Nome da Atividade
PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA I
CÓDIGO
20000474
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Reflexão e discussão acerca do texto e sua organização, a fim de desenvolver a habilidade de leitura e de escritura, em especial a partir do trabalho com gêneros acadêmicos, relacionando teoria e prática. Reflexão sobre os gêneros textuais trabalhados no âmbito da Educação Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Criar oportunidades de leitura e de escritura que permitam desenvolver uma prática reflexiva sobre a organização e funcionamento de diferentes gêneros textuais, para que o aluno obtenha bom desempenho linguístico e discursivo nas diferentes situações de uso, em especial no que tange aos gêneros acadêmicos.Refletir criticamente acerca da organização, do funcionamento e da constituição dos diferentes textos que circulam na sociedade;
Compreender a utilização e o funcionamento da língua nas modalidades oral e escrita, bem como nos diferentes gêneros textuais;
Aperfeiçoar a habilidade de escrita dos diferentes tipos e gêneros textuais, com ênfase nos gêneros acadêmicos.
Produção de textos em diferentes gêneros para serem trabalhados na Educação Básica relativos à temática da Educação Ambiental.
Conteúdo Programático
1. O texto:
1.1 Noção de texto
1.2 A língua nas manifestações oral e escrita.
2. Gêneros textuais:
59
2.1 Gênero e tipo textual
2.2 Caracterização de diferentes gêneros textuais.
3. Critérios de textualização
3.1 Coerência e coesão textual.
4. Leitura e compreensão de textos.
5. Produção textual – ênfase em gêneros acadêmicos.
6. Gêneros textuais e educação ambiental.
1.1 Noção de texto
1.2 A língua nas manifestações oral e escrita.
2. Gêneros textuais:
59
2.1 Gênero e tipo textual
2.2 Caracterização de diferentes gêneros textuais.
3. Critérios de textualização
3.1 Coerência e coesão textual.
4. Leitura e compreensão de textos.
5. Produção textual – ênfase em gêneros acadêmicos.
6. Gêneros textuais e educação ambiental.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FIORIN, L.J.; PLATÃO, F. S. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990. MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2008. ROTH, D. M.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Bibliografia Complementar:
- FIORIN, L.J.; PLATÃO, F. S. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007. KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1995. KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010. KOCH, I. V. Argumentação e linguagem. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009. MARTINS, M. C.; FROTA, P. R. O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |