Nome do Projeto
Laboratório de Investigação e Intervenção em Leitura - (Lab-IIL)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/03/2023 - 14/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Laboratório de Investigação e Intervenção em Leitura (Lab-IIL) apresenta-se como (I) um centro de estudos e pesquisa sobre fatores que intervêm nos processos de leitura e (II) um núcleo de intervenção voltado ao apoio e ao desenvolvimento das habilidades de leitura e aprendizagem, visando o público do CLC e a comunidade externa. Com foco pedagógico, o Lab-IIL visa a treinar graduandos para participar de suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Como ações de ensino, pretende-se ofertar oficinas de metacognição leitora, treino cognitivo para habilidades de leitura e aprendizagem (memória, atenção, autorregulação), além da avaliação individual de dificuldades de leitura. No âmbito da extensão, o Laboratório pretende promover ações de incentivo à leitura e melhoria da aprendizagem. Nesse aspecto, encontram-se entre as proposições do Lab-IIL a implementação de ações de extensão como ciclos de palestras e grupos de leitura compartilhada destinados ao público interno e externo ao CLC/UFPel. O Lab-IIL tem ainda como objetivo concretizar parcerias com outros grupos de pesquisa e pesquisadores interessados em investigar leitura, escrita e aprendizagem. Nesse sentido, intenta contribuir em pesquisas, levantando dados psicométricos concernentes às referidas áreas.

Objetivo Geral

Constituir um grupo de estudos sobre fatores que intervêm nos processos de leitura e aprendizagem e realizar intervenções voltadas ao apoio e ao desenvolvimento de tais processos, visando o principalmente o público do CLC, mas também a comunidade externa.

Justificativa

Suprir a lacuna de um núcleo voltado a estudos e intervenção em processos de leitura no CLC e na UFPel. Promover o engajamento dos alunos do CLC em atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas as suas rotinas de aprendizagem e a sua formação profissional.

Metodologia

Reunião com os membros do Laboratório, a fim de realizar leituras e discussões teóricas bem como treinamento para as práticas. Entre as práticas, estão incluídas:
- oficinas e palestras para o desenvolvimento de habilidades de leitura e aprendizagem, com auxílio de recursos apropriados;
- formação de grupos de leitura compartilhada que serão conduzidos por graduandos do CLC com supervisão da coordenadora do projeto;
- avaliação de habilidades de leitura por meio de instrumentos específicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com este projeto, busca-se qualificar estudantes para o enfrentamento de suas rotinas acadêmicas e para ministrar as ações de ensino e extensão oferecidas pelo Lab-ILL. Espera-se que as ações promovidas pelo Laboratório possam atingir principalmente a comunidade estudantil geral do CLC e da UFPel, oferecendo-lhe um espaço para qualificação de sua aprendizagem. Em um segundo momento, intenta-se estender as ações para a comunidade extramuros. Desse modo, pretende-se contribuir para a formação de estudantes extensionistas, capazes de atuar junto às demandas da comunidade. Visa-se, sobretudo, promover o engajamento dos estudantes do CLC em suas atividades rotineiras de ensino e aprendizagem, promovendo um senso de identificação com seu futuro campo profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA SIQUEIRA ALVES BAHR
GABRIEL MEDRONHA COUTO
TAIS BOPP DA SILVA16

Página gerada em 23/04/2024 12:37:40 (consulta levou 0.151812s)