Nome da Atividade
				LINGUÍSTICA TEXTUAL
				CÓDIGO
				20000291
				Carga Horária
				75 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Fundamentos teóricos e termos básicos de Linguística Textual. Elementos de coesão e coerência. Padrões de textualidade. Relações textuais, contextuais e intertextuais.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir as abordagens mais recentes sobre a Linguistica Textual, identificando os mecanismos constitutivos do texto e examinando, a partir deles, os processos de ordenação textual.Conteúdo Programático
Unidade I – A Linguística Textual
1. Origem, causas do surgimento e precursores
2. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido
3. Texto e contexto
4. Texto e discurso
5. Texto e hipertexto
Unidade II – A construção dos sentidos no texto
1. Textualidade
2. Coesão e coerência textuais
3. Fatores de coerência
4. Fatores de contextualização
5. Articuladores textuais
					1. Origem, causas do surgimento e precursores
2. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido
3. Texto e contexto
4. Texto e discurso
5. Texto e hipertexto
Unidade II – A construção dos sentidos no texto
1. Textualidade
2. Coesão e coerência textuais
3. Fatores de coerência
4. Fatores de contextualização
5. Articuladores textuais
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COSTA VAL, M.G. Redação e textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
- FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2006.
- KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetórias e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Bibliografia Complementar:
- ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
- CHAROLLES, Michel. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E.; OTONI, P. (orgs). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, 1988.
- KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo., Cortez, 1993.
- ORLANDI, E.; OTONI, P. (orgs). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, 1988.
- KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.
- KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1999.
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 40 | 26 | Letras - Português e Inglês (Licenciatura)  Horários 
 | GIOVANE FERNANDES OLIVEIRA Professor responsável pela turma | ||||||
| M2 | 2025 / 2 | 30 | 18 | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)  Horários 
 | THIAGO SANTOS DA SILVA Professor responsável pela turma | 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA TEXTUAL | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |