Nome do Projeto
Infâncias: vivências e escutas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 30/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Este projeto de extensão tem como foco o desenvolvimento de ações com, e sobre, as infâncias vinculadas à ONG Alimentar, na cidade de Pelotas/RS. Essas ações serão efetivadas ao longo de 19 domingos, no Parque Dom Antônio Zattera. Espera-se, colaborar para uma concepção protagonista das crianças, bem como para a compreensão e participação de graduandos(as) em ações de cunho não-formal.

Objetivo Geral

O objetivo é promover ações pedagógicas, que reconheçam as crianças como cidadãos ativos e participantes da sociedade, tendo por prioridade a sua escuta. Essas ações, serão amparadas pelos campos da Sociologia da Infância, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, História das Infâncias e Educação Ambiental. Sua efetivação, ocorrerá com um grupo de crianças atendidas pela ONG Alimentar. O planejamento e o desenvolvimento das atividades serão feitos por professores da Faculdade de Educação da UFPEL e do Instituto de Educação da FURG. Embora, o grupo de crianças seja variável, tem-se a estimativa de 20 crianças, com idades entre 02 e 10 anos.

Justificativa

A ONG Alimentar conta com parceria de cursos da UFPEL e UCPEL. Todavia, o trabalho com as crianças ainda não possui uma parceria de âmbito pedagógico. Destaca-se ainda, que o espaço do Parque Dom Antônio Zattera é um potente lugar para o desenvolvimento de ações, para se pensar diferentes temas com as crianças em um espaço não-formal, como o brincar e a relação com o ambiente. A pertinência deste projeto reside no fato de que os saberes e as culturas das infâncias são produzidos em diferentes tempos e espaços. Assim, através das ações que serão desenvolvidas neste projeto, visa-se realizar a escuta de crianças e compreender as suas relações sociais, temporais e espaciais.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através do planejamento e desenvolvimento de ações pedagógicas. Essas, serão elaboradas por profissionais de diferentes áreas (Sociologia da Infância, Educação Ambiental, História das infâncias e Psicologia da Educação) e ocorrerão no Parque Dom Antonio Zattera (sede da Ong Alimentar), entre 30 de janeiro e 13 de maio. Destaca-se que este projeto contará com a parceria institucional entre docentes da FaE/UFPel e IE/FURG.

Indicadores, Metas e Resultados

As ações desenvolvidas serão registradas em diário de campo pelos pesquisadores. Como resultados esperados, pretende-se contribuir para a ampliação do protagonismo das crianças em estudos acerca das infâncias, bem como para o engajamento de acadêmicos das licenciaturas e, mais especificamente dos cursos de Pedagogia, em ações educativas de cunho não-formal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA1
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO
Carla Pereira da Silva
FERNANDA DUTRA SILVEIRA
HARDALLA SANTOS DO VALLE2
KASSANDRA DE MOURA
KETHLEN BOHM OLIVEIRA
Kessia Peres dos Santos
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ1
MARIANA BARROS DA SILVA
Narjara Mendes Garcia
PATRICIA WEIDUSCHADT1
RAQUEL SANCHES DUTRA
SOL ANDRADE
VALERIA DOS SANTOS PEREIRA
VITOR SAQUETE RODRIGUES
VITORIA RIBEIRO NASCIMENTO
ÂNGELA ADRIANE SCHMIDT BERSCH

Página gerada em 28/03/2024 19:46:09 (consulta levou 0.164571s)