Nome da Atividade
DIDÁTICA DA QUÍMICA I
CÓDIGO
12000439
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Pressupostos teóricos sobre o currículo no ensino da Química. Propostas curriculares oficiais, discussões da comunidade de Ensino de Química e conteúdos de ensino. Metodologias e estratégias para o Ensino de Química. Tópicos sobre avaliação no Ensino de Química.
Objetivos
Objetivo Geral:
GERAL:Analisar e desenvolver propostas didáticas para o Ensino de Química direcionadas para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio.
ESPECÍFICOS:
- Identificar a partir de documentos oficiais, materiais didáticos e das discussões da comunidade de Ensino de Química os conteúdos químicos previstos para o Ensino Médio e analisar alternativas para a sua organização.
-Analisar e conhecer os estudos voltados às principais dificuldades para a aprendizagem de química, e utilizar desses estudos para planejar atividades teóricas e práticas para o ensino de química.
-Utilizar da literatura na área do ensino de química e daquela do campo da química para se apropriar de conceitos básicos e organizá-los com fins de seu ensino.
-Estudar e avaliar metodologias para o ensino de Química, no ensino médio.
-Discutir e elaborar instrumentos de avaliação.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. ATKINS, Peter. Princípios de química questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2018. Recurso online.
- 2. Revista Química Nova na Escola. Sociedade Brasileira de Química. Acessível em: http://qnesc.sbq.org.br.
- 3. Revista Química Nova. Sociedade Brasileira de Química. Acessível em: http://qn.sbq.org.br.
- 4. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC). Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/issue/.
- 5. Revista Ciência e Educação. Universidade Estadual Paulista. Acessível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313.
Bibliografia Complementar:
- 1. SANT'ANNA, Ilza Martins. Didática: aprender a ensinar. São Paulo: Loyola, 1989.
- 2. SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
- 3. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 10 | 4 |
Química (Licenciatura) Horários
|
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DIDÁTICA EM QUÍMICA | Química (Licenciatura) |