Nome da Atividade
				MATEMÁTICA EXPERIMENTAL
				CÓDIGO
				11260090
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
O processo investigativo matemático e sua relação com as pesquisa nas áreas de Biologia, Física e Química. Justificativas matemáticas para questões contemporâneas e aplicadas. Os diferentes conceitos de equações, funções, construções e interpretações de gráficos e tabelas de valores. A análise combinatória, razões, os tipos de médias, estatística e análise de erros relacionados aos diferentes campos do saber no contexto da escola básica. Construção e exploração de experimentos para o manuseio de materiais, formulação de explicações e conclusões sobre aplicações da matemática nos aspectos científico e humano, privilegiando a interdisciplinaridade.
					Objetivos
Objetivo Geral:
--Conteúdo Programático
--
					Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALBERTI, Leon Battista. Matemática Lúdica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2006.
 - ALVES, Cândida M; et al. Cem Aulas Sem Tédio. Santa Cruz do Sul: Editora Instituto Padre Reus, 2006.
 - ANTON, Howard; BIVEN, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo. Volume 1 e 2. 8ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2007.
 - BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Fractal. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
 - BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: Uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
 - FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática. 2ª edição. Campinas: Autores associados, 2007.
 - KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José. (organizadores). Etnomatemática – currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
 - LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Matemática Discreta. Porto Alegre: Bookman, 2004.
 - LORENZATO, Sérgio. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores associados, 2006.
 - MA, Liping. Saber e Ensinar Matemática Elementar. Lisboa: Gradiva, 2009.
 - MEDEIROS, Valéria Zuma; et al. Pré-Cálculo. São Paulo: Ceangage Learning, 2009.
 - MIGUEL, Antonio [et al.]. História da Matemática em atividades didáticas. 2ª Ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
 - NETTO, Paulo Oswaldo Boaventura; JURKIEWICZ, Samuel. Grafos: Introdução e Prática. São Paulo: Editora Blücher , 2009.
 - SAFIER, Fred. Pré-Cálculo. Porto Alegre: Bookman, 2003.
 - SPIEGEL, Murray Ralph; STEPHENS Larry J. Estatística. Porto Alegre: Bookman, 2009
 - ZARO, Milton; HILLEBRAND Vicente. Matemática Experimental. 3ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1999.
 
Bibliografia Complementar:
- MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em sala de aula. 2ª edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
 - SPIEGEL, Murray Ralph. Probabilidade e Estatística. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
 - ZILL, Dennis G.; CULLEN, Michael R. Equações Diferenciais. Volume 1 e 2. 3ª edição. São Paulo: Pearson Makron Books, 2007.
 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| MATEMÁTICA EXPERIMENTAL | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | 
| MATEMÁTICA EXPERIMENTAL | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) |