Nome da Atividade
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA
CÓDIGO
20000157
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades colaborativas em ambientes escolares da rede dos ensinos fundamental e médio e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares da rede pública dos ensinos fundamental e médio.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover a inserção do professor de espanhol e literatura em formação em contexto autêntico de ensino e aprendizagem, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente, de forma que demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.Conteúdo Programático
Conteúdo programático:
Discussão crítica sobre as diferentes teorias.
Desenvolvimento do exercício de planejamento de aulas.
Discussão sobre a experiência docente.
Análise de diferentes materiais pedagógicos.
Desenvolvimento de materiais pedagógicos.
Observação:
Discussão crítica sobre as diferentes teorias.
Desenvolvimento do exercício de planejamento de aulas.
Discussão sobre a experiência docente.
Análise de diferentes materiais pedagógicos.
Desenvolvimento de materiais pedagógicos.
Observação:
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 1993. ARAGONÉS, J. P. Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo XXI. Madrid: La Muralla. 2004. BARALO, Marta. La Adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco/Libros, 2004 BYRAM, M.; FLEMING, M. Tradução de José Ramón Parrando e Maureen Dolan. Perspectivas Interculturales en el Aprendizaje de Idiomas. Madrid: Edinumen, 2001. LEFFA, V.J. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 1 ed. Pelotas: Educat, 2003. LITTLEWOOD, William, La enseñanza comunicativa de idiomas. Madrid: Cambridge University Press, 1996. NUNAN, David. El diseño de tareas para la clase comunicativa. Madrid: Cambridge University Press, 1996. PCNs para Língua Estrangeira no Ensino Fundamental (total: 111 páginas) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf PCNs para Língua Estrangeira no Ensino Médio (páginas 90 a 134). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf SANTOS GARGALLO, Isabel, Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del E/LE. Cuadernos de didáctica del español/LE, Madrid, Arco/Libros, 1999. William, La enseñanza comunicativa de idiomas. Madrid: Cambridge University Press, 1996. WOODWARD, Tessa. Diseño de secuencias de trabajo para la clases de idiomas. Colección Cambridge. Didáctica de Lenguas. ISBN: 978-84-8323-302-3. Madrid: EDINUMEN ______ Planificación de clases y cursos. Didáctica de Lenguas. Colección Cambridge. ISBN: 978-84-8323-302-3. Madrid: EDINUMEN
Bibliografia Complementar:
- ALONSO, Encina. ¿Cómo ser profesor y querer seguir siéndolo? Madrid: Edelsa, 1994. FIORE FERRARI, Eduardo e LEYMONIÉ SÁENZ, Julia. Didáctica práctica para enseñanza media y superior. Uruguay: Grupo Magro, 2007. GIOVANNI, A. & et alii. Profesor en acción. (Volúmenes I, II y III) Madrid: Edelsa, 2000. LOBATO, Sánchez Jesús & GARGALLO santos Isabel. Vademécum para la formación de profesores. Madrid: SGEL, 2008. MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN). Disponível em: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf Manual de normas da UFPel. Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/prg/sisbi/documentos/Manual_normas_UFPel_2006.pdf NUSSBAUM, L. & et alii. Didáctica de las lenguas extranjeras en la Educación Secundaria Obligatoria. Madrid: Síntesis Educación, 2010. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: Unidade Teoria e Prática? . São Paulo: Cortez Editora, 2012. PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO I FUNDAMENTAL - L ESPANHOLA E LIT | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |