Nome da Atividade
ESTÁGIO III – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
CÓDIGO
20000759
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimento da realidade escolar e preparação de material didático para o ensino de português e literatura. Esta disciplina está vinculada a Projetos de Extensão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Promover a inserção do professor de português e literatura em formação em contexto autêntico de ensino e aprendizagem, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente. Este componente curricular está vinculado ao Programa de Extensão: Extensão em Língua Portuguesa e Literatura (código 392).

Objetivos Específicos:
● Demonstrar condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • EAGLETON, Terry. Depois da teoria. Um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Tradução: Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. OURIQUE, João Luis Pereira (org.). Literatura e formação do leitor: escola e sociedade, ensino e educação. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2015. ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (orgs.). Escola e Leitura. Velha Crise. Novas Alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002. GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005. KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: M. Fontes, 2007. STEINER, George. Linguagem e silêncio. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. TERRA, Ernani. A produção literária e a formação de leitores em tempos de tecnologia digital. Curitiba: InterSaberes, 2017.

Página gerada em 21/01/2025 21:32:08 (consulta levou 0,078153s)