Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II
CÓDIGO
20000743
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Formação teórico-crítica complementar do professor de Língua Francesa. Reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Discutir diretrizes teórico-metodológicas e experiências práticas para o ensino das habilidades orais e escritas em Língua Francesa.

1.13. Objetivo(s) específico(s):
Demonstrar a capacidade de refletir criticamente acerca da prática pedagógica do professor de Língua Francesa no contexto educacional brasileiro.
Desenvolver a reflexão metadidática.
Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho.

Conteúdo Programático

Ensino dos conteúdos em Língua Francesa: ensino da gramática, do léxico, da literatura, da cultura.
Ensino das quatro habilidades de forma integrada.
Ensino da Língua Francesa para objetivos específicos.
Correção de erros. Avaliação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLOTTI, Véronique. La langue maternelle en classe de langue étrangère. Paris: Cle, 2001. COURTILLON, Janine. Elaborer un cours de FLE. Paris: Hachette, 2003. CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du francais langue étrangère et seconde. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • BOHN, H.; Vandresen, P. (orgs.) Tópicos de Língüística Aplicada. O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988. CORACINI, M.J.R.F. O Jogo Discursivo na Aula de Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 2010. JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002. PRADO, C.; CUNHA, J. C. (orgs.) Língua materna e língua estrangeira na escola. O exemplo da Bivalência. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. PORCHER, Louis. L'enseignement des langues étrangères. Paris : Hachette, 2004.

Página gerada em 22/11/2024 05:06:53 (consulta levou 0,066982s)