Nome do Projeto
Pomerano: língua viva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 05/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O objetivo deste projeto é promover ações para favorecer a vitalidade da língua pomerana falada no Rio Grande do Sul. Este projeto integra universidade, comunidade e governo estadual, congregando os esforços de manutenção da língua pomerana, patrimônio do estado. A importância da manutenção ressalta-se pelo fato de o pomerano praticamente não mais ser falado na Europa, constituindo a peça histórica de uma nação que necessitou sair de sua terra para preservar sua identidade cultural, da qual a língua é um traço muito importante. Propõem-se diversas atividades para uso da língua pomerana (cursos, eventos, oficinas, entre outros) e conscientização sobre diversos aspectos relacionados à língua.

Objetivo Geral

Promover ações para favorecer a vitalidade da língua pomerana falada no Rio Grande do Sul.

Justificativa

Este projeto surgiu a partir de uma demanda da comunidade de falantes de pomerano em parceria com o governo do Rio Grande do Sul. Em 2020, foi publicada uma lei estadual que reconhece a língua pomerana como de relevante interesse cultural: “Ficam reconhecidas como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul a Cultura e a Língua Pomerana, falada e escrita” (RIO GRANDE DO SUL, 2020, p. 1). A lei oficializa a importância do pomerano, língua brasileira de imigração, requerendo a realização de atividades específicas para tornar a língua (ainda) mais prestigiada nas comunidades e manter a sua vitalidade. A valorização da língua também é salientada na política linguística da Universidade Federal de Pelotas, que possui um princípio de respeito à diversidade linguística e a sua valorização. Este projeto integra universidade, comunidade e governo estadual, congregando os esforços de manutenção da língua pomerana, patrimônio do estado. A importância da manutenção ressalta-se pelo fato de o pomerano praticamente não mais ser falado na Europa, constituindo a peça histórica de uma nação que necessitou sair de sua terra para preservar sua identidade cultural, da qual a língua é um traço muito importante. Assim, discutir e manter o pomerano vivo constitui uma contribuição também para o resgate e a valorização histórica de um povo tradicional.

Metodologia

Propõem-se diversas atividades para uso da língua pomerana (cursos, eventos, oficinas, entre outros) e conscientização sobre diversos aspectos relacionados (contextos de uso, bilinguismo, políticas linguísticas, direito linguístico, escrita, entre outros). Para o planejamento das ações, será aplicado um questionário, no qual os falantes respondem sobre o uso das línguas e podem fornecer sugestões de possíveis ações. Além disso, propomos a produção de materiais audiovisuais (panfletos, adesivos, vídeos, folders, entre outros) e um livro de textos escritos em pomerano, para alcançar o maior número de falantes possível. As atividades sugeridas pelos falantes podem ser incluídas ao longo da duração do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que o projeto possa contribuir para favorecer a vitalidade da língua e da cultura pomeranas. Esperamos que as produções geradas pelo projeto (materiais auto-explicativos e audiovisuais, livros e materiais didáticos) possam contribuir para a documentação da língua. Dessa forma, os falantes podem adquirir uma percepção consciente e sensível do uso da língua e da sua importância, além de usar a língua como consequência das ações do projeto.

Página gerada em 28/03/2025 08:16:03 (consulta levou 0.225551s)