Nome do Projeto
III Jornada sobre a Pedagogia Triangular: epistemologias e decolonialidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/06/2023 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O evento é a continuidade da I e II Jornada da Pedagogia triangular onde se repensa as convivialidades entre nossos matizes afro-ibérico e ameríndio no intuito de superar patologias sociais advindas da unilateralidade e monolinguismo etno-histórico e geocultural. Para tanto, serão abordadas temáticas que enfatizem: A questão da identidade e da autenticidade do pensamento latino-americano, considerando a triangularidade entre as matizes afro-ibérica e ameríndia; As dificuldades epistemológicas, metodológicas e filosóficas de uma epistemologia triangular capaz de dar sentido as noções de diversidades; O pensamento originário na América, como reconhecimento e apelo para uma convivência com mundos afros-brasileiros e ibéricos; O choque ou o encontro de mentalidades diferentes nos contexto do mundo em transformação; O período anterior a 1.500, o processo civilizatório e as questões atuais; Um pensamento afro-ibérico-originário e latino-americano: implicações filosófica-pedagógicas. A intenção teórico-prática, a partir dos temas do evento, sugere a desconstrução das colonialidades e, ao mesmo tempo, a preocupação com as alternativas para o diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade, reorganizando os matizes desde uma racionalidade comunicativa para uma filosofia intercultural.
Objetivo Geral
Delinear relações teórico-práticas capaz de lidar com os diferentes matizes étnico-culturais, na sua diversidade e pluralidade a partir de um compromisso ético – educativo com vistas ao diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade.