Nome do Projeto
V Jornada de Pedagogia Triangular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2025 - 30/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O evento continua a Jornada da Pedagogia Triangular. A primeira edição ocorreu em 2018. Esta V edição também se conforma dentro dos matizes ameríndio-afro-ibérico. A justificativa teórica discute os déficits concernentes à compreensão unilateral, eurocentrista e monolíngüe étnico-histórico e geocultural, destacando a transversalidade entre as ciências e os saberes escolares. Por isso, o realce na diversidade de saberes que transitam no meio acadêmico e científico, nas escolas e na vida social. A ideia é, então, fomentar um processo educativo mais plural, contextualizado e decolonialista. Por isso, a insistência nas identidades e alteridades inerentes aos saberes latino-americanos, seja na intersecção ou na troca de conhecimentos a partir da triangularidade entre as matizes ameríndio-afro-ibérico.
Além do mais, ressalta-se as vinculações entre diferentes grupos de pesquisa, seja nacional e internacional. No interior da UFPel, são áreas distintas, como a educação, a biologia e a saúde (no caso, a odontologia). No âmbito regional, conta-se com a presença de professores da rede municipal e estadual de ensino. Em nível nacional, a presença de atores da Universidade Estadual do Amapá, da PUC Minas e agentes de outras universidades e escolas. Do ponto de vista internacional, a relação com o projeto Metodología de saberes y mundos de vida. Reelaborando el diálogo de saberes entre universidades latino-americanas” (proyecto FOVI240167), da Universidade Católica de Temuco (UCT, Chile). Além do convênio institucional entre as IES, o professor Jovino Pizzi (do Observatório Global de Patologias Sociais da UFPel) é parte da equipe do projeto, o qual prevê intercâmbios, ou seja, sua participação na UCT e, ao mesmo tempo, a vinda de professores da UCT para a UFPel.
A Jornada será uma oportunidade ímpar em torno à multidiversidade de saberes que circulam no meio acadêmico, nas escolas e na vida cotidiana, considerando os diferentes matizes de nossas gentes. No caso, a racionalidade comunicativa serve como leitmotiv para o reconhecimento intercultural dos saberes acadêmicos com àqueles que fazem parte da vida e das tradições dos diferentes matizes de nossa gente.
Objetivo Geral
Debater a interação entre os saberes científicos e os saberes tradicionais, tendo como centro as escolas, as universidades (em nível regional, nacional e internacional) e as comunidades que se utilizam dos saberes tradicionais no cotidiano e, dessa forma, debater como é possível integrar os saberes de matizes indígena, afros e europeus.
Justificativa
A formação histórica da América Latina é marcada por uma profunda, mas pouco visível relação entre as culturas indígenas, africanas e a europeia. No entanto, os currículos escolares ainda preservam a hegemonia eurocentrista. Com isso, os demais saberes são desconsiderados ou, às vezes, tratados apenas como saberes marginalizados. Essa lacuna pedagógica contribui para a invisibilização dos saberes dos povos originários e africanos, unilateralidade que reproduz desigualdades e desvaloriza a diversidade epistêmica.
A iniciativa de repensar a articulação da diversidade de saberes não é apenas uma proposta ligada à decolonialialidade, mas e, principalmente o esforço reconstrutivo em torno a um modelo de ciência e pesquisa capaz de sintonizar o ambiente acadêmico e escolar com os saberes tradicionais. Ou seja, as ciências nas escolas podem sintonizar com as tradições locais e os avanços técnico-científicos.
Sem dúvidas, a abordagem não apenas enriquece o processo educativo, mas também fortalece as identidades culturais dos estudantes, professores e pesquisadores, no sentido de promover o respeito às diversidades e contribuir para diminuir o descaso que, muitas vezes, é anti-pedagógico e, portanto, deseducativo.
Ao valorizar a triangularidade cultural da América Latina, a Escola se torna o espaço para saberes em diálogos, rompendo com a lógica da homogeneização epistemológica. Com certeza, essa seria a contribuição em torno a uma educação crítica, contextualizada, em sintonia com a diversidade e, em decorrência, comprometida com a realidade dos sujeitos.
A iniciativa de repensar a articulação da diversidade de saberes não é apenas uma proposta ligada à decolonialialidade, mas e, principalmente o esforço reconstrutivo em torno a um modelo de ciência e pesquisa capaz de sintonizar o ambiente acadêmico e escolar com os saberes tradicionais. Ou seja, as ciências nas escolas podem sintonizar com as tradições locais e os avanços técnico-científicos.
Sem dúvidas, a abordagem não apenas enriquece o processo educativo, mas também fortalece as identidades culturais dos estudantes, professores e pesquisadores, no sentido de promover o respeito às diversidades e contribuir para diminuir o descaso que, muitas vezes, é anti-pedagógico e, portanto, deseducativo.
Ao valorizar a triangularidade cultural da América Latina, a Escola se torna o espaço para saberes em diálogos, rompendo com a lógica da homogeneização epistemológica. Com certeza, essa seria a contribuição em torno a uma educação crítica, contextualizada, em sintonia com a diversidade e, em decorrência, comprometida com a realidade dos sujeitos.
Metodologia
O projeto dar-se-á em dias sequenciais,
a) Palestras com convidados nacionais e estrangeiros;
b) Participação dos inscritos em encontros com a comunidade escolar em bairros de Pelotas e com escolas do município de Pelotas e seu entorno;
c) Mesas de discussão, seja em forma de relato de experiências ou confrontações de saberes;
d) No último dia, será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.
a) Palestras com convidados nacionais e estrangeiros;
b) Participação dos inscritos em encontros com a comunidade escolar em bairros de Pelotas e com escolas do município de Pelotas e seu entorno;
c) Mesas de discussão, seja em forma de relato de experiências ou confrontações de saberes;
d) No último dia, será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.
Indicadores, Metas e Resultados
- Continuar os estudos da pedagogia/epistemologia triangular;
- Produção de artigos e comunicações a serem apresentados em eventos regionais e nacionais;
- Dar continuidade às parcerias com escolas da rede básica da região da Fronteira Sul.
- Oportunizar um espaço para estudo e aprofundamento da noção de pedagogia/epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão epistemológica de concepções mundos.
- Produção de artigos e comunicações a serem apresentados em eventos regionais e nacionais;
- Dar continuidade às parcerias com escolas da rede básica da região da Fronteira Sul.
- Oportunizar um espaço para estudo e aprofundamento da noção de pedagogia/epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão epistemológica de concepções mundos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELITA VARGAS KOLMAR | |||
CRISTIÁN MILKO VALDÉS NORAMBUENA | |||
Dilnéia Rochana Tavares do Couto | |||
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS | 4 | ||
ENILSON SILVA GONÇALVES | |||
FERNANDA HERNANDES DE CARVALHO | |||
JOVINO PIZZI | 22 | ||
LARA EMMILE EVANGELISTA VALENÇA | |||
MARIBEL DA ROSA ANDRADE | |||
MAURO CARDOSO RIBEIRO | |||
MONIZE AFFELDT | |||
MÁRCIO PAIM MARIOT | |||
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO | |||
NATIELE GONÇALVES MESQUITA | |||
NICOLI PEREIRA PRESA | |||
OTAVIO PEREIRA D AVILA | 4 | ||
PATRICIA WEIDUSCHADT | 4 | ||
RAISSA CARVALHO VAZ | |||
RAIZA ALVES PEREIRA | 2 | ||
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO | 22 |