Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )
CÓDIGO
20000121
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Noções linguísticas e culturais da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades intermediarias expressivas e receptivas em Libras para promover comunicação entre seus usuários. Aprofundamento dos Estudos Surdos.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Desenvolver as habilidades de recepção e de produção sinalizada, visando às competências linguística, discursiva e sociolinguística na Língua Brasileira de Sinais em nível intermediário;• Propor uma reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos a partir de uma perspectiva sociocultural e linguística;
• Propor uma reflexão sobre o papel da Língua de Sinais na vida dos surdos e nos espaços de interação entre surdos e ouvintes, particularmente nos ambientes educacionais.
Conteúdo Programático
• aspectos da linguística:
– sintaxe (expressões faciais e corporais: afirmativas, negativas e interrogativas e exclamativas; expressões faciais e corporais gramaticais);
– morfologia (incorporação numeral, sinais compostos, diminutivo e aumentativo;
– Fonologia (condição de simetria e dominância);
• tipos de verbos: verbos com concordância, verbos sem concordância e verbos manuais;
• verbos que dependem do contexto;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível básico): topônimos (continentes; américa do sul; brasil: cidades e estados); valores monetários e moedas;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível intermediário): espaços urbanos; alimentação (verduras e legumes); ambientes domésticos e escolares (objetos); animais selvagens do Brasil; profissões;
• advérbios de lugar;
• adjetivos – sinais de adjetivação (antônimos);
• características de iconicidade e arbitrariedade na Libras;
• Estudos Surdos: língua, educação, culturas surdas e Literatura Surda.
– sintaxe (expressões faciais e corporais: afirmativas, negativas e interrogativas e exclamativas; expressões faciais e corporais gramaticais);
– morfologia (incorporação numeral, sinais compostos, diminutivo e aumentativo;
– Fonologia (condição de simetria e dominância);
• tipos de verbos: verbos com concordância, verbos sem concordância e verbos manuais;
• verbos que dependem do contexto;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível básico): topônimos (continentes; américa do sul; brasil: cidades e estados); valores monetários e moedas;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível intermediário): espaços urbanos; alimentação (verduras e legumes); ambientes domésticos e escolares (objetos); animais selvagens do Brasil; profissões;
• advérbios de lugar;
• adjetivos – sinais de adjetivação (antônimos);
• características de iconicidade e arbitrariedade na Libras;
• Estudos Surdos: língua, educação, culturas surdas e Literatura Surda.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAPOVILLA, Fernando César; et al. Dicionário da Língua de sinais do Brasil: a Libras em suas mãos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo- EDUSP, 2017.3v. QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. SOFIATO, Cassia Geciauskas; REILY, Lucia; ALBRES, Neiva de Aquino; SANTIAGO, Vânia de Aquino Albres. Língua Brasileira de Sinais – Libras: aspectos linguísticos e históricos. Coleção UAB UFSCar. 2012. Acesso em 27/07/2023. Disponível em: http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/handle/123456789/2740
Bibliografia Complementar:
- ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016. GESSER, Audre. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola, 2012. GÓES, Alexandre Morand; KOTAKI, Cristiane Satiko; LODI, Ana Cláudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Língua Brasileira de Sinais – Libras: uma introdução. Coleção UAB UFSCar. 2012. Acesso em 27/07/2023. Disponível em: http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/handle/123456789/2734 LODI, Ana Claudia Balieiro et al. (org). Letramento e minorias. 4. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. SKLIAR, Carlos (org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T12 | 2024 / 2 | 0 | 0 |
Matemática (Licenciatura) Horários
|
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T3 | 2024 / 2 | 31 | 29 |
Matemática (Licenciatura - Noturno) Todos Os Cursos Horários
|
MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2024 / 2 | 23 | 23 |
Todos Os Cursos Horários
|
Rogers Rocha Professor responsável pela turma |