Nome do Projeto
Processos educativos e escolarização de grupos étnicos alemães e italianos na região de Pelotas- RS (1880-1980)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto visa abordar os processos educativos dos grupos étnicos alemães e italianos na
região da Serra dos Tapes, região meridional do estado do RS. Esses grupos imigratórios organizaram a
educação e escola estreitamente relacionados com a religiosidade. Os grupos étnicos alemães estavam
ligados a religião luterana e os italianos relacionados com a religião católica. Portanto, o projeto pretende
ainda compreender a cultura escolar das escolas paroquiais, sociedades escolares comunitárias
particulares e públicas, sociedades recreativas e as de mútuo socorro, atentando para material impresso
circulante como cartilhas, revistas infantis, livros didáticos e religiosos, catecismos, entre outros. Ainda,
pretende-se compreender o papel dos professores nesse contexto nas diferentes formas de organização
dessas instituições educativas. Pode-se depreender que esses processos educativos podem ser divididos
em duas fases, a primeira antes da política estadonovista, implantada por Getúlio Vargas, forçando a
unificação do currículo escolar (meados do século XIX até 1938) e a segunda fase quando essas escolas
passam a se adaptar as normas impostas, algumas são tornadas públicas, mas mantém vínculos
comunitários e religiosos e outras permanecem particulares comunitárias (1938-1980). Para empreender o
levantamento de dados na primeira fase contaremos com fontes a partir do material didático das
organizações étnicas, assim como revistas, relatórios de cônsules, relatórios das organizações religiosas,
entre outros. Assim, será realizada a análise documental em que se compreende o documento não como a
realidade posta, mas como uma representação do real e que requer devida problematização. Na segunda
fase, além da análise documental os dados são sistematizados a partir de entrevistas e da memória
daqueles que participaram desse período, tanto professores, como alunos. Ainda nessa segunda fase
houve produção farta de escrituração escolar estimulada pelos órgãos fiscalizadores do governo, sendo
possível ter material relevante e consistente nos acervos públicos dos municípios da Serra dos Tapes,
principalmente nas localidades de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul. Cabe destacar que,
especialmente na primeira fase de constituição, essas escolas foram influenciadas pelos grupos étnicos
que mantinham vínculos com os países de origem, a saber Alemanha, Estados Unidos e a Itália.
Objetivo Geral
Geral: Abordar os processos educativos dos grupos étnicos de imigrantes alemães e italianos na região
da Serra dos Tapes na região meridional do estado do RS, compreendendo a cultura escolar específica
das diferentes organizações educativas e escolares. Específicos: - Mapear as diferentes organizações
escolares e educativas alemãs e italianas; - Compreender as especificidades da cultura escolar de cada
organização; -Diferenciar as fases de organização, antes e depois do processo de nacionalização do
ensino; - Diferenciar as escolas étnicas no meio urbano e rural; -Levantar diferentes tipos de fontes
documentais, orais e em acervos municipais e particulares.
da Serra dos Tapes na região meridional do estado do RS, compreendendo a cultura escolar específica
das diferentes organizações educativas e escolares. Específicos: - Mapear as diferentes organizações
escolares e educativas alemãs e italianas; - Compreender as especificidades da cultura escolar de cada
organização; -Diferenciar as fases de organização, antes e depois do processo de nacionalização do
ensino; - Diferenciar as escolas étnicas no meio urbano e rural; -Levantar diferentes tipos de fontes
documentais, orais e em acervos municipais e particulares.
Justificativa
Justifica-se pela região da Serra dos Tapes ter sido habitada e colonizada grupos étnicos culturais que tiveram a escolarização e os processos
educativos com especial atenção e que ainda refletem na educação.
Ao estudar os processo históricos étnicos podemos compreender em muito a realidade educativa da região.
educativos com especial atenção e que ainda refletem na educação.
Ao estudar os processo históricos étnicos podemos compreender em muito a realidade educativa da região.
Metodologia
será abordado por meio de análise documental documentos escolares: escrituração escolar, cartilhas, revistas e impressos produzidos pelas
escolas comunitárias e depois pelas escolas que se transformaram em públicas,
Da mesma forma, buscar-se-á através de entrevistas, por meio da História Oral (AMADO e FERREIRA, 2002; HALBWACHS, 1990;
Metodologia
20/05/2021 10:22 Página 1 de 4
MEYHE, 2014) , entrevistar sujeitos em destaque nas comunidades, como professores, alunos e ex-alunos e líderes que podem colaborar ao
objeto de investigação
escolas comunitárias e depois pelas escolas que se transformaram em públicas,
Da mesma forma, buscar-se-á através de entrevistas, por meio da História Oral (AMADO e FERREIRA, 2002; HALBWACHS, 1990;
Metodologia
20/05/2021 10:22 Página 1 de 4
MEYHE, 2014) , entrevistar sujeitos em destaque nas comunidades, como professores, alunos e ex-alunos e líderes que podem colaborar ao
objeto de investigação
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se buscar a partir do levantamento material empírico para a continuidade das pesquisas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ HELLWIG NEUNFELD | |||
CHRISTIAN KLUG MARTINS | |||
ELIAS KRUGER ALBRECHT | |||
ELISABETH DA ROSA CONILL | |||
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | |||
KARIN CHRISTINE SCHWARZBOLD | |||
MYRNA SUSAN GOWERT MADIA BERWALDT | |||
MÁRCIO NILANDER AVILA BARRETO | |||
PATRICIA WEIDUSCHADT | 2 | ||
RENATA BRIÃO DE CASTRO | |||
SIMONE GOMES DE FARIA | |||
TANIA NAIR ALVARES TEIXEIRA | |||
VITOR GARCIA STOLL | |||
WÉLITON BARBOSA KUSTER |