Nome da Atividade
CULTURAS: ENTRE ENSINO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE SENTIDOS
CÓDIGO
10900227
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina analisa linguagens e produção de sentidos a partir de objetos e fontes de pesquisa histórica, em diferentes contextos, que se situam nas fronteiras entre a História e a Educação, a partir de aportes teóricos e metodológicos da história cultural. Contempla o estudo conceitual e analítico de fenômenos, práticas e representações culturais, em distintos espaços e temporalidades. Entre os aspectos a serem problematizados está a historiografia relacionada à produção, à circulação e aos usos do conhecimento histórico em espaços escolares, não escolares, institucionais, públicos e privados, bem como as diferentes concepções de educação e de ensino e as disputas nas construções de narrativas (históricas e memoriais).
Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir conceitos e linguagens próprias das perspectivas teóricas e metodológicas da história cultural, especialmente no que se refere aos temas situados nas fronteiras entre a História e a Educação, com destaque para o ensino de história e a história da educação nas suas mais amplas concepções.Conteúdo Programático
O conceito de cultura e seus usos pela História e pela Educação.
Diferentes formas de produção de narrativas históricas.
Sentidos acadêmicos, sociais e escolares da História.
Linguagens da História e aprendizados do passado.
Práticas culturais e divulgação histórica.
Historiadores/as e educadores/as no espaço público.
Ensinos de História e os modos de construir, usar e abusar do passado.
Historiografia, narrativas históricas e narrativas memoriais.
Diálogos possíveis entre História e Educação.
Diferentes formas de produção de narrativas históricas.
Sentidos acadêmicos, sociais e escolares da História.
Linguagens da História e aprendizados do passado.
Práticas culturais e divulgação histórica.
Historiadores/as e educadores/as no espaço público.
Ensinos de História e os modos de construir, usar e abusar do passado.
Historiografia, narrativas históricas e narrativas memoriais.
Diálogos possíveis entre História e Educação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2025 / 2 | 30 | 0 |
História (Mestrado acadêmico) História (Doutorado) Horários
|
LISIANE SIAS MANKE Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CULTURAS: ENTRE ENSINO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE SENTIDOS | História (Mestrado acadêmico) |
CULTURAS: ENTRE ENSINO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE SENTIDOS | História (Doutorado) |