Nome da Atividade
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I
CÓDIGO
20000674
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexão linguística e desenvolvimento de práticas pedagógicas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio, com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Proporcionar ao aluno condições para aplicação de subsídios teóricos e metodológicos da Linguística Aplicada no ensino fundamental e médio.

Objetivos Específicos:
- compreender que o domínio do conhecimento da Linguística Aplicada pode auxiliar o futuro professor de língua portuguesa;
- perceber que o desenvolvimento de uma boa competência comunicativa está vinculado à possibilidade de o aprendiz de língua ser capaz de produzir e de compreender textos de diferentes gêneros;
- desenvolver atividades voltadas para o conteúdo da Educação Ambiental no âmbito da Educação Básica a partir de diferentes gêneros.

Conteúdo Programático

1. Reflexão sobre a prática da aula de português e produção de materiais, (relacionando com a temática da Educação Ambiental).
2. Unidades básicas do ensino de português: prática de leitura de textos; prática de produção de textos orais e escritos; prática de análise linguística.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. AZEREDO, José Carlos de. Ensino de português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. VIEIRA, J. A. et al. Reflexões sobre a Língua Portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007

Bibliografia Complementar:

  • DIONÍSIO, A.P. et al. (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. KAUFMAN, A. M.; RODRIGUES, M.H. Escola, Leitura e Produção de Textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. KLEIMAN, A. B.; MORAES, S.E. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos das Escolas. Campinas: Mercado de Letras, 2003. NEVES, M. H. de Moura. Que Gramática Estudar na Escola? Norma e Uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I Letras - Português (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 15/11/2024 01:01:38 (consulta levou 0,121082s)