MARTINS Horários
| P1 | 15 | 38 | ||||||
| 20000051 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNGUA FRANCESAProfessor responsável pela turma: DAVID SILVA BLANK Horários
| P1 | 20 | 8 | ||||||
| 20000113 - LÍNGUA FRANCESA VIIIProfessor responsável pela turma: AUGUSTO DARDE Horários
| M1 | 20 | 10 | ||||||
| 20000117 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: DAVID SILVA BLANK Horários
| M1 | 20 | 10 |
Optativas
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: MARCIA DRESCH Horários
| M1 | 8 | 18 | ||||||
| 20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH Horários
| T1 | 5 | 29 | ||||||
| 20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 11 | 46 | ||||||
| 20000270 - PSICOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: SANDRA MARIA LEAL ALVES Horários
| M1 | 8 | 30 |
Versão do Currículo: 1322 (ATUAL)
2º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 17360022 - FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: DANTE DINIZ BESSA Horários
| T3 | 20 | 20 | ||||||
| 20000740 - LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: ISABELLA FERREIRA MOZZILLO Horários
| M1 | 30 | 12 | ||||||
| 20000662 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: CINTIA DA COSTA ALCANTARA Horários
| T3 | 20 | 36 | ||||||
| 20000741 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I Horários
| M1 | 30 | 7 | ||||||
| 20000664 - LINGUÍSTICA GERAL IProfessor responsável pela turma: MIRIAN ROSE BRUM DE PAULA Horários
| T3 | 20 | 34 | ||||||
| 20000665 - LITERATURA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: PAULO AILTON FERREIRA DA ROSA JUNIOR Horários
| T3 | 20 | 10 |
4º Semestre
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONASProfessor responsável pela turma: AUGUSTO DARDE Horários
| M1 | 20 | 9 | ||||||
| 20000745 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESAProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO Horários
| M1 | 20 | 8 | ||||||
| 20000744 - LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO Horários
| M1 | 20 | 7 | ||||||
| 20000669 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IProfessor responsável pela turma: PAULA FERNANDA EICK CARDOSO Horários
| T1 | 20 | 7 | ||||||
| 20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA Horários
| M2 | 20 | 10 | ||||||
| 20000489 - LITERATURA BRASILEIRA IIIProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| M3 | 20 | 11 | ||||||
| 20000672 - SOCIOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: LUÍS ISAÍAS CENTENO DO AMARAL Horários
| M2 | 20 | 6 |
Optativas
| Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 20000513 - ESTUDO DE AUTOR E OBRAProfessor responsável pela turma: AULUS MANDAGARA MARTINS Horários
| T1 | 9 | 15 | ||||||
| 20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 11 | 46 | ||||||
| 20000530 - NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: PAULO AILTON FERREIRA DA ROSA JUNIOR Horários
| T1 | 5 | 23 | ||||||
| 20000763 - TÓPICOS DE LÍNGUA FRANCESA I Horários
| M1 | 20 | 0 |
Alunos Matriculados
| Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
|---|---|---|
| CLARA ZILLIG ECHENIQUE | 2025 | 2 |
| DANIEL DE MENDONÇA | 2025 | 2 |
| GIANE WEIZER ARMESTO | 2025 | 2 |
| GRAZIELE ALVES MADRUGA | 2025 | 2 |
| IAGO NIZOLLI SIQUEIRA | 2025 | 2 |
| JEAN PIERRE ESLABÃO MORAES | 2025 | 2 |
| ANDRÉ DUTRA VIDAZINHA | 2025 | 1 |
| FELIPE SOUZA BENTO | 2025 | 1 |
| GIOVANA PARCIANELLO | 2025 | 1 |
| HOMERO DA SILVEIRA GOMES NETO | 2025 | 1 |
| JOAO MADRUGA JUNIOR | 2025 | 1 |
| JULIA KAROLINA CASTANHO REINHARDT | 2025 | 1 |
| KATIA CILENE OLIVEIRA CAMARGO | 2025 | 1 |
| NICK PASTORINI TORRES | 2025 | 1 |
| RIAN BRENO SANTOS SOUZA | 2025 | 1 |
| TAMARA FERREIRA GUERREIRO | 2025 | 1 |
| VERA HENRIQUES DE SOUZA | 2025 | 1 |
| YASMIN BLANK NEVES | 2025 | 1 |
| NANIN LOUSTAU OYAMBURE | 2024 | 2 |
| VLADIMIR AGUILAR ANTUNES | 2024 | 2 |
| ALICE GARSKE ESCOBAR | 2024 | 1 |
| CAROLINE SANCHES DIAS | 2024 | 1 |
| GUSTAVO CONTREIRA ISLABAO | 2024 | 1 |
| INDAYA ACUNHA RODRIGUES | 2024 | 1 |
| LUCAS DE SOUZA SIMOES | 2024 | 1 |
| RAISSA MAGALHAES MORAES | 2024 | 1 |
| JONATAS SILVA DO NASCIMENTO | 2023 | 2 |
| DIONATTAN ORTIZ NUNES | 2023 | 1 |
| ERIOVAN APARECIDO TOLEDO DE MORAES | 2023 | 1 |
| FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 2023 | 1 |
| GIOVANNA ROCHA PACHECO | 2023 | 1 |
| GUILHERME VIEIRA DUARTE | 2023 | 1 |
| LEONARDO GONCALVES TEIXEIRA | 2023 | 1 |
| MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS | 2023 | 1 |
| NATHAN BATISTA SALES | 2023 | 1 |
| PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA | 2023 | 1 |
| YASMIN JOCASTA PEREIRA DO PRADO | 2023 | 1 |
| HENRIQUE DE MATTOS GONCALVES | 2022 | 2 |
| AIME VICTORIA DUTRA LUCAS | 2022 | 1 |
| CARLOS EDUARDO NUNES AZZOLIN BARROS DE ALMEIDA | 2022 | 1 |
| CAROLINA OLIVEIRA MACEDO | 2022 | 1 |
| KAILANY BOLZONI DAMIANI | 2022 | 1 |
| LARA SOUZA BORGES | 2022 | 1 |
| LUIZA RIBEIRO MEIRELLES | 2022 | 1 |
| REBECA DA FONSECA BARBOSA | 2022 | 1 |
| BRUNA DA SILVA LOUZADA | 2021 | 2 |
| LUIZA MÜLLER DA ROSA | 2021 | 2 |
| NISIA MARILANE MARTINS BRAZ | 2021 | 2 |
| ANDREA CLASEN GIMENES | 2021 | 1 |
| ANGELICA MACKEDANZ MARON | 2021 | 1 |
| CLARA BONFANTE DE BARROS | 2021 | 1 |
| MATEUS ROCHA CAMARGO | 2021 | 1 |
| BARBARA SILVA RODRIGUES | 2020 | 1 |
| RAFAELA SIQUEIRA LUCAS | 2020 | 1 |
| SARA ARRUDA DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
| DIRCEU ARNO KRÜGER JUNIOR | 2019 | 2 |
| GILSON HARTWIG JUNIOR | 2019 | 1 |
| THAYANE VASCONCELLOS DOS SANTOS DANTAS | 2018 | 2 |
| CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ | 2018 | 1 |
| MARA KARAM DA CONCEIÇÃO | 2018 | 1 |
Alunos Egressos
| Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
|---|---|---|
| GILNEI OLEIRO CORREA | 1992 | 1994 |
| NIVIA SIMONE LIRA ESLABAO | 1991 | 1994 |
| ADRIANA RAQUEL BUTZEN | 1993 | 1996 |
| DANI RODRIGUES MOREIRA | 1993 | 1996 |
| ELISANE PINTO DA SILVA | 1993 | 1996 |
| MARIO LUIS STUDZINKI DOS REIS | 1993 | 1996 |
| MARNE RODRIGUES DE RODRIGUES | 1992 | 1996 |
| TARCISIO LOBATO KALTBACH | 1993 | 1996 |
| VERA ALICE HOFFMANN BRUSCATTO | 1992 | 1996 |
| CLAUDIA SUSANA DIAS CRESPI | 1993 | 1997 |
| DORIS HELENA DE LA ROCHA LADEIRA | 1992 | 1997 |
| SIMONE BILHALVA DOS SANTOS | 1993 | 1997 |
| CLAUDIA LORENA DA FONSECA PINTOS | 1985 | 1998 |
| CLAUDIA REGINA MINOSSI ROMBALDI | 1995 | 1998 |
| PATRICIA ADNA ESCHEVANI TAKEHISA | 1995 | 1998 |
| ROSANE ALVES ARAUJO | 1995 | 1998 |
| ANA PAULA NOBRE DA CUNHA | 1995 | 1999 |
| MARCIA DE VASCONCELOS PEREIRA | 1994 | 1999 |
| ARLINDA SOARES LAMEIRAO | 1997 | 2000 |
| CARLA SIQUEIRA UGOSKI | 1997 | 2000 |
| GISELE MUNHOZ DO SACRAMENTO BOEIRA | 1992 | 2000 |
| GRAZIELA BERNARDI | 1997 | 2000 |
| JAQUELINE FONSECA DA FONSECA | 1997 | 2000 |
| MARCELO GONI BRAGA | 1996 | 2000 |
| MARIZA FERNANDA ZIGLIA BUENO | 1996 | 2000 |
| SANDRA MARA DUTRA DA CUNHA | 1997 | 2000 |
| ANA CRISTINA RODRIGUES OTTO | 1997 | 2001 |
| HELOISA CANTARELI DA ROSA | 1998 | 2001 |
| MARIA BACHINI HALFEN | 1998 | 2001 |
| ANDRÉ NOGUEIRA ALVES | 1998 | 2002 |
| DANIELLE SILVEIRA DE ALMEIDA | 1999 | 2002 |
| MARIELAINE MARQUES JACQUES | 1998 | 2002 |
| TATIANA CRISTINA RODRIGUES MAGALHÃES | 1999 | 2002 |
| MARCOS RONEI PEVERADA FERNANDES | 1999 | 2003 |
| MARISA ALCANTARA GOULART | 1999 | 2003 |
| MARTTA JEANE DOS SANTOS SILVA | 1998 | 2003 |
| RAISSA KEGLES TORRES | 1998 | 2003 |
| SONIA MARA ROCHEDO FOSTER | 2000 | 2003 |
| STELA MARINA NUNES DE CASTRO | 2000 | 2003 |
| CAROLINA PEREIRA BARCELLOS | 2001 | 2004 |
| DAVID SILVA BLANK | 2002 | 2004 |
| DOUGLAS FERREIRA DUTRA | 2002 | 2004 |
| CAMILO CARDOSO HISÉ RODRIGUES | 2002 | 2005 |
| HANICA DINIZ PEREIRA | 2002 | 2005 |
| IVANA DE MIRANDA GOMES | 2002 | 2005 |
| JOSE ELINALDO RODRIGUES DE SOUSA | 2001 | 2005 |
| MARLISE MAURENTE MACHADO | 2001 | 2005 |
| NARDÂNIA DE MEDEIROS LOPES | 2002 | 2005 |
| TATIANE BEATRIZ MORAES BRAHM | 2002 | 2005 |
| ANA SANTOS MAIA | 2001 | 2006 |
| DANIELE RODRIGUES TAVARES | 2002 | 2006 |
| PABLO DIEGO NIEDERAUER BERNARDI | 2003 | 2006 |
| TUIZE MENDES | 2002 | 2006 |
| AMANDA IOOST DA COSTA | 2004 | 2008 |
| JULIANA ISAURA AIRES DA ROCHA | 2005 | 2009 |
| LUÍSA FORMOSO ASSUNÇÃO | 2004 | 2009 |
| MÁRCIA ANDRÉA GOMES MACIEL | 2005 | 2009 |
| RAFAEL DIAS FERREIRA | 2005 | 2009 |
| SILVANE RIBEIRO GOVEIA | 2005 | 2009 |
| FRANCINE REINHARDT ROMANO | 2007 | 2010 |
| KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA | 2007 | 2010 |
| LISIANE WOLLMANN DE FRANCESCHI | 2006 | 2010 |
| MURIEL DUARTE WASIELESKI | 2006 | 2010 |
| PRISCILA MONTEIRO CHAVES | 2007 | 2010 |
| RAFAEL PIRES CARUS | 2005 | 2010 |
| CLAUDETE MARI DA COSTA MACEDO | 2008 | 2011 |
| ISABELA DA SILVA MAZZINI | 2008 | 2011 |
| VALÉRIA ROSA DA CRUZ | 2008 | 2011 |
| ANA CLÁUDIA SAMPAIO MARTINS | 2009 | 2012 |
| GRAZIELA SARAY SOLIDÁRIO | 2008 | 2012 |
| JINGFANG YU | 2009 | 2012 |
| LUIZA DE SOUZA HYPÓLITO | 2008 | 2012 |
| RAFAEL COSTA MENDES | 2008 | 2012 |
| THAIS GRAVATO KUNZE | 2009 | 2012 |
| BRUNO BEHLING OLIVEIRA | 2008 | 2013 |
| GIULIAN DA SILVA PINTO | 2010 | 2013 |
| RENATA FERREIRA SILVEIRA E SILVA | 2009 | 2013 |
| TAIANE MEIRELLES DAMACENO | 2010 | 2013 |
| WILLIAM JOSÉ DA SILVA MARTINS | 2010 | 2013 |
| BEATRIZ RIBEIRO BORGES | 2011 | 2014 |
| BRUNA TEIXEIRA CORRÊA | 2011 | 2014 |
| CAROLINA PEIXOTO PIOVESAN | 2011 | 2014 |
| EDUARDA DA SILVEIRA MOURA | 2009 | 2014 |
| FERNANDA MACHADO PLAMER | 2010 | 2014 |
| JÚLIA COSTA MENDES | 2011 | 2014 |
| LUA GILL DA CRUZ | 2010 | 2014 |
| LUIZA ANDRADE LUZ NOGUEIRA DOS SANTOS | 2010 | 2014 |
| THAMIRES DE CARVALHO MARCHEZINI | 2010 | 2014 |
| GILSON RAMOS LOPES NETO | 2012 | 2015 |
| LUÍSA ZANINI VARGAS | 2011 | 2015 |
| INGRID ISLABÃO DA ROSA | 2012 | 2016 |
| ISABELLE SILVEIRA MARQUES | 2013 | 2016 |
| LUIZA VASSELAI DA VEIGA | 2011 | 2016 |
| MARIA JOILMA FERREIRA DOS REIS | 2013 | 2016 |
| MARIANA MÜLLER DE ÁVILA BRUM | 2012 | 2016 |
| ADRIANO BELMUDES ANTUNES | 2011 | 2017 |
| ALESSANDRA ZANIOL | 2012 | 2017 |
| BRENDA DA SILVA RODRIGUES | 2013 | 2017 |
| GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO | 2014 | 2017 |
| CARINA PEIXOTO MACIEL | 2013 | 2018 |
| ERIVELTON DE LIMA DA CRUZ | 2014 | 2018 |
| IAN GILL DE MELLO | 2014 | 2018 |
| ISABELLA DE PAIVA GONÇALVES DO CARMO | 2014 | 2018 |
| LARISSA D'AVILA BIANCHI | 2014 | 2018 |
| RAFAEL FELIPE DOS SANTOS | 2015 | 2018 |
| SHAIANE DA SILVA NEVES | 2015 | 2018 |
| VINICIUS BORGES DE ALMEIDA | 2015 | 2018 |
| CRISTIAN BORBA DA SILVEIRA | 2016 | 2019 |
| JOÃO HENRIQUE BARBOSA SANTOS | 2013 | 2019 |
| LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA | 2015 | 2019 |
| LUCAS ZANELLA DE OLIVEIRA | 2016 | 2019 |
| MARIANA LUÍZA NEY PRADO | 2013 | 2019 |
| BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | 2016 | 2020 |
| BEATRIZ HYGINO DIADAMO | 2015 | 2020 |
| FERNANDA SILVESTRE DA SILVA | 2017 | 2020 |
| ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI | 2016 | 2020 |
| JAQUELINE GARCIA MACHADO | 2013 | 2020 |
| MAURICIO GIORDANO RIBEIRO | 2016 | 2020 |
| NATÁLIA ARGOUD DIAS | 2017 | 2020 |
| STEPHANY MACHADO BARBOSA | 2017 | 2020 |
| CHRISTOPHER RIVE ST VIL | 2018 | 2021 |
| LILIAN BECKER OLIVEIRA | 2018 | 2022 |
| MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO | 2018 | 2022 |
| ANA BEATRIZ REINOSO ROSSE | 2018 | 2023 |
| CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO | 2019 | 2023 |
| CRISTIAN DA ROSA MASI | 2019 | 2023 |
| HELENA FERREIRA KUHN | 2019 | 2023 |
| LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | 2015 | 2023 |
| LUIZA PEREIRA HOLBIG | 2018 | 2023 |
| MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA | 2019 | 2023 |
| TALITA PAPINI DE BRITO | 2017 | 2023 |
| THALISSON DOS SANTOS | 2018 | 2023 |
| JEAN FRANCHESCO GONÇALVES LUNKES | 2021 | 2024 |
| LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO | 2021 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
| AC | Ampla concorrência |
| LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
| VR | Vaga reservada |
| AC | Ampla concorrência |
| LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
| LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
| VR | Vaga reservada |
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 1 Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Das 10 às 22 horas - (53) 3921-1391
- clique para ver o e-mail

























