Nome da Atividade
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II
CÓDIGO
20000486
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Subordinação e coordenação de orações. Estudo dos elementos que instauram esses processos sintáticos. Sintaxe e pontuação. Reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oferecer condições aos alunos que lhes permitam:- conhecer processos que regem a estrutura e o funcionamento da língua;
- compreender os processos de estruturação dos períodos compostos do ponto de vista da Tradição Gramatical e das teorias linguísticas;
- desenvolver uma visão crítica da Tradição Gramatical no que diz respeito à análise sintática do português brasileiro;
- desenvolver a reflexão metadidática;
- atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho.
Conteúdo Programático
Unidade 1: Instrumentos gramaticais da subordinação (encaixamento e adjunção de orações). Completivas verbais, nominais e adjetivais na Tradição Gramatical e nas Teorias Linguísticas. Transformação de orações desenvolvidas em reduzidas. Pontuação.
Unidade 2: As construções relativas nas Gramáticas Tradicionais e nas Teorias Linguísticas. As estratégias de relativização. Transformação de orações desenvolvidas em reduzidas. Pontuação.
Unidade 3: As subordinadas adverbiais nas Gramáticas Tradicionais e nas Teorias Linguísticas. As sentenças finitas, gerundiais, minioração. Transformação de orações desenvolvidas em reduzidas. Pontuação.
Unidade 4:As construções coordenadas. Características das coordenadas: explícitas x justapostas; abertas x fechadas. Coordenação explícita: adição, disjunção e adversidade. Dificuldades provocadas pela coordenação: dualidade, reciprocidade, ambiguidade, alteração de sentido.
Unidade 5: Articulação de orações: Comparação entre estruturas subordinadas contrastivas e estruturas coordenadas adversativas; estruturas subordinadas causais e consecutivas e estruturas coordenadas explicativas e conclusivas.
Unidade 6: Relação entre teoria e prática.
Unidade 2: As construções relativas nas Gramáticas Tradicionais e nas Teorias Linguísticas. As estratégias de relativização. Transformação de orações desenvolvidas em reduzidas. Pontuação.
Unidade 3: As subordinadas adverbiais nas Gramáticas Tradicionais e nas Teorias Linguísticas. As sentenças finitas, gerundiais, minioração. Transformação de orações desenvolvidas em reduzidas. Pontuação.
Unidade 4:As construções coordenadas. Características das coordenadas: explícitas x justapostas; abertas x fechadas. Coordenação explícita: adição, disjunção e adversidade. Dificuldades provocadas pela coordenação: dualidade, reciprocidade, ambiguidade, alteração de sentido.
Unidade 5: Articulação de orações: Comparação entre estruturas subordinadas contrastivas e estruturas coordenadas adversativas; estruturas subordinadas causais e consecutivas e estruturas coordenadas explicativas e conclusivas.
Unidade 6: Relação entre teoria e prática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CYRINO, Sonia; MORAIS, Maria Torres (coord.). História do português brasileiro: mudança sintática do português brasileiro: perspectiva gerativista. São Paulo: Contexto, 2018. KATO, M.; NASCIMENTO, M. (orgs). Gramática do português culto falado no Brasil: volume 2: a construção da sentença. São Paulo: Contexto, 2015. KATO, Mary; ROBERTS, Ian (orgs). Português brasileiro: uma viagem diacrônica. São Paulo: Contexto, 2018. MIOTO, C. et al. Novo Manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2013. MOURA NEVES, M. H. (org.) A construção das orações complexas. São Paulo: Contexto, 2016.
Bibliografia Complementar:
- BAGNO, M. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. BORTONI-RICARDO, Stella Maris et. al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014. CASTILHO, Célia Moraes de. Fundamentos sintáticos do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2013. CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2016.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |