Resumo
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou, em 2008 e 2009, estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e na Universidade de Brasília (2023/2024). Atualmente é professora associada no Centro de Letras e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Coordena o Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Análise de Narrativas (GPLAAN) na UFPel e integra o Núcleo de Estudos Sobre Currículo, Cultura e Sociedade (Neccso) na UFRGS. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Educação e de Letras.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1992)
Áreas de atuação
Lingüística - Linguística Aplicada
Educação
Lingüística - Letras
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
LINGUAGEM E PERFORMATIVIDADE: A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES EM AMBIENTES FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINOCOORDENADOR DO PROJETO | 01/08/2019 | 31/07/2022 | 12 | |
LINGUAGEM E PERFORMATIVIDADE: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE SUBJETIVIDADES EM AMBIENTES DE ENSINO COORDENADOR DO PROJETO | 01/09/2022 | 31/08/2025 | 12 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Gramática e ensino - estudos de língua portuguesa | 09/03/2020 | 20/12/2021 | ||
Docência e Ensino COORDENADOR DO PROJETO | 06/07/2020 | 28/08/2020 | 6 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | 1 | Leituras Orientadas em Ensino e Aprendizagem de Línguas Horários
| 17+0 | Letras (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 2 | Orientação de Tese Horários
| 68+0 | Letras (Doutorado) | ||||||
2024/2 | T2 | LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Horários
| 72+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | T1 | TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Horários
| 72+0 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | M99 | DIDÁTICA EM LETRAS | 0+0 | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | 1 | Seminário de Linha de Pesquisa: Ensino/Aprendizagem de Línguas Horários
| 68+0 | Letras (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 7 | Orientação de Tese Horários
| 68+0 | Letras (Doutorado) | ||||||
2024/1 | M1 | DIDÁTICA EM LETRAS Horários
| 36+36 | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | M1 | ESTÁGIO II - REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Horários
| 72+36 | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | M1 | ESTÁGIO IV - REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Horários
| 72+72 | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.