Nome do Projeto
V Jornada de Pedagogia Triangular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2025 - 30/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O evento continua a Jornada da Pedagogia Triangular. A primeira edição ocorreu em 2018. Esta V edição também se conforma dentro dos matizes ameríndio-afro-ibérico. A justificativa teórica discute os déficits concernentes à compreensão unilateral, eurocentrista e monolíngüe étnico-histórico e geocultural, destacando a transversalidade entre as ciências e os saberes escolares. Por isso, o realce na diversidade de saberes que transitam no meio acadêmico e científico, nas escolas e na vida social. A ideia é, então, fomentar um processo educativo mais plural, contextualizado e decolonialista. Por isso, a insistência nas identidades e alteridades inerentes aos saberes latino-americanos, seja na intersecção ou na troca de conhecimentos a partir da triangularidade entre as matizes ameríndio-afro-ibérico. Além do mais, ressalta-se as vinculações entre diferentes grupos de pesquisa, seja nacional e internacional. No interior da UFPel, são áreas distintas, como a educação, a biologia e a saúde (no caso, a odontologia). No âmbito regional, conta-se com a presença de professores da rede municipal e estadual de ensino. Em nível nacional, a presença de atores da Universidade Estadual do Amapá, da PUC Minas e agentes de outras universidades e escolas. Do ponto de vista internacional, a relação com o projeto Metodología de saberes y mundos de vida. Reelaborando el diálogo de saberes entre universidades latino-americanas” (proyecto FOVI240167), da Universidade Católica de Temuco (UCT, Chile). Além do convênio institucional entre as IES, o professor Jovino Pizzi (do Observatório Global de Patologias Sociais da UFPel) é parte da equipe do projeto, o qual prevê intercâmbios, ou seja, sua participação na UCT e, ao mesmo tempo, a vinda de professores da UCT para a UFPel. A Jornada será uma oportunidade ímpar em torno à multidiversidade de saberes que circulam no meio acadêmico, nas escolas e na vida cotidiana, considerando os diferentes matizes de nossas gentes. No caso, a racionalidade comunicativa serve como leitmotiv para o reconhecimento intercultural dos saberes acadêmicos com àqueles que fazem parte da vida e das tradições dos diferentes matizes de nossa gente.

Objetivo Geral

Debater a interação entre os saberes científicos e os saberes tradicionais, tendo como centro as escolas, as universidades (em nível regional, nacional e internacional) e as comunidades que se utilizam dos saberes tradicionais no cotidiano e, dessa forma, debater como é possível integrar os saberes de matizes indígena, afros e europeus.

Justificativa

A formação histórica da América Latina é marcada por uma profunda, mas pouco visível relação entre as culturas indígenas, africanas e a europeia. No entanto, os currículos escolares ainda preservam a hegemonia eurocentrista. Com isso, os demais saberes são desconsiderados ou, às vezes, tratados apenas como saberes marginalizados. Essa lacuna pedagógica contribui para a invisibilização dos saberes dos povos originários e africanos, unilateralidade que reproduz desigualdades e desvaloriza a diversidade epistêmica.
A iniciativa de repensar a articulação da diversidade de saberes não é apenas uma proposta ligada à decolonialialidade, mas e, principalmente o esforço reconstrutivo em torno a um modelo de ciência e pesquisa capaz de sintonizar o ambiente acadêmico e escolar com os saberes tradicionais. Ou seja, as ciências nas escolas podem sintonizar com as tradições locais e os avanços técnico-científicos.
Sem dúvidas, a abordagem não apenas enriquece o processo educativo, mas também fortalece as identidades culturais dos estudantes, professores e pesquisadores, no sentido de promover o respeito às diversidades e contribuir para diminuir o descaso que, muitas vezes, é anti-pedagógico e, portanto, deseducativo.
Ao valorizar a triangularidade cultural da América Latina, a Escola se torna o espaço para saberes em diálogos, rompendo com a lógica da homogeneização epistemológica. Com certeza, essa seria a contribuição em torno a uma educação crítica, contextualizada, em sintonia com a diversidade e, em decorrência, comprometida com a realidade dos sujeitos.

Metodologia

O projeto dar-se-á em dias sequenciais,
a) Palestras com convidados nacionais e estrangeiros;
b) Participação dos inscritos em encontros com a comunidade escolar em bairros de Pelotas e com escolas do município de Pelotas e seu entorno;
c) Mesas de discussão, seja em forma de relato de experiências ou confrontações de saberes;
d) No último dia, será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.

Indicadores, Metas e Resultados

- Continuar os estudos da pedagogia/epistemologia triangular;
- Produção de artigos e comunicações a serem apresentados em eventos regionais e nacionais;
- Dar continuidade às parcerias com escolas da rede básica da região da Fronteira Sul.
- Oportunizar um espaço para estudo e aprofundamento da noção de pedagogia/epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão epistemológica de concepções mundos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELITA VARGAS KOLMAR
CRISTIÁN MILKO VALDÉS NORAMBUENA
Dilnéia Rochana Tavares do Couto
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS4
ENILSON SILVA GONÇALVES
FERNANDA HERNANDES DE CARVALHO
JOVINO PIZZI22
LARA EMMILE EVANGELISTA VALENÇA
MARIBEL DA ROSA ANDRADE
MAURO CARDOSO RIBEIRO
MONIZE AFFELDT
MÁRCIO PAIM MARIOT
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO
NATIELE GONÇALVES MESQUITA
NICOLI PEREIRA PRESA
OTAVIO PEREIRA D AVILA4
PATRICIA WEIDUSCHADT4
RAISSA CARVALHO VAZ
RAIZA ALVES PEREIRA2
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO22

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