Nome do Projeto
Gramática e ensino - estudos de língua portuguesa
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto está engajado na formação dos estudantes dos cursos de Letras da UFPel, servindo de apoio aos PPCs, especificamente nas áreas de sintaxe e ensino de língua portuguesa, uma vez que desenvolver a capacidade de análise linguística e estabelecer relações entre gramatica e ensino de língua orientam para a formação de estudantes atentos e sensíveis às questões linguísticas. O projeto atua junto às disciplinas que contemplam estudos sintáticos e ensino de língua portuguesa e está organizado em quatro ações: 1) elaboração de material pedagógico de apoio; 2) formação de grupos de estudo e atendimentos individuais (monitoria); 3) organização de palestras sobre os temas desenvolvidos nas disciplinas; 4) avaliação do desempenhos dos estudantes nas disciplinas.
Objetivo Geral
Objetivo geral
Aprofundar, junto aos estudantes dos cursos de Letras, o estudo da sintaxe da língua portuguesa.
Objetivos Específicos
1. Analisar diferentes teorias gramaticais e sua aplicação ao ensino na escola.
2. Desenvolver a capacidade de observação dos fenômenos sintáticos.
3. Compreender a estrutura sintática do português - sintaxe interna e sintaxe externa.
4. Analisar enunciados da língua quanto à sua composição sintática.
5. Propiciar ao aluno-monitor o exercício de atividades de ensino e o aprofundamento nos estudos gramaticais.
6. Acompanhar o desenvolvimento dos estudantes nas disciplinas de cunho gramatical nos cursos de Letras.
Aprofundar, junto aos estudantes dos cursos de Letras, o estudo da sintaxe da língua portuguesa.
Objetivos Específicos
1. Analisar diferentes teorias gramaticais e sua aplicação ao ensino na escola.
2. Desenvolver a capacidade de observação dos fenômenos sintáticos.
3. Compreender a estrutura sintática do português - sintaxe interna e sintaxe externa.
4. Analisar enunciados da língua quanto à sua composição sintática.
5. Propiciar ao aluno-monitor o exercício de atividades de ensino e o aprofundamento nos estudos gramaticais.
6. Acompanhar o desenvolvimento dos estudantes nas disciplinas de cunho gramatical nos cursos de Letras.
Justificativa
As disciplinas com ênfase em gramática são ofertadas nos primeiros quatro semestres dos cursos de Licenciatura em Letras. Ocorre que muitos alunos chegam à Universidade sem a base necessária para aprofundar seu conhecimento nesta área, o que muitas vezes tem como consequência a evasão ou a reprovação já no primeiro semestre do curso, que, em alguns cursos, a chega a 50%. Ou seja, a disciplina do primeiro semestre – Língua Portuguesa: Sintaxe I – opera como um filtro, pois pela dificuldade da disciplina, os alunos evadem ao longo do semestre ou reprovam. Somadas a dificuldade na disciplina de Sintaxe à dificuldade de obter um bom desempenho na disciplina de língua estrangeira (cursos da tarde), o resultado é reprovação, abandono de disciplinas, retenção de vaga ou a evasão da universidade. As disciplinas de gramática são essenciais para o conhecimento da língua, sobretudo para a formação do professor de língua portuguesa. Além disso, o conhecimento gramatical é base para o aprendizado de latim, para o estudo de literatura, para um bom aproveitamento de disciplinas teóricas do curso e para a atuação nos estágios obrigatórios, daí a importância de que os alunos tenham um bom aproveitamento nessas disciplinas. Assim, este projeto se justifica pelo apoio que busca dar aos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras, seja revertendo a estatística de reprovação e abandono das disciplinas de língua portuguesa, seja contribuindo para com o desenvolvimento da consciência linguística dos estudantes de Letras de modo consistente. No ano de 2020, iniciando a mudança dos currículos das Licenciaturas em Letras, o curso Letras-Português irá ofertar no primeiro semestre a disciplina de Introdução aos Estudos Linguísticos e Gramaticais. A proposta da disciplina no novo currículo é ampliar a base gramatical dos estudantes e introduzir as principais discussões que norteiam os estudos linguísticos. Assim esse projeto também se justifica pela contribuição que ter a dar para a implantação dos novos currículos.
Metodologia
O desenvolvimento do projeto prevê a participação de professores e estudantes dos cursos de Letras, conforme a descrição a seguir.
I. Seleção de estudantes para compor grupo de trabalho.
Por meio de edital com ênfase no aproveitamento acadêmico serão selecionados estudantes do 3º, 5º e 7º semestres, sendo que os estudantes do 5º e 7º semestres terão prioridades para atuar nas ações de monitoria e grupos de estudo.
II. Constituição do grupo de trabalho
Os estudantes selecionados, juntamente os professores das disciplinas, constituirão o grupo de trabalho do projeto, que reunirá regularmente para discutir a implementação, o andamento e avaliar o projeto.
III. Atividades do projeto
O projeto será desenvolvido por meio de quatro ações:
1. Elaboração de material pedagógico de apoio para os estudantes das disciplinas de Língua Portuguesa: Sintaxe I, Língua Portuguesa: Sintaxe II, Estudos Gramaticais e Introdução aos Estudos Gramaticais e Linguísticos.
2. Atuação em grupos de estudo de sintaxe, atendimentos individuais e em grupo (monitoria).
3. Promoção de palestras e minicursos sobre os temas desenvolvidos nas disciplinas – serão organizadas palestras e/ou minicursos a serem ministradas por professores ou estudantes de pós-graduação. Os temas de cada semestre serão definidos pela equipe do projeto.
4. Avaliação:
a) mensalmente serão avaliadas as atividades realizadas durante o mês e será revisto o planejamento.
b) serão elaborados relatórios mensais acerca do desempenho dos estudantes nas disciplinas ligadas ao projeto.
c) ao final de cada semestre letivo será avaliado o conjunto de ações, bem como o desempenho dos estudantes e os dados de evasão e reprovação.
I. Seleção de estudantes para compor grupo de trabalho.
Por meio de edital com ênfase no aproveitamento acadêmico serão selecionados estudantes do 3º, 5º e 7º semestres, sendo que os estudantes do 5º e 7º semestres terão prioridades para atuar nas ações de monitoria e grupos de estudo.
II. Constituição do grupo de trabalho
Os estudantes selecionados, juntamente os professores das disciplinas, constituirão o grupo de trabalho do projeto, que reunirá regularmente para discutir a implementação, o andamento e avaliar o projeto.
III. Atividades do projeto
O projeto será desenvolvido por meio de quatro ações:
1. Elaboração de material pedagógico de apoio para os estudantes das disciplinas de Língua Portuguesa: Sintaxe I, Língua Portuguesa: Sintaxe II, Estudos Gramaticais e Introdução aos Estudos Gramaticais e Linguísticos.
2. Atuação em grupos de estudo de sintaxe, atendimentos individuais e em grupo (monitoria).
3. Promoção de palestras e minicursos sobre os temas desenvolvidos nas disciplinas – serão organizadas palestras e/ou minicursos a serem ministradas por professores ou estudantes de pós-graduação. Os temas de cada semestre serão definidos pela equipe do projeto.
4. Avaliação:
a) mensalmente serão avaliadas as atividades realizadas durante o mês e será revisto o planejamento.
b) serão elaborados relatórios mensais acerca do desempenho dos estudantes nas disciplinas ligadas ao projeto.
c) ao final de cada semestre letivo será avaliado o conjunto de ações, bem como o desempenho dos estudantes e os dados de evasão e reprovação.
Indicadores, Metas e Resultados
Metas
1) Reduzir a evasão e a reprovação nas disciplinas;
2) Aumentar a média de aprovação dos alunos que fazem as disciplinas de Língua Portuguesa: Sintaxe I e Língua Portuguesa: Sintaxe II.
3) Desenvolver junto aos estudantes colaboradores do projeto a capacidade de exposição de conteúdos, a preparação de material didático e a compreensão da importância dos processos de avaliação.
Resultados
Integrar o projeto às disciplinas e qualificar o Projeto Pedagógico dos cursos de Letras do CLC.
1) Reduzir a evasão e a reprovação nas disciplinas;
2) Aumentar a média de aprovação dos alunos que fazem as disciplinas de Língua Portuguesa: Sintaxe I e Língua Portuguesa: Sintaxe II.
3) Desenvolver junto aos estudantes colaboradores do projeto a capacidade de exposição de conteúdos, a preparação de material didático e a compreensão da importância dos processos de avaliação.
Resultados
Integrar o projeto às disciplinas e qualificar o Projeto Pedagógico dos cursos de Letras do CLC.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRIELE WEEGE DA SILVA | |||
BRENDA ALICE DOS SANTOS DA COSTA | |||
BRUNA DA SILVA LOUZADA | |||
CLAUDEIR PEREIRA FERREIRA | |||
CLEIDE INES WITTKE | |||
DIOVANA BORGES PEREIRA | |||
DIOVANI DE ALMEIDA MACEDO | |||
EVANDRO MOREIRA QUEVEDO | |||
GABRIELA DA SILVA CHAVES | |||
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA | |||
GLAUCILENE MORAES PORCIUNCULA | |||
JEFFERSON AJALA GONÇALVES | |||
JESSICA DE VASCONCELOS GADEA | |||
JESSICA GONCALVES E SILVA | |||
JOANA DE ALMEIDA KÖNZGEN | |||
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE | |||
Jehssy Kerwald Santana | |||
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS | |||
LUANY PEREIRA MENDES | |||
LUCIANA IOST VINHAS | |||
Leonidas Barbosa de Almeida | |||
MARCIA DRESCH | 4 | ||
MARCOS ANDREI PINHEIRO DUTRA | |||
MAREN CAMILE RUTZ BERGMANN | |||
MAURÍCIO MACHADO GONÇALVES | |||
MICHELE DOS SANTOS TEIXEIRA | |||
NATALIA SILVA DOS PASSOS | |||
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO | 4 | ||
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
Patricia Fernandes dos Santos | |||
RENAN GOMES LEMOS | |||
RICHARD GOULART LEAL | |||
ROBSON SCHULZ | |||
SILVANA CALCADA TAJES | |||
TALITA PAPINI DE BRITO | |||
VALENTINA VIEIRA DE OLIVEIRA KURTZ DE AZEVEDO | |||
VITORIA DA SILVA DE FREITAS | |||
VIVIANE DA COSTA WREGE |