Nome da Atividade
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
17360149
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Identificar na rede de relações sociais os aspectos pertinentes ao processo educativo no século XIX e XX. Particularizar no pensamento cultural do ocidente as principais obras dos pensadores com influência marcante sobre a educação. Para além dos debates ideológicos e das posições teórico-metodológicas, um dos saberes fundamentais desta disciplina é procurar abordar temas como a cultura escolar, as instituições escolares, o funcionamento interno das escolas, as disciplinas escolares, o uso dos manuais didáticos, a imprensa pedagógica, etc. Superando o estudo unicamente centrado nas legislações educacionais e no pensamento pedagógico, os estudos atuais ampliam os horizontes dessas abordagens, deslocando-se gradualmente para as práticas, os usos e as apropriações dos diferentes objetos educacionais.
A história da educação, assim como de modo geral o campo mais amplo da educação, entende não ser possível o estudo dessa área, sem a incorporação de categorias teorizadas de outras áreas das ciências humanas. Esse novo olhar amplia os estudos, aproximando esse saber educacional, da antropologia, da história, da sociologia, da psicologia, etc. Estabelecendo assim um diálogo permanente e proveitoso com a produção historiográfica e seus arcabouços teóricos e metodológicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Problematizar as diferentes concepções pedagógicas que procuram explicar o processo educacional, em particular as teorias que fundamentam o saber escolar. Analisar a história da educação brasileira (colônia, império e república) considerando o contexto econômico-social, as políticas educacionais, as pedagogias e as ideologias educativas de cada período.
Abordar no campo educacional a contribuição das diversas etnias que compuseram a formação histórica do Brasil, particularmente, os indígenas, os lusos/brasileiros, os alemães, os italianos, os pomeranos, os africanos, os afrodescendentes e outros grupos minoritários.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez Editora, 2009.
  • STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. I, II, III. Petrópolis: Editora Vozes, 2004/06.
  • SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2010. 474 p.

Bibliografia Complementar:

  • BURKE, Peter (Org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1992.
  • CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2º edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da educação, v.2. São Paulo Autêntica 2012. [recurso online -Pergamum/Repositório Institucional da UFPel –disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]
  • LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano M. de; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 606 p. (Colecao Historial; 6).
  • NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu & a educação. 2. São Paulo Autêntica, 2007. [recurso online - Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE I Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

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