Nome do Projeto
III Jornada sobre a Pedagogia Triangular: epistemologias e decolonialidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/06/2023 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O evento é a continuidade da I e II Jornada da Pedagogia triangular onde se repensa as convivialidades entre nossos matizes afro-ibérico e ameríndio no intuito de superar patologias sociais advindas da unilateralidade e monolinguismo etno-histórico e geocultural. Para tanto, serão abordadas temáticas que enfatizem: A questão da identidade e da autenticidade do pensamento latino-americano, considerando a triangularidade entre as matizes afro-ibérica e ameríndia; As dificuldades epistemológicas, metodológicas e filosóficas de uma epistemologia triangular capaz de dar sentido as noções de diversidades; O pensamento originário na América, como reconhecimento e apelo para uma convivência com mundos afros-brasileiros e ibéricos; O choque ou o encontro de mentalidades diferentes nos contexto do mundo em transformação; O período anterior a 1.500, o processo civilizatório e as questões atuais; Um pensamento afro-ibérico-originário e latino-americano: implicações filosófica-pedagógicas. A intenção teórico-prática, a partir dos temas do evento, sugere a desconstrução das colonialidades e, ao mesmo tempo, a preocupação com as alternativas para o diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade, reorganizando os matizes desde uma racionalidade comunicativa para uma filosofia intercultural.
Objetivo Geral
Delinear relações teórico-práticas capaz de lidar com os diferentes matizes étnico-culturais, na sua diversidade e pluralidade a partir de um compromisso ético – educativo com vistas ao diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade.
Justificativa
Conforme as edições anteriores deste evento expressaram a importância entorno do debate sobre a noção de “américa” originada a partir do encontro entre os distintos povos, esta III Jornada ganha novos patamares quando aprofunda a temática das epistemologias e decolonialidade se relacionando com a categoria da geoculturalidade e da interculturalidade proveniente de novos horizontes. Por isso, a necessidade de repensar a pluralidade e a diversidade a partir dos matizes histórico-culturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto das américas O debate tem como eixo a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao contexto afro-ibérico e ameríndios e nao se resume a estudar apenas a história e a cultura das três vertentes, mas compreender também as lutas e reivindicações intrínsecas ao movimento geocultural da modernidade ocidental, cujo processo de reconhecimento da diversidade possibilitaria uma convivência harmoniosa. Dito isto, a propositiva em torno de uma gramática pluridimensional perante as tradições americanas, passa por este repensar sobre o nosso filosofar ocidental.
Metodologia
- O projeto dar-se-á em dias sequenciais,
- Encontros com palestra dos convidados especiais;
- Debate entre os participantes;
- Relato de experiências
- No último dia será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.
- Encontros com palestra dos convidados especiais;
- Debate entre os participantes;
- Relato de experiências
- No último dia será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Garantir um espaço para estudar a relação entre pedagogia e epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão intercultural de concepções de mundos afros-ibéricos e ameríndios;
Discutir a base teórica voltada e ampliada as discussões sobre a triangularidade afro-ibérico e ameríndio;
Fortalecer o grupo de estudos a partir de integralidade entre áreas das ciências sociais, humanas e da saúde;
Divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruí nossas matizes pedagógicas...
Discutir a base teórica voltada e ampliada as discussões sobre a triangularidade afro-ibérico e ameríndio;
Fortalecer o grupo de estudos a partir de integralidade entre áreas das ciências sociais, humanas e da saúde;
Divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruí nossas matizes pedagógicas...
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE GARCIA DE MELO | |||
ALESSANDRA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS | |||
ALICE BRAGA DA SILVA | |||
BIANCA RIBEIRO DE OLIVEIRA | |||
CAMILA OLIVEIRA DE SOUZA | |||
CAMILA ROCHA DA CRUZ | |||
CARMELLA FAGUNDES DOS SANTOS DA ROSA | |||
CAROLINE BEATRIZ RADTKE | |||
CLARISSA NUNES SILVA DA SILVA | |||
ELAINE RODRIGUES DE ANDRADE | |||
ELIERE JACOBSEN BLANK | |||
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW | |||
Eliana Cardoso Barcellos | |||
GABRIELE NUNES ALVARO | |||
GEFFERSON SILVA DA SILVEIRA | |||
GUILHERME PEREIRA VIEIRA FERNANDES | |||
HELEN BORGES DE CASTRO | |||
HEVERTON LIMA DA SILVA | |||
JOVINO PIZZI | 5 | ||
JULIA ROCHA CLASEN | |||
LAUREN FONSECA KOLMAR | |||
LISANDRO MATTOS DE SOUSA | |||
LUCA COELHO LEMÕES | |||
Laislaine Costa Fernandes | |||
MARCELE ZANETTI SAMPAIO | |||
MARCIA ANDREIA CAMARA DA CRUZ | |||
MARCIA SANTOS DE FARIAS | |||
MARIA SUZANA MEDEIROS FÉLIX | |||
MARIBEL DA ROSA ANDRADE | |||
MARILIA FIGUEIREDO DA SILVA | |||
Marcos Salvador | |||
MÔNICA ROXO CORREA | |||
NEYHA GUEDES DARIVA | |||
PATRICIA WEIDUSCHADT | 6 | ||
PATRÍCIA FERNANDES MATHIAS MORALES | |||
RAIZA ALVES PEREIRA | |||
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA | 10 | ||
ROSELAINE BERNAR DE SÁ BRITTO | |||
Raila Graciela Ferraz Saraiva | |||
SAMIRA DE PAULA SILVA REIS DINIZ | |||
SHERON HARTWIG MEGEATO | |||
SIMONE FERNANDES MATHIAS | |||
SINVAL MARTINS FARINA | |||
TAILAINE PINTO MACHADO | |||
THALES MORBACH LANGE | |||
Tanise Leal Leal dos Santos | |||
VERA LÚCIA PADILHA FURTADO | |||
VITORIA VERAS ARAUJO | |||
Vanessa Cristina Dias |