Nome do Projeto
Permanência e Qualidade Acadêmica: projeto dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno da Faculdade de Educação da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/05/2023 - 15/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Considerando o histórico de criação da Faculdade de Educação (FaE) e, especialmente, dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno, vislumbra-se que a FaE possui um compromisso com a qualidade da formação de professores/as, através da busca crescente de qualificação da oferta e de condições de permanência, acompanhando com preocupação, através de sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, os crescentes números de evasão de estudantes do ensino público superior brasileiro (vide Censo do Ensino Superior). Deste modo, o presente projeto procura identificar as causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão nos cursos de Pedagogia da FaE, com a finalidade de produzir ações visando combatê-las. Isso, considerando os atuais desafios: dos efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19; da transição curricular em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); as ameaças de precarização da formação em Pedagogia em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia, das DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da oferta de cursos privados de Pedagogia na modalidade a distância e da precarização da valorização docente, que pode estar influenciando a baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Esta pauta tem sido constante nas discussões e ações da FaE e, neste momento, fortalecida pela possibilidade de adesão ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL, regulamentado pela Resolução nº 16/2018, do COCEPE e no Processo SEI 23110.004424/2023-04 da Pró-reitoria de Ensino. Sobre a participação dos cursos de Pedagogia no referido programa, no dia 02 de março de 2023, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos ratificaram a decisão dos colegiados retirada em reunião conjunta realizada em 16 de fevereiro de 2023, de apresentação de projeto unificado com ênfase em ensino. Para tanto, elencaram-se as seguintes ações iniciais: i) Ações de ensino: Semana da Acolhida da Comunidade da Pedagogia (já realizada no ingresso 2022/2); Matrícula orientada; Tutoria acadêmica/monitoria em pares, com incentivo à realização da Atividades Complementares de Graduação (ACG), integrando-se, no que for pertinente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI); Criação da figura do Professor/a Conselheiro/a de turma; Atividades/oficinas visando superar dificuldades de leitura, escrita, interpretação de texto e com operações matemáticas básicas etc., integrando-se, no que for possível, às Salas de leituras de textos e organização de estudos propostas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). ii) Ações de pesquisa: Diagnóstico da situação acadêmica de discentes da Pedagogia (reprovação, represamento e evasão); Acompanhamento da transição entre PPCs; Avaliação do ensino e da aprendizagem e Acompanhamento de Egressos; iii) Ações de extensão: adesão da FaE ao Projeto Ufpel Portas Abertas para ti, Mostra de Cursos e Escolas Protagonistas. Com as referidas ações esperamos colaborar no combate às causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão, identificadas nos cursos de Pedagogia da FaE.

Objetivo Geral

Identificar as causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão nos cursos de Pedagogia da FaE, com a finalidade de produzir ações visando combatê-las.

Justificativa

A FaE possui um compromisso com a qualidade da formação de professores/as, através da busca crescente de qualificação da oferta e de condições de permanência, acompanhando com preocupação, através de sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, os crescentes números de evasão de estudantes do ensino público superior brasileiro, notadamente nos cursos de Pedagogia.
Reiterando esse compromisso, esse projeto também se justifica nas seguintes necessidades: enfrentarmos os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19, o qual careceu de políticas públicas contundentes para equalizar as desigualdades no acesso e permanência no ensino superior; garantirmos a qualidade da oferta, da permanência e das adequadas condições de trabalho e de estudo na transição curricular, em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); colaborarmos no combate às ameaças de precarização da formação em Pedagogia, em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Pedagogia (Resolução CNE/CP 01/2006), das atuais DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da crescente oferta de cursos privados de Pedagogia, destacadamente na modalidade a distância e, por fim, da precarização da profissão docente, que pode estar influenciando na baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Soma-se a isso, a intenção de entendermos os atuais Conceitos Preliminares dos Cursos de Pedagogia da UFPel e buscar ações para aumentá-los (atualmente, ambos os cursos possuem CPC 3).

Metodologia

A partir de Rodas de Conversa, pesquisa-bibliográfica documental e exploratória, estudos comparados e seminários de estudo e avaliação, implementaremos as seguintes ações de ensino, pesquisa e extensão: i) Ações de ensino: Semana da Acolhida da Comunidade da Pedagogia (já realizada no ingresso 2022/2); Matrícula orientada; Tutoria acadêmica/monitoria em pares, com incentivo à realização da Atividades Complementares de Graduação (ACG), integrando-se, no que for pertinente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI); Criação da figura do Professor/a Conselheiro/a de turma; Atividades/oficinas visando superar dificuldades de leitura, escrita, interpretação de texto e com operações matemáticas básicas etc., integrando-se, no que for possível, às Salas de leituras de textos e organização de estudos propostas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). ii) Ações de pesquisa: Diagnóstico da situação acadêmica de discentes da Pedagogia (reprovação, represamento e evasão); Acompanhamento da transição entre PPCs; Avaliação do ensino e da aprendizagem e Acompanhamento de Egressos; iii) Ações de extensão: adesão da FaE ao Projeto Ufpel Portas Abertas para ti, Mostra de Cursos e Escolas Protagonistas.

Indicadores, Metas e Resultados

- Melhoria da qualidade do ensino nos Cursos de Pedagogia;
- Minimizar os índices de reprovação, evasão e retenção nos cursos de Pedagogia;
- Aumento do CPC no próximo ciclo avaliativo
- Complementação da formação acadêmica dos estudantes envolvidos
- Aumento da valorização da formação do/a Pedagogo/a junto à comunidade externa

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBARA CRUZ NUNES
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS2
EUGENIA ANTUNES DIAS2
GIOVANNA OLIVEIRA FLORES
Gregório Nogueira Arriada
JEFERSON DE MELLO REICHOW7
MARINA XAVIER DA SILVA
NICOLE PIRES GONZALES
PEDRO MAINO AVILA
Pedro da Silva Borges Freitas
Suzane da Rocha Vieira Goncalves
TAILAINE PINTO MACHADO
Victor Barcelos Corrêa

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