Nome do Servidor
PATRICIA WEIDUSCHADT
Matrícula SIAPE
2693903
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
13/04/2009
Data de ingresso na UFPel
11/07/2011
Data de ingresso no cargo
11/07/2011
Cargo
Professor Ens. Básico Técn. Tecnológico/Classe D
Classe / Nível
D / 403
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

(VÍNCULO ENCERRADO) - 1693903 - Prof Ens Básico, Técnico e Tecnológico
Matrícula SIAPE
1693903
Data de ingresso no serviço público
13/04/2009
Data de ingresso na UFPel
13/04/2009
Data de ingresso no cargo
13/04/2009
Data de saída do Cargo
28/02/2011
Cargo
Prof Ens Básico, Técnico e Tecnológico
Classe / Nível
D / 101
Titulação
Mestrado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva

Resumo

Possui doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela UNISINOS (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2007) na mesma linha. Atualmente atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade da Educação e como pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Educação da mesma unidade, coordenando a Linha de Pesquisa 1- Filosofia e História da Educação. É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e líder do grupo CEIHE/CNPQ/UFPEL. Realizou pós doutorado em Educação na PUCRS (2018).É membro SBHE e da ASPHE, Vice- presidente dessa associação gestão (2015-2016). Presidente da ASPHE (2017-2019). Vice diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (2019-2020). É parecerista ad hoc de várias revistas no campo da história da educação, da história e da religião. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, pomeranos, luteranismo, identidade, memória, Sínodo de Missouri, escolarização étnica alemã e italiana, escola, educação e acervos e instituições escolares.

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2007)
Especialização em Memória Identidade e Cultura Material (Universidade Federal de Pelotas, 2004)
Graduação em Educação Física (Universidade Federal de Pelotas, 2003)

Áreas de atuação

Fundamentos da Educação - História da Educação
História
Antropologia - Antropologia Rural

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Diferenças e semelhanças do projeto educativo- religioso luterano das escolas étnicas alemãs- pomeranas na região sul do RS (1930-1960)COORDENADOR DO PROJETO05/08/201905/08/20202
Processos educativos e escolarização de grupos étnicos alemães e italianos na região de Pelotas- RS (1880-1980)COORDENADOR DO PROJETO29/04/201929/04/20202
Diferenças e semelhanças do projeto educativo- religioso luterano das escolas étnicas alemãs- pomeranas na região sul do RS (1930-1960)COORDENADOR DO PROJETO04/08/201804/08/20194
Diferenças e semelhanças do projeto educativo- religioso luterano das escolas étnicas alemãs- pomeranas na região sul do RS (1930-1960)COORDENADOR DO PROJETO03/08/201703/08/20184
Histórias da educação: processos escolares e profissão docente no RS.21/05/201510/10/20174
Histórias da educação: processos escolares e profissão docente no RS.21/05/201510/10/20174
Diferenças e semelhanças do projeto educativo- religioso luterano das escolas étnicas alemãs- pomeranas na região sul do RS (1930-1960)COORDENADOR DO PROJETO03/08/201602/08/20174
Educação do Campo e o campo da educação: culturas rurais em diálogo01/01/201531/12/20161
Processos educativos e escolarização de grupos étnicos alemães e italianos na região de Pelotas- RS (1880-1980)COORDENADOR DO PROJETO01/08/202131/07/20222
Processos educativos e escolarização de grupos étnicos alemães e italianos na região de Pelotas- RS (1880-1980)COORDENADOR DO PROJETO27/04/202031/07/20212
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
II Colóquio do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel)COORDENADOR DO PROJETO13/09/201819/10/20184
Ações pedagógicas e de acolhimento à alunos de primeiro semestre do curso de pedagogia diurno e noturnoCOORDENADOR DO PROJETO02/05/201631/12/20162
Encontro dos cursos de graduação em Educação do Campo e Pedagogia presenciais e a distância da Fae/UFPel22/10/201616/12/20162
Referencias teórico metodológicas em educação nas áreas de Filosofia e História em EducaçãoCOORDENADOR DO PROJETO22/06/202012/09/20202
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
25 ANOS DE ASPHE: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS COORDENADOR DO PROJETO29/03/202110/12/20213
Ciclo de palestras “Diálogos na História da Educação: acervos e fontes”.COORDENADOR DO PROJETO10/05/202116/07/20211
EFA SUL- Formação de professores e corporeidadeCOORDENADOR DO PROJETO26/02/201831/12/20194
FORMAÇÃO COM PROFESSORES DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA REGIÃO SUL10/03/201808/12/20191
2º Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul 13/03/201930/08/20190
IV SIFEDOC: Seminário Regional de Educação do Campo da Região Sul18/06/201826/09/20181
Escola Família Agrícola da Região Sul: uma utopia viável06/02/201731/12/20172
Acervos escolares em escolas do campo da região da Serra dos TapesCOORDENADOR DO PROJETO06/01/201731/12/20174
I Colóquio do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel)COORDENADOR DO PROJETO26/09/201726/10/20173
Simpósio “500 anos de Reforma Luterana: História, abordagens e perspectivas” COORDENADOR DO PROJETO09/01/201717/06/20172

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2021/213Seminário de Orientação de Tese II
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
34+0História (Doutorado)
2021/271HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIA, ACERVOS E IMPRESSOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
História (Mestrado acadêmico)
História (Doutorado)
Educação (Doutorado)
2021/276PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:50 - 11:40
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/271SEMINÁRIO DE PESQUISA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
11+0Educação (Doutorado)
2021/262Processos Interativos e a Ludicidade na Educação
Horários
ManhãTardeNoite
QUA20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
34+0Educação (Especialização)
2021/171L. D. Práticas e representações como categorias de análise em História da Educação
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/177PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/113Seminário de Orientação de Tese I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
34+0História (Doutorado)
2021/1T1ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC. E ESCOLARIZAÇÃO VI
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Pedagogia (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2020/202PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2020/271SEMINÁRIO DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
51+0Educação (Doutorado)
2020/271SEMINÁRIO DE PESQUISA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEG19:00 - 19:50
51+0Educação (Doutorado)
2020/2T2METODOLOGIA DA INICIAÇÃO ESTUDO E PESQUISA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2020/2T1ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC. E ESCOLARIZAÇÃO VI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
72+0Pedagogia (Licenciatura)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Página gerada em 24/10/2021 22:54:29 (consulta levou 4.571133s)