Nome do Projeto
Laboratório de Investigação e Intervenção em Leitura - (Lab-IIL)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/03/2023 - 14/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Laboratório de Investigação e Intervenção em Leitura (Lab-IIL) apresenta-se como (I) um centro de estudos e pesquisa sobre fatores que intervêm nos processos de leitura e (II) um núcleo de intervenção voltado ao apoio e ao desenvolvimento das habilidades de leitura e aprendizagem, visando o público do CLC e a comunidade externa. Com foco pedagógico, o Lab-IIL visa a treinar graduandos para participar de suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Como ações de ensino, pretende-se ofertar oficinas de metacognição leitora, treino cognitivo para habilidades de leitura e aprendizagem (memória, atenção, autorregulação), além da avaliação individual de dificuldades de leitura. No âmbito da extensão, o Laboratório pretende promover ações de incentivo à leitura e melhoria da aprendizagem. Nesse aspecto, encontram-se entre as proposições do Lab-IIL a implementação de ações de extensão como ciclos de palestras e grupos de leitura compartilhada destinados ao público interno e externo ao CLC/UFPel. O Lab-IIL tem ainda como objetivo concretizar parcerias com outros grupos de pesquisa e pesquisadores interessados em investigar leitura, escrita e aprendizagem. Nesse sentido, intenta contribuir em pesquisas, levantando dados psicométricos concernentes às referidas áreas.
Objetivo Geral
Constituir um grupo de estudos sobre fatores que intervêm nos processos de leitura e aprendizagem e realizar intervenções voltadas ao apoio e ao desenvolvimento de tais processos, visando o principalmente o público do CLC, mas também a comunidade externa.
Justificativa
Suprir a lacuna de um núcleo voltado a estudos e intervenção em processos de leitura no CLC e na UFPel. Promover o engajamento dos alunos do CLC em atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas as suas rotinas de aprendizagem e a sua formação profissional.
Metodologia
Reunião com os membros do Laboratório, a fim de realizar leituras e discussões teóricas bem como treinamento para as práticas. Entre as práticas, estão incluídas:
- oficinas e palestras para o desenvolvimento de habilidades de leitura e aprendizagem, com auxílio de recursos apropriados;
- formação de grupos de leitura compartilhada que serão conduzidos por graduandos do CLC com supervisão da coordenadora do projeto;
- avaliação de habilidades de leitura por meio de instrumentos específicos.
- oficinas e palestras para o desenvolvimento de habilidades de leitura e aprendizagem, com auxílio de recursos apropriados;
- formação de grupos de leitura compartilhada que serão conduzidos por graduandos do CLC com supervisão da coordenadora do projeto;
- avaliação de habilidades de leitura por meio de instrumentos específicos.
Indicadores, Metas e Resultados
Com este projeto, busca-se qualificar estudantes para o enfrentamento de suas rotinas acadêmicas e para ministrar as ações de ensino e extensão oferecidas pelo Lab-ILL. Espera-se que as ações promovidas pelo Laboratório possam atingir principalmente a comunidade estudantil geral do CLC e da UFPel, oferecendo-lhe um espaço para qualificação de sua aprendizagem. Em um segundo momento, intenta-se estender as ações para a comunidade extramuros. Desse modo, pretende-se contribuir para a formação de estudantes extensionistas, capazes de atuar junto às demandas da comunidade. Visa-se, sobretudo, promover o engajamento dos estudantes do CLC em suas atividades rotineiras de ensino e aprendizagem, promovendo um senso de identificação com seu futuro campo profissional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANE CRISTINA THUROW | |||
DANIEL MARQUES MACHADO | |||
DANIELA SIQUEIRA ALVES BAHR | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 32 | ||
Zoraide dos Anjos Gonçalves da Silva Vieira |