Nome da Atividade
LEITURAS ORIENTADAS EM LINGUÍSTICA APLICADA
CÓDIGO
20001043
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Tópicos variados abordados a partir de viés transdisciplinar da Linguística Aplicada em seus mais diversos âmbitos. Perspectivas teórico-analíticas tradicionais, emergentes e/ou inovadoras e sua relação com os aspectos sociais da linguagem.
Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina, originalmente de tópico aberto, tratará, a cada encontro, de textos e obras de campos epistemológicos diversos buscando aproximações transdisciplinares com a Linguística Aplicada e com as pesquisas individuais dos discentes.Conteúdo Programático
A disciplina, originalmente de tópico aberto, tratará, a cada encontro, de textos e obras de campos epistemológicos diversos buscando aproximações transdisciplinares com a Linguística Aplicada e com as pesquisas individuais dos discentes.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity: a position paper. Working papers in urban language & literacies, Paper 70. Tilburg University and King's College, Londres, 2011.
- BOURDIEU, P. Language & symbolic power. Trans. Gino Raymond and Matthew Adamson. Cambridge, UK: Polity, 1991. Pp. 291.
- BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre Artes Médicas, 1996.
- BRUNER, J. El habla de niño. Barcelona: Paidós, 1986.
- JACQUEMET, M. Transidiomatic practices: language and power in the age of globalization. Language and communication, 25 (3), pp. 257-277, 2005
- LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
- MOITA LOPES, L. P. (Org.). O Português no Século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013.
- MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 2a. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1995. 177p.
- RAMPTON, B. Language in late modernity. Interaction in an urban school. Cambridge: Cambridge University Press, 2006
- VAN LIER, L. The ecology and semiotics of language learning: a sociocultural perspective. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2004. 249p
- VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem, Sâo Paulo: Martins Fontes, 1991.