Nome do Projeto
LINGUAGEM E PERFORMATIVIDADE: A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES EM AMBIENTES FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
Este projeto se propõe a investigar de que maneira os ambientes formais e não formais de ensino concorrem para a constituição das mais diversas subjetividades, uma vez que esses são ambientes privilegiados em que textos e discursos transitam e são entextualizados (BAUMAN e BRIGGS, 2006) nas performances narrativas dos sujeitos, a fim de construírem um sentido para quem são.
Objetivo Geral
Objetivo principal:
Investigar de que maneira os ambientes formais e não formais de ensino concorrem para a produção das mais diversas subjetividades a partir dos discursos produzidos nesses locais.
Objetivos específicos:
• Discutir e refletir sobre os vários aspectos que concorrem para produção de subjetividades em ambientes profissionais onde se exerce a docência, a partir de entrevistas narrativas.
• Construir um espaço permanente de reflexão e de discussão teórico-prático sobre a constituição de identidades, sobretudo sobre a construção e o exercício da docência.
• Fazer uma revisão bibliográfica a respeito do tema da formação de professores, do ser aluno, e das identidades docentes com base nas histórias de vida desses profissionais.
• Discutir e refletir sobre os vários aspectos e as várias etapas que nos constituem como sujeitos nesses ambientes de ensino.
• Oportunizar aos alunos de graduação momentos em que eles, ao narrar suas histórias sobre o processo de constituição de suas identidades, possam refletir sobre sua formação como docentes a partir de vários atravessamentos discursivos.
Investigar de que maneira os ambientes formais e não formais de ensino concorrem para a produção das mais diversas subjetividades a partir dos discursos produzidos nesses locais.
Objetivos específicos:
• Discutir e refletir sobre os vários aspectos que concorrem para produção de subjetividades em ambientes profissionais onde se exerce a docência, a partir de entrevistas narrativas.
• Construir um espaço permanente de reflexão e de discussão teórico-prático sobre a constituição de identidades, sobretudo sobre a construção e o exercício da docência.
• Fazer uma revisão bibliográfica a respeito do tema da formação de professores, do ser aluno, e das identidades docentes com base nas histórias de vida desses profissionais.
• Discutir e refletir sobre os vários aspectos e as várias etapas que nos constituem como sujeitos nesses ambientes de ensino.
• Oportunizar aos alunos de graduação momentos em que eles, ao narrar suas histórias sobre o processo de constituição de suas identidades, possam refletir sobre sua formação como docentes a partir de vários atravessamentos discursivos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ NOGUEIRA ALVES | 6 | 01/08/2019 | 31/07/2022 |
IEDA LOURDES GOMES DE ASSUMPÇÃO | 6 | 01/08/2019 | 31/07/2022 |
MAICON FARIAS VIEIRA | 6 | 01/08/2019 | 31/07/2022 |
MAURÍCIO SIGNORINI DIAS | 6 | 01/08/2019 | 31/07/2022 |
VALÉRIA CASTRO NUNES | 12 | 01/08/2019 | 31/07/2022 |
VANESSA DOUMID DAMASCENO | 6 | 01/08/2019 | 31/07/2022 |