Nome do Projeto
Permanência e Qualidade Acadêmica: projeto dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno da Faculdade de Educação da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/05/2023 - 15/05/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Considerando o histórico de criação da Faculdade de Educação (FaE) e, especialmente, dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno, vislumbra-se que a FaE possui um compromisso com a qualidade da formação de professores/as, através da busca crescente de qualificação da oferta e de condições de permanência, acompanhando com preocupação, através de sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, os crescentes números de evasão de estudantes do ensino público superior brasileiro (vide Censo do Ensino Superior). Deste modo, o presente projeto procura identificar as causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão nos cursos de Pedagogia da FaE, com a finalidade de produzir ações visando combatê-las. Isso, considerando os atuais desafios: dos efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19; da transição curricular em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); as ameaças de precarização da formação em Pedagogia em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia, das DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da oferta de cursos privados de Pedagogia na modalidade a distância e da precarização da valorização docente, que pode estar influenciando a baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Esta pauta tem sido constante nas discussões e ações da FaE e, neste momento, fortalecida pela possibilidade de adesão ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL, regulamentado pela Resolução nº 16/2018, do COCEPE e no Processo SEI 23110.004424/2023-04 da Pró-reitoria de Ensino. Sobre a participação dos cursos de Pedagogia no referido programa, no dia 02 de março de 2023, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos ratificaram a decisão dos colegiados retirada em reunião conjunta realizada em 16 de fevereiro de 2023, de apresentação de projeto unificado com ênfase em ensino. Para tanto, elencaram-se as seguintes ações iniciais: i) Ações de ensino: Semana da Acolhida da Comunidade da Pedagogia (já realizada no ingresso 2022/2); Matrícula orientada; Tutoria acadêmica/monitoria em pares, com incentivo à realização da Atividades Complementares de Graduação (ACG), integrando-se, no que for pertinente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI); Criação da figura do Professor/a Conselheiro/a de turma; Atividades/oficinas visando superar dificuldades de leitura, escrita, interpretação de texto e com operações matemáticas básicas etc., integrando-se, no que for possível, às Salas de leituras de textos e organização de estudos propostas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). ii) Ações de pesquisa: Diagnóstico da situação acadêmica de discentes da Pedagogia (reprovação, represamento e evasão); Acompanhamento da transição entre PPCs; Avaliação do ensino e da aprendizagem e Acompanhamento de Egressos; iii) Ações de extensão: adesão da FaE ao Projeto Ufpel Portas Abertas para ti, Mostra de Cursos e Escolas Protagonistas. Com as referidas ações esperamos colaborar no combate às causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão, identificadas nos cursos de Pedagogia da FaE.
Objetivo Geral
Identificar as causas de elevação dos índices de reprovação, retenção e evasão nos cursos de Pedagogia da FaE, com a finalidade de produzir ações visando combatê-las.
Justificativa
A FaE possui um compromisso com a qualidade da formação de professores/as, através da busca crescente de qualificação da oferta e de condições de permanência, acompanhando com preocupação, através de sua atuação em ensino, pesquisa e extensão, os crescentes números de evasão de estudantes do ensino público superior brasileiro, notadamente nos cursos de Pedagogia.
Reiterando esse compromisso, esse projeto também se justifica nas seguintes necessidades: enfrentarmos os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19, o qual careceu de políticas públicas contundentes para equalizar as desigualdades no acesso e permanência no ensino superior; garantirmos a qualidade da oferta, da permanência e das adequadas condições de trabalho e de estudo na transição curricular, em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); colaborarmos no combate às ameaças de precarização da formação em Pedagogia, em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Pedagogia (Resolução CNE/CP 01/2006), das atuais DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da crescente oferta de cursos privados de Pedagogia, destacadamente na modalidade a distância e, por fim, da precarização da profissão docente, que pode estar influenciando na baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Soma-se a isso, a intenção de entendermos os atuais Conceitos Preliminares dos Cursos de Pedagogia da UFPel e buscar ações para aumentá-los (atualmente, ambos os cursos possuem CPC 3).
Reiterando esse compromisso, esse projeto também se justifica nas seguintes necessidades: enfrentarmos os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) operado durante a pandemia da Covid-19, o qual careceu de políticas públicas contundentes para equalizar as desigualdades no acesso e permanência no ensino superior; garantirmos a qualidade da oferta, da permanência e das adequadas condições de trabalho e de estudo na transição curricular, em razão da implementação dos novos dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos - PPC (2022/1 - novo PPC do diurno e 2022/2 novo PPC noturno); colaborarmos no combate às ameaças de precarização da formação em Pedagogia, em razão da proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Pedagogia (Resolução CNE/CP 01/2006), das atuais DCN para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP 02/2019) e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores (Resolução CNE/CP 01/2020); da crescente oferta de cursos privados de Pedagogia, destacadamente na modalidade a distância e, por fim, da precarização da profissão docente, que pode estar influenciando na baixa procura da formação em licenciatura, de modo geral. Soma-se a isso, a intenção de entendermos os atuais Conceitos Preliminares dos Cursos de Pedagogia da UFPel e buscar ações para aumentá-los (atualmente, ambos os cursos possuem CPC 3).
Metodologia
A partir de Rodas de Conversa, pesquisa-bibliográfica documental e exploratória, estudos comparados e seminários de estudo e avaliação, implementaremos as seguintes ações de ensino, pesquisa e extensão: i) Ações de ensino: Semana da Acolhida da Comunidade da Pedagogia (já realizada no ingresso 2022/2); Matrícula orientada; Tutoria acadêmica/monitoria em pares, com incentivo à realização da Atividades Complementares de Graduação (ACG), integrando-se, no que for pertinente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI); Criação da figura do Professor/a Conselheiro/a de turma; Atividades/oficinas visando superar dificuldades de leitura, escrita, interpretação de texto e com operações matemáticas básicas etc., integrando-se, no que for possível, às Salas de leituras de textos e organização de estudos propostas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). ii) Ações de pesquisa: Diagnóstico da situação acadêmica de discentes da Pedagogia (reprovação, represamento e evasão); Acompanhamento da transição entre PPCs; Avaliação do ensino e da aprendizagem e Acompanhamento de Egressos; iii) Ações de extensão: adesão da FaE ao Projeto Ufpel Portas Abertas para ti, Mostra de Cursos e Escolas Protagonistas.
Indicadores, Metas e Resultados
- Melhoria da qualidade do ensino nos Cursos de Pedagogia;
- Minimizar os índices de reprovação, evasão e retenção nos cursos de Pedagogia;
- Aumento do CPC no próximo ciclo avaliativo
- Complementação da formação acadêmica dos estudantes envolvidos
- Aumento da valorização da formação do/a Pedagogo/a junto à comunidade externa
- Minimizar os índices de reprovação, evasão e retenção nos cursos de Pedagogia;
- Aumento do CPC no próximo ciclo avaliativo
- Complementação da formação acadêmica dos estudantes envolvidos
- Aumento da valorização da formação do/a Pedagogo/a junto à comunidade externa
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINE MUNHOZ REDU | |||
| AMANDA CASARIN KURZ | |||
| AMANDA DE SOUZA CARDOSO | |||
| AMANDA NUNES AVILA | |||
| AMAURI LUDWIG LOPES | |||
| ANA CRISTINA VALENTE BRASIL | |||
| ANA PAULA GARCIA DE OLIVEIRA | |||
| BARBARA CRUZ NUNES | |||
| BRUNA GOULARTE FERREIRA | |||
| BRUNA VINHOLES LOPES | |||
| CARLA DENIZE OTT FELCHER | 8 | ||
| CAROLINE BEATRIZ RADTKE | |||
| CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA | 8 | ||
| CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 2 | ||
| CÁSSIA VITÓRIA SCHNAVANZ SALGADO | |||
| DENISE MACEDO ZILIOTTO | 8 | ||
| DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 18 | ||
| EDSON PONICK | 4 | ||
| EMANUELE KAMILY CARPE CORREA | |||
| EUGENIA ANTUNES DIAS | 8 | ||
| Elizandra Silva da Rocha | |||
| FERNANDA AKEMI ISHIKAME | |||
| FERNANDA IGANSI ABEL | |||
| GILCIANE JANSEN RECONDO | |||
| GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 4 | ||
| GIOVANA COGNO FUCULO | |||
| GIOVANNA OLIVEIRA FLORES | |||
| GIOVANNA POVOA MILIONE | |||
| GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA | |||
| GREGÓRIO NOGUEIRA ARRIADA | |||
| GUSTAVO HOFFMANN MOREIRA | 8 | ||
| HARDALLA SANTOS DO VALLE | 26 | ||
| HELENA VAHL FERREIRA | |||
| IORRANA BEHLING PICH | |||
| ISADORA NUNES LOPES | |||
| ITIANE BORGES OLIVEIRA | |||
| IZABELA OCHOA GARCIA | |||
| JANAÍNA PAIVA ZANETTI | |||
| JANICE SOARES | |||
| JEFERSON DE MELLO REICHOW | 13 | ||
| JOAO VICTOR OLIVEIRA DE OLIVEIRA | |||
| JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ | 26 | ||
| JULIANA DA ROCHA DOS SANTOS | |||
| JULIANA DA SILVA SILVEIRA | |||
| KAUANE DOS PASSOS | |||
| KELE OLIVEIRA CARDOSO | |||
| LARA DA ROSA GOMES MARTINS | |||
| LETICIA MARIA PASSOS CORREA | 4 | ||
| LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 4 | ||
| LIVIA DA SILVEIRA LAPUENTE | |||
| LUIZA DA SILVA TESSMER DUARTE | |||
| LUIZA NOVACK RIBEIRO | |||
| LURIMA ESTEVEZ ALVAREZ | |||
| MANUELLA DE ALMEIDA DE MATOS | |||
| MARCIA ANDREIA CAMARA DA CRUZ | |||
| MARIA CELI RODRIGUES DE MORAIS | |||
| MARIA EDUARDA FREITAS BARROS | |||
| MARIANA FERREIRA PEREIRA | |||
| MARINA XAVIER DA SILVA OSORIO | |||
| MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
| MELISSA COSTA PINHO | |||
| MICHELE DA ROSA MACHADO | |||
| MURIELE ONGARATTO KINGESKI | |||
| NATALIA VARGAS NUNES | |||
| NATIELLY DJENY DE ALMEIDA MOREIRA | |||
| NICOLE MOTA ALMEIDA | |||
| NICOLE PIRES GONZALES | |||
| PAULO EDUARDO DIAS TADDEI | |||
| PEDRO DA SILVA BORGES FREITAS | |||
| PEDRO MAINO AVILA | |||
| RAFAELLA PETRUCCI ALVETTI | |||
| RAISSA MARQUES VALERAO | |||
| ROSANE CATARINA GOULART RODRIGUES | |||
| SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA | |||
| STEPHANIE REGINA WAUTIER SCHAEFER BATISTA | 2 | ||
| SUELEN PADILHA PEREIRA | |||
| SUZANE DA ROCHA VIEIRA GONCALVES | |||
| TAILAINE PINTO MACHADO | |||
| VERONICA SIQUEIRA QUADRADO | |||
| VICTOR BARCELOS CORRÊA | |||
| VITOR SAQUETE RODRIGUES | |||
| VITORIA MENDES TAVARES | |||
| YASMIN ALBUQUERQUE SILVA |