Nome da Atividade
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO EM QUÍMICA
CÓDIGO
12000352
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Relações entre documentos oficiais e a instrumentação para o ensino de Química. Organização e segurança em laboratório escolar. A instrumentação, em especial, a experimentação no ensino de Química: objetivos, limites, dificuldades e potencialidades ao ensino. O uso de materiais alternativos e de fácil acesso. A experimentação e a inclusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Desenvolver reflexões e ações como instrumento para a formação de professores de Química, compreendendo o papel da instrumentação para o ensino.
ESPECÍFICOS:
Entender a importância da organização, do funcionamento e da segurança
no laboratório escolar.
- Entender limites e potencialidades envolvidas na instrumentação para o ensino de Química.
- Analisar materiais didáticos, produzir roteiros de práticas experimentais e desenvolver experimentos com o uso de materiais alternativos e de fácil acesso para o nível médio, bem como para a realização de práticas inclusivas e interdisciplinares.
- Discutir a importância do desenvolvimento de atividades experimentais seguras e com responsabilidade com relação ao descarte e tratamento de resíduos, desenvolvendo princípios de educação ambiental e para inclusão de estudantes com necessidades especiais.
- Propor ações e reflexões voltadas para a formação de educadores comprometidos com a formação para a cidadania, com a ética e com o respeito à diversidade.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3a Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • CRUZ, Roque; GALHARDO FILHO, Emílio. Experimentos de Química em microescala, com materiais de baixo custo e do cotidiano. São Paulo: Editora da Física, 2009.
  • LOURENÇO, Érika. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. São Paulo Autêntica 2010. Recurso online ISBN 9788582178942.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. V. 2, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006
  • BRASIL. Lei 13.146/2015, de 06 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.
  • GONÇALVES, Fábio P.; MARQUES, Carlos A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.2, p.219-238, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2013.
  • Revista “Química Nova na Escola” (http://qnesc.sbq.org.br/).
  • INTERAÇÕES e transformações 1: elaborando conceitos sobre transformações químicas. GEPEQ (Grupo de Pesquisa em Educação Química): 2.ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2012.
  • INTERAÇÕES e transformações 2: Reelaborando conceitos sobre transformações químicas (Cinética e equilíbrio) - Ensino Médio - Livro do aluno. GEPEQ (Grupo de Pesquisa em Educação Química). 3.ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2002.
  • INTERAÇÕES e transformações 3: A Química e a Sobrevivência Atmosfera - Fonte de materiais- Ensino Médio - Livro do aluno. GEPEQ (Grupo de Pesquisa em Educação Química). 2.ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2009.
  • SIAULYS, Mara O. de Campos; ORMELEZI, Eliana Maria; BRIANT, Maria Emília (Org.). A deficiência visual associada à deficiência múltipla e o atendimento educacional especializado: encarando desafios e construindo possibilidades. São Paulo: Laramara, 2010. 302 p. ISBN 9788564177000
  • SANTOS dos, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P., Educação em Química: compromisso com a Cidadania. 3.ed, Ijuí: UNIJUI, 2003.
  • MATEUS, A. L.; Química na cabeça; 1a ed.; Editora UFMG; Belo Horizonte, 2002.

Página gerada em 22/01/2025 10:06:35 (consulta levou 0,133968s)