Nome do Projeto
Patrimônio Histórico-Educativo: passados presentes na História da Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/03/2025 - 30/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
A Associação Sul Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação foi fundada em 1996 e, desde então, constitui-se em um espaço para a formação continuada de professores e pesquisadores em História da Educação, para o acolhimento de estudos acadêmicos em diferentes níveis, para dar visibilidade de investigações realizadas no âmbito regional e para agregamentos e sociabilidades entre os seus associados. A Associação realiza anualmente encontros e, para cada encontro, há um tema que institui suas discussões. Neste ano de 2025 o tema eleito foi o Patrimônio Histórico-Educativo em interface e interação com a discussão nacional do GT patrimônio educativo. O encontro é anual e a cada ano é sediado por uma universidade do Rio Grande do Sul, cujos pesquisadores estão ligados, bem como vinculados à Associação Sul Rio- Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Os últimos encontros foram recebidos pela UCS, UFRGS e UNIPAMPA respectivamente. Este ano de 2025 será a vez da UFPEL e durante o ano todo os grupos de pesquisa se preparam para recepcionar os pesquisadores da temática. Desta forma, por meio dos grupos de pesquisa – Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Ceihe), História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales), da Faculdade de Educação (FaE) e do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE), juntamente com o Grupo de pesquisa História e Educação: textos, escritas e leituras (HEDUCA), do Instituto de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História, espera receber pesquisadores e professores interessados no campo da História da Educação dispostos a promover a reflexão sobre temáticas relativas à historicidade da Educação, colaborando com a discussão de uma agenda de estudos históricos.

Objetivo Geral

Discutir sobre a produção em História da Educação, tendo a ASPHE como espaço de referência, congregando professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e pesquisadores de História da Educação, educação, ensino e políticas educacionais.

Justificativa

Por meio do projeto, busca-se realizar ações que vão englobam a pesquisa, a extensão o ensino na discussão do tema do patrimônio Histórico-Educativo e de suas interfaces entre o tempo passado e o tempo presente e entre os quais, as camadas do tempo nos auxiliam a problematizar e compreender os que temos da escola do passado que continuam reverberando atualmente.

Metodologia

O projeto contará com diferentes ações ao longo dos meses de março a novembro de 2025:
- Planejamento do evento da ASPHE;
- Identidade visual do evento ASPHE;
- Exposição de 30 anos dos encontros anuais da ASPHE;
- Workshop mensais entre os participantes dos 3 grupos de pesquisa para estudos e discussões de suas pesquisas.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover a formação inicial de estudantes e a formação continuada de pesquisadores em História da Educação, educação, ensino e políticas educacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Adriene Coelho Ferreira Jerozolimski
CAIO BOJANOSKI MAYRINK
CAMILA NIEMANN LOPES
CAROLINA BRAVO PILLON1
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL29
Cássio Pinheiro da Silva
DANIELLE DA SILVA BOEIRA
EDUARDO ARRIADA26
ELIAS KRUGER ALBRECHT
ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA
ESTELA MARIS REINHARDT PIEDRAS1
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ27
GIANA LANGE DO AMARAL26
HARDALLA SANTOS DO VALLE26
JESSICA DORNELES MENIN
JOAO NUNES DA SILVA NETO
JOSEANE CRUZ MONKS
Janice Soares
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG
LISIANE SIAS MANKE29
LISLAINE SIRSI CANSI1
Laryssa Celestino Serralheiro
MARA INÊS ALFLEN
MARIA VITORIA PORTO DOS SANTOS
MATHEUS GOULART TANHOTE
MYRNA SUSAN GOWERT MADIA BERWALDT
Marcelo Marin Alves
NIKOLE SCHELLIN WILLE
PATRICIA WEIDUSCHADT26
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS1
SABRINA KLUG THUROW
VAGNER DUTRA MACIEL
Vania Grim Thies29
WILIAN JUNIOR BONETE2
WÉLITON BARBOSA KUSTER

Página gerada em 28/03/2025 19:35:58 (consulta levou 0.312016s)