Nome da Atividade
				TEORIA E PRÁTICA DE PESQUISA
				CÓDIGO
				17350359
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Análise das condições da prática acadêmico-escolar e social presentes no contexto experiencial dos alunos através de: estudo das concepções teóricas que procuram explicar a realidade, o trabalho docente e o campo científico do  agistério; o espaço e a temporalidade como elementos definido-definidores da prática educativa; o currículo, a estrutura social e as concepções de conhecimento; análise dos elementos básicos de ensino; os sujeitos, o conhecimento e as relações pedagógicas; o paradigma do ensino com pesquisa como espaço de produção social, acadêmica e escolar.
					Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Correntes e tendências teóricas na Educação
2. Trabalho e formação docente: concepções e análises contemporâneas
3. A prática educativa e a prática de pesquisa: relações entre escola e universidade
4. Currículo e concepções de conhecimento
					2. Trabalho e formação docente: concepções e análises contemporâneas
3. A prática educativa e a prática de pesquisa: relações entre escola e universidade
4. Currículo e concepções de conhecimento
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
 - DESCARTES, Réne. Discurso do método: regras para a direção do espírito. Porto Alegre: Martin Claret, 2003.
 - DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora. Sobre Pesquisa e Escrita Acadêmica. Brasília: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2024.
 - FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 2019.
 - GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
 - HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis/RJ, Vozes, 2022.
 - KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas.12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
 - MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia ente o Dizer e o Fazer. A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
 - MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias do século XX: Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan, Bachelard, Toulmin, Feyerabend, Maturana, Bohm, Bunge, Prigogine, Mayr. São Paulo: EPU, 2011.
 - NOVAES, Adauto (Org.). Mutações: A experiência do pensamento. São Paulo: EdiçõesSESC/SP, 2010.
 - SACRISTÁN, José Gimeno; PEREZ GOMEZ, Ángel I. Educar por Competências: O que há de Novo? Porto Alegre: Artmed, 2011
 - PÉREZ GÓMEZ, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2021.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 01 | 2025 / 2 | 30 | 28 | 
Educação (Mestrado acadêmico)  Horários 					
  | 
					
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| TEORIA E PRÁTICA DE PESQUISA | Educação (Mestrado acadêmico) |