Dadas a complexidade e a subjetividade dos sujeitos envolvidos neste estudo, adotamos os parâmetros da pesquisa de natureza qualitativa. Ela, na qual os fenômenos são investigados em sua complexidade, estruturou-se, no geral, pelas seguintes características: 1) a interpretação como foco, existindo um interesse em interpretar o estudo sob o olhar dos/as próprios/as participantes; 2) a subjetividade é enfatizada, com o foco de interesse sendo a perspectiva dos/as informantes; 3) a flexibilidade na conduta do estudo, não existindo uma definição a priori das situações; 4) o interesse é no processo e não somente no resultado, seguindo uma orientação que objetiva entender a situação em análise; 5) o contexto como intimamente ligado ao comportamento dos sujeitos na formação da experiência e 6) o reconhecimento de que há uma influência da pesquisa sobre a situação, admitindo-se que o pesquisador também sofre influência da situação de pesquisa. O seu desenvolvimento, a emergência de indagações e as dúvidas são os motivos centrais para estabelecer os caminhos adotados pelo/a investigador/a para a produção de informações necessárias a fim de responder ou suscitar perguntas. As abordagens metodológicas compreenderão, inicialmente, três etapas centrais: 1. construção da amostra de estudantes LGBT+ por meio da interação que tenho com os movimentos sociais LGBT+, comunidades virtuais nas redes sociais de Facebook e Instagram, redes de contatos profissionais nos estágios com as licenciaturas e o método de produção de dados “snowball” (VINUTO, 2014). 2. realização de rodas de conversações com estudantes LGBT+, na cidade de Pelotas (considerando que a cidade é a maior do sudeste gaúcho, muitos/as jovens que residem em municípios limítrofes deslocam-se para estudarem em suas unidades federais e estaduais de Ensino Médio e/ou escolas com educação de jovens e adultos). Essas práticas coletivas como espaços expressivos terão um enfoque na produção narrativa. Os/As estudantes viverão um processo de contar as suas histórias, contrapondo-as em dinâmicas de (re)elaboração de suas experiências escolares. 3. realização de entrevista, em profundidade, com vistas a mapear e analisar as experiências escolares de estudantes LGBT+. 4. produção do estado da arte sobre os estudos acadêmicos sobre as juventudes LGBT+ nos contextos da escola. As indagações que são feitas nas rodas de conversações vão provocando investigações conduzidas pelo movimento de estar presente conduzido pela escuta a partir do sentimento de apreensão com o outro daquilo que ainda não é sabido. Nesse movimento de viver a conversa, a classificação, a categorização e a análise de falas e experiências perdem sentido, à medida que as rodas de conversações possibilitam abrir-se à escuta com os sujeitos praticantes da pesquisa, permitindo que eles se tornem os outros de si mesmos por meio estranhamento e questionamento dos fazeres e saberes. Assim, com as rodas de conversações, a intenção é provocar o fazersaber que encarna e experimenta desvios, como uma ação singular, embora atravessada por tantas vozes e conversas. Sobre o Estado da Arte, observa-se, atualmente, um crescente interesse na Revisão Sistemática como método de investigação. Iniciada nos anos de 1990, com o propósito de analisar dados produzidos sobre determinado tema, a proposta formula, a partir de problema e indagações prévias, a recuperação, análise e visibilidade de aportes sobre temas específicos, num período determinado, possibilitando acompanhar sua continuidade até o estado atual e também observar estudos emergentes que evidenciam a consolidação ou renovação de abordagens, oferecendo uma expressiva gama de problemas, aportes, questões e vetores de análise, que evidenciam o desenho do estado da arte e oferecem subsídios a novos estudos. Sublinho, desse modo, o requisito de que a revisão sistemática tenha projeto bem delineado, objetivos estabelecidos, previsões metodológicas, incluindo a delimitação do período investigado, a definição de bases digitais que serão consultadas, a seleção dos estudos, mediante definição de critérios de inclusão e exclusão, leitura do texto completo dos estudos incluídos na seleção, legibilidade sobre razões dos estudos excluídos, definição do tipo de análises, síntese final de todos os estudos analisados, apresentação dos resultados, de acordo com as questões e os objetivos da pesquisa, e sugestões a futuros estudos, comprometendo-se, desse modo, com a consistência e sustentação teórica e metodológica das suas contribuições ao campo temático a que se aplica (CLARK; OXMAN, 2000).Sampaio e Mancini (2007), defendem o indicativo de que a avaliação inicial dos estudos seja feita através do exame dos títulos, resumos e palavras-chave, e que essa avaliação seja feita pelo menos por dois examinadores, de forma independente, para posterior definição de toda a equipe da pesquisa sobre os estudos incluídos ou excluídos, de acordo com os critérios metodológicos. Os estudos selecionados para inclusão serão lidos na íntegra. Castro (2001) confirma os procedimentos metodológicos da revisão sistemática destacados por Sampaio e Mancini (2007), ressaltando a previsão das bases (bibliotecas digitais, portais, plataformas) que constituirão as fontes de pesquisa. Ressalta-se, também, em Castro (2001), que a crescente ampliação de bases digitais constitui-se como fator relevante e motivador à implementação de projetos de revisão sistemática, sem a qual se poderiam perder ou dispersar as contribuições da produção acadêmica e a percepção de elementos significativos do estado da arte sobre o tema que constitui seu objeto, especialmente em tempos de acumulação acelerada de estudos. É ainda oportuno situar a revisão sistemática em relação à revisão narrativa ou tradicional. A revisão sistemática caracteriza-se por ter metodologia de pesquisa bem clarificada e por se integrativa pelas análises que possibilitam uma visão integrada de um amplo conjunto de estudos. Na revisão narrativa ou tradicional, o âmbito temático pode ser mais diversificado, com perspectivas mais flexíveis, sem, necessariamente, formulação de questões orientadoras da pesquisa, de procedimentos metodológicos, e de critérios definidos de inclusão e exclusão de estudos (ACTA, 2007; BERWANGER et al. 2007). Ferreira (2002), ao destacar, na revisão sistemática, a importância da identificação do estado da arte, realça a possibilidade de responder a indagações, a exemplo das que se fazem sobre “aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em determinadas épocas e lugares, de que formas têm sido produzidas certas Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, publicações em periódicos (FERREIRA, 2002, p. 257)”. Neste sentido, as bases digitais que constituirão as fontes consultadas serão: Portal Domínio Público da CAPES; Portal Periódicos CAPES; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações/Bdtd, integrada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT e Scientific Eletronic Library Online – SciELO. Serão incluídos estudos concernentes à produção brasileira de Dissertações, Teses e Artigos sobre Juventudes LGBT+ e escola, publicados em língua portuguesa, no período de 2010 a 2021. Na busca que será feita nas bases digitais, serão empregadas as seguintes combinações de palavras-chave na configuração ‘and’: “diversidade sexual, escola”, “diferenças sexuais, escola”, “gay, escola”, “lésbica, escola”, “bissexuais, escola”, “transexualidade, escola”, “travestis, escola” utilizando-se a expressão “termos exatos”, recomendada na pesquisa de revisão sistemática, no interesse de evitar dispersão na seleção do foco temático dos estudos. Serão excluídos os estudos que não sejam concernentes à produção brasileira, não sejam publicados em língua portuguesa e que estejam fora do período da revisão, assim como estudos cujo foco temático não corresponda ao dos “termos exatos” da seleção. De acordo com o encaminhamento recomendado na pesquisa de revisão sistemática, a primeira leitura para seleção dos estudos será dos resumos, seus títulos e palavras-chave. A equipe de pesquisa (no caso deste Projeto, a Coordenação e os Auxiliares) fará, inicialmente, essa leitura separadamente, elaborando um parecer individual sobre a inclusão ou exclusão do estudo. Em reunião posterior, os pareceres serão analisados coletivamente, procurando dialogar sobre concordâncias e discordâncias e fundamentar uma decisão comum em favor da inclusão ou exclusão do estudo e elaborar, no caso da exclusão, um parecer comum, explicativo das razões. Os estudos que forem incluídos (Dissertações, Teses ou Artigos), serão lidos na íntegra, com atenção às questões e aos objetivos que orientam as análises. Para análise de frequências de termos nas teses, dissertações e artigos será utilizado o software Atlas.ti. As etapas de análise de conteúdo serão as de pré-análise, em que se realiza a organização do material (dos estudos incluídos na seleção), distribuindo-os de acordo com o tipo (Dissertação, Tese ou Artigo), os anos de publicação, as bases digitais que constituem as fontes de pesquisa, e as regiões, instituições e cursos. Seguindo a etapa de descrição analítica e a de análise referenciada, orientada pelas questões e objetivos da pesquisa, utilizando-se o software Atlas.ti como ferramenta auxiliar, e fazendo, então, uma discussão mais ampla da análise das Dissertações, Teses e Artigos, será elaborado uma síntese integrativa dos dados, que visibilizam o desenho do estado da arte no âmbito da delimitação metodológica da revisão.