Nome do Projeto
III Jornada sobre a Pedagogia Triangular: epistemologias e decolonialidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/06/2023 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O evento é a continuidade da I e II Jornada da Pedagogia triangular onde se repensa as convivialidades entre nossos matizes afro-ibérico e ameríndio no intuito de superar patologias sociais advindas da unilateralidade e monolinguismo etno-histórico e geocultural. Para tanto, serão abordadas temáticas que enfatizem: A questão da identidade e da autenticidade do pensamento latino-americano, considerando a triangularidade entre as matizes afro-ibérica e ameríndia; As dificuldades epistemológicas, metodológicas e filosóficas de uma epistemologia triangular capaz de dar sentido as noções de diversidades; O pensamento originário na América, como reconhecimento e apelo para uma convivência com mundos afros-brasileiros e ibéricos; O choque ou o encontro de mentalidades diferentes nos contexto do mundo em transformação; O período anterior a 1.500, o processo civilizatório e as questões atuais; Um pensamento afro-ibérico-originário e latino-americano: implicações filosófica-pedagógicas. A intenção teórico-prática, a partir dos temas do evento, sugere a desconstrução das colonialidades e, ao mesmo tempo, a preocupação com as alternativas para o diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade, reorganizando os matizes desde uma racionalidade comunicativa para uma filosofia intercultural.

Objetivo Geral

Delinear relações teórico-práticas capaz de lidar com os diferentes matizes étnico-culturais, na sua diversidade e pluralidade a partir de um compromisso ético – educativo com vistas ao diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade.

Justificativa

Conforme as edições anteriores deste evento expressaram a importância entorno do debate sobre a noção de “américa” originada a partir do encontro entre os distintos povos, esta III Jornada ganha novos patamares quando aprofunda a temática das epistemologias e decolonialidade se relacionando com a categoria da geoculturalidade e da interculturalidade proveniente de novos horizontes. Por isso, a necessidade de repensar a pluralidade e a diversidade a partir dos matizes histórico-culturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto das américas O debate tem como eixo a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao contexto afro-ibérico e ameríndios e nao se resume a estudar apenas a história e a cultura das três vertentes, mas compreender também as lutas e reivindicações intrínsecas ao movimento geocultural da modernidade ocidental, cujo processo de reconhecimento da diversidade possibilitaria uma convivência harmoniosa. Dito isto, a propositiva em torno de uma gramática pluridimensional perante as tradições americanas, passa por este repensar sobre o nosso filosofar ocidental.

Metodologia

- O projeto dar-se-á em dias sequenciais,
- Encontros com palestra dos convidados especiais;
- Debate entre os participantes;
- Relato de experiências
- No último dia será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Garantir um espaço para estudar a relação entre pedagogia e epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão intercultural de concepções de mundos afros-ibéricos e ameríndios;
Discutir a base teórica voltada e ampliada as discussões sobre a triangularidade afro-ibérico e ameríndio;
Fortalecer o grupo de estudos a partir de integralidade entre áreas das ciências sociais, humanas e da saúde;
Divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruí nossas matizes pedagógicas...

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