Nome da Atividade
LEITURAS ORIENTADAS EM LINGUÍSTICA APLICADA
CÓDIGO
20001043
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Tópicos variados abordados a partir de viés transdisciplinar da Linguística Aplicada em seus mais diversos âmbitos. Perspectivas teórico-analíticas tradicionais, emergentes e/ou inovadoras e sua relação com os aspectos sociais da linguagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina, originalmente de tópico aberto, tratará, a cada encontro, de textos e obras de campos epistemológicos diversos buscando aproximações transdisciplinares com a Linguística Aplicada e com as pesquisas individuais dos discentes.

Conteúdo Programático

A disciplina, originalmente de tópico aberto, tratará, a cada encontro, de textos e obras de campos epistemológicos diversos buscando aproximações transdisciplinares com a Linguística Aplicada e com as pesquisas individuais dos discentes.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity: a position paper. Working papers in urban language & literacies, Paper 70. Tilburg University and King's College, Londres, 2011.
  • BOURDIEU, P. Language & symbolic power. Trans. Gino Raymond and Matthew Adamson. Cambridge, UK: Polity, 1991. Pp. 291.
  • BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre Artes Médicas, 1996.
  • BRUNER, J. El habla de niño. Barcelona: Paidós, 1986.
  • JACQUEMET, M. Transidiomatic practices: language and power in the age of globalization. Language and communication, 25 (3), pp. 257-277, 2005
  • LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
  • MOITA LOPES, L. P. (Org.). O Português no Século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013.
  • MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 2a. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1995. 177p.
  • RAMPTON, B. Language in late modernity. Interaction in an urban school. Cambridge: Cambridge University Press, 2006
  • VAN LIER, L. The ecology and semiotics of language learning: a sociocultural perspective. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2004. 249p
  • VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem, Sâo Paulo: Martins Fontes, 1991.

Página gerada em 24/08/2025 22:14:34 (consulta levou 0.066249s)