Nome do Projeto
Pomerano: língua viva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 05/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O objetivo deste projeto é promover ações para favorecer a vitalidade da língua pomerana falada no Rio Grande do Sul. Este projeto integra universidade, comunidade e governo estadual, congregando os esforços de manutenção da língua pomerana, patrimônio do estado. A importância da manutenção ressalta-se pelo fato de o pomerano praticamente não mais ser falado na Europa, constituindo a peça histórica de uma nação que necessitou sair de sua terra para preservar sua identidade cultural, da qual a língua é um traço muito importante. Propõem-se diversas atividades para uso da língua pomerana (cursos, eventos, oficinas, entre outros) e conscientização sobre diversos aspectos relacionados à língua.

Objetivo Geral

Promover ações para favorecer a vitalidade da língua pomerana falada no Rio Grande do Sul.

Justificativa

Este projeto surgiu a partir de uma demanda da comunidade de falantes de pomerano em parceria com o governo do Rio Grande do Sul. Em 2020, foi publicada uma lei estadual que reconhece a língua pomerana como de relevante interesse cultural: “Ficam reconhecidas como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul a Cultura e a Língua Pomerana, falada e escrita” (RIO GRANDE DO SUL, 2020, p. 1). A lei oficializa a importância do pomerano, língua brasileira de imigração, requerendo a realização de atividades específicas para tornar a língua (ainda) mais prestigiada nas comunidades e manter a sua vitalidade. A valorização da língua também é salientada na política linguística da Universidade Federal de Pelotas, que possui um princípio de respeito à diversidade linguística e a sua valorização. Este projeto integra universidade, comunidade e governo estadual, congregando os esforços de manutenção da língua pomerana, patrimônio do estado. A importância da manutenção ressalta-se pelo fato de o pomerano praticamente não mais ser falado na Europa, constituindo a peça histórica de uma nação que necessitou sair de sua terra para preservar sua identidade cultural, da qual a língua é um traço muito importante. Assim, discutir e manter o pomerano vivo constitui uma contribuição também para o resgate e a valorização histórica de um povo tradicional.

Metodologia

Propõem-se diversas atividades para uso da língua pomerana (cursos, eventos, oficinas, entre outros) e conscientização sobre diversos aspectos relacionados (contextos de uso, bilinguismo, políticas linguísticas, direito linguístico, escrita, entre outros). Para o planejamento das ações, será aplicado um questionário, no qual os falantes respondem sobre o uso das línguas e podem fornecer sugestões de possíveis ações. Além disso, propomos a produção de materiais audiovisuais (panfletos, adesivos, vídeos, folders, entre outros) e um livro de textos escritos em pomerano, para alcançar o maior número de falantes possível. As atividades sugeridas pelos falantes podem ser incluídas ao longo da duração do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que o projeto possa contribuir para favorecer a vitalidade da língua e da cultura pomeranas. Esperamos que as produções geradas pelo projeto (materiais auto-explicativos e audiovisuais, livros e materiais didáticos) possam contribuir para a documentação da língua. Dessa forma, os falantes podem adquirir uma percepção consciente e sensível do uso da língua e da sua importância, além de usar a língua como consequência das ações do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA CRISTIANE KAHMANN1
Aloi Schneider
BERNARDO KOLLING LIMBERGER11
CAROLINE DORST NACHTIGALL
Claudia Camila Lara
ELIAS KRUGER ALBRECHT
FELIPE BILHARVA DA SILVA
GABRIELA FARIAS MUNIZ KACELNIKAS
GABRIELA WALLY GRIEP
GIALES RAÍ BLODORN RUTZ
GISLEIA SIMONE DEVANTIER BLANK
HELENA VITALINA SELBACH1
JOAO VITOR VIEIRA NORNBERG
LARISSA CAROLINE FERREIRA
LISANDRO MIRITZ VÖLZ
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN
LUCAS LOFF MACHADO2
LUCIANE LEIPNITZ3
LUÍS ISAÍAS CENTENO DO AMARAL4
NEIVA EDI KICKHOFEL DE OLIVEIRA
PATRICIA WEIDUSCHADT2
RIAM FAGUNDES DE AVILA
Tanise Stumpf
Valdeci Oliveira

Página gerada em 25/04/2024 19:43:58 (consulta levou 0.204501s)