Nome do Projeto
Permanência e Qualidade Acadêmica: projeto dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno da Faculdade de Educação da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/05/2023 - 15/05/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Considerando o histórico de criação da Faculdade de Educação (FaE) e, especialmente, dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno, vislumbra-se que a FaE possui um compromisso com a qualidade da formação de professores/as, através da busca crescente de qualificação da oferta e de condições de permanência, acompanhando com preocupação, através de sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, os crescentes números de evasão de estudantes do ensino público superior brasileiro (vide Censo do Ensino Superior). Deste modo, o presente projeto procura identificar as causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão nos cursos de Pedagogia da FaE, com a finalidade de produzir ações visando combatê-las. Isso, considerando os atuais desafios: dos efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19; da transição curricular em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); as ameaças de precarização da formação em Pedagogia em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia, das DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da oferta de cursos privados de Pedagogia na modalidade a distância e da precarização da valorização docente, que pode estar influenciando a baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Esta pauta tem sido constante nas discussões e ações da FaE e, neste momento, fortalecida pela possibilidade de adesão ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL, regulamentado pela Resolução nº 16/2018, do COCEPE e no Processo SEI 23110.004424/2023-04 da Pró-reitoria de Ensino. Sobre a participação dos cursos de Pedagogia no referido programa, no dia 02 de março de 2023, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos ratificaram a decisão dos colegiados retirada em reunião conjunta realizada em 16 de fevereiro de 2023, de apresentação de projeto unificado com ênfase em ensino. Para tanto, elencaram-se as seguintes ações iniciais: i) Ações de ensino: Semana da Acolhida da Comunidade da Pedagogia (já realizada no ingresso 2022/2); Matrícula orientada; Tutoria acadêmica/monitoria em pares, com incentivo à realização da Atividades Complementares de Graduação (ACG), integrando-se, no que for pertinente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI); Criação da figura do Professor/a Conselheiro/a de turma; Atividades/oficinas visando superar dificuldades de leitura, escrita, interpretação de texto e com operações matemáticas básicas etc., integrando-se, no que for possível, às Salas de leituras de textos e organização de estudos propostas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). ii) Ações de pesquisa: Diagnóstico da situação acadêmica de discentes da Pedagogia (reprovação, represamento e evasão); Acompanhamento da transição entre PPCs; Avaliação do ensino e da aprendizagem e Acompanhamento de Egressos; iii) Ações de extensão: adesão da FaE ao Projeto Ufpel Portas Abertas para ti, Mostra de Cursos e Escolas Protagonistas. Com as referidas ações esperamos colaborar no combate às causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão, identificadas nos cursos de Pedagogia da FaE.
Objetivo Geral
Identificar as causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão nos cursos de Pedagogia da FaE, com a finalidade de produzir ações visando combatê-las.
Justificativa
A FaE possui um compromisso com a qualidade da formação de professores/as, através da busca crescente de qualificação da oferta e de condições de permanência, acompanhando com preocupação, através de sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, os crescentes números de evasão de estudantes do ensino público superior brasileiro, notadamente nos cursos de Pedagogia.
Reiterando esse compromisso, esse projeto também se justifica nas seguintes necessidades: enfrentarmos os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19, o qual careceu de políticas públicas contundentes para equalizar as desigualdades no acesso e permanência no ensino superior; garantirmos a qualidade da oferta, da permanência e das adequadas condições de trabalho e de estudo na transição curricular, em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); colaborarmos no combate às ameaças de precarização da formação em Pedagogia, em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Pedagogia (Resolução CNE/CP 01/2006), das atuais DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da crescente oferta de cursos privados de Pedagogia, destacadamente na modalidade a distância e, por fim, da precarização da profissão docente, que pode estar influenciando na baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Soma-se a isso, a intenção de entendermos os atuais Conceitos Preliminares dos Cursos de Pedagogia da UFPel e buscar ações para aumentá-los (atualmente, ambos os cursos possuem CPC 3).
Reiterando esse compromisso, esse projeto também se justifica nas seguintes necessidades: enfrentarmos os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19, o qual careceu de políticas públicas contundentes para equalizar as desigualdades no acesso e permanência no ensino superior; garantirmos a qualidade da oferta, da permanência e das adequadas condições de trabalho e de estudo na transição curricular, em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); colaborarmos no combate às ameaças de precarização da formação em Pedagogia, em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Pedagogia (Resolução CNE/CP 01/2006), das atuais DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da crescente oferta de cursos privados de Pedagogia, destacadamente na modalidade a distância e, por fim, da precarização da profissão docente, que pode estar influenciando na baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Soma-se a isso, a intenção de entendermos os atuais Conceitos Preliminares dos Cursos de Pedagogia da UFPel e buscar ações para aumentá-los (atualmente, ambos os cursos possuem CPC 3).
Metodologia
A partir de Rodas de Conversa, pesquisa-bibliográfica documental e exploratória, estudos comparados e seminários de estudo e avaliação, implementaremos as seguintes ações de ensino, pesquisa e extensão: i) Ações de ensino: Semana da Acolhida da Comunidade da Pedagogia (já realizada no ingresso 2022/2); Matrícula orientada; Tutoria acadêmica/monitoria em pares, com incentivo à realização da Atividades Complementares de Graduação (ACG), integrando-se, no que for pertinente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI); Criação da figura do Professor/a Conselheiro/a de turma; Atividades/oficinas visando superar dificuldades de leitura, escrita, interpretação de texto e com operações matemáticas básicas etc., integrando-se, no que for possível, às Salas de leituras de textos e organização de estudos propostas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). ii) Ações de pesquisa: Diagnóstico da situação acadêmica de discentes da Pedagogia (reprovação, represamento e evasão); Acompanhamento da transição entre PPCs; Avaliação do ensino e da aprendizagem e Acompanhamento de Egressos; iii) Ações de extensão: adesão da FaE ao Projeto Ufpel Portas Abertas para ti, Mostra de Cursos e Escolas Protagonistas.
Indicadores, Metas e Resultados
- Melhoria da qualidade do ensino nos Cursos de Pedagogia;
- Minimizar os índices de reprovação, evasão e retenção nos cursos de Pedagogia;
- Aumento do CPC no próximo ciclo avaliativo
- Complementação da formação acadêmica dos estudantes envolvidos
- Aumento da valorização da formação do/a Pedagogo/a junto à comunidade externa
- Minimizar os índices de reprovação, evasão e retenção nos cursos de Pedagogia;
- Aumento do CPC no próximo ciclo avaliativo
- Complementação da formação acadêmica dos estudantes envolvidos
- Aumento da valorização da formação do/a Pedagogo/a junto à comunidade externa
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BARBARA CRUZ NUNES | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 2 | ||
EUGENIA ANTUNES DIAS | 2 | ||
GIOVANNA OLIVEIRA FLORES | |||
Gregório Nogueira Arriada | |||
JEFERSON DE MELLO REICHOW | 7 | ||
MARINA XAVIER DA SILVA | |||
NICOLE PIRES GONZALES | |||
PEDRO MAINO AVILA | |||
Pedro da Silva Borges Freitas | |||
Suzane da Rocha Vieira Goncalves | |||
TAILAINE PINTO MACHADO | |||
Victor Barcelos Corrêa |