Nome da Atividade
SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE
CÓDIGO
13370194
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina integra, de forma sistemática e transdisciplinar o conceito de diversidade a partir de experiências e intervenções locais concretas dentro desse tema, recorrendo e percorrendo projetos na Universidade como um todo, na ESEF em especial, e da
comunidade de modo geral que problematizem a diversidade em relação á cultura, etnia, raça, sexo, gênero, padrões corporais, entre outros e que estejam atravessados pela questão do corpo e do movimento e trabalha com as principais pautas, legislações
atuais, políticas afirmativas na universidade; projetos e produções na Educação Física.
comunidade de modo geral que problematizem a diversidade em relação á cultura, etnia, raça, sexo, gênero, padrões corporais, entre outros e que estejam atravessados pela questão do corpo e do movimento e trabalha com as principais pautas, legislações
atuais, políticas afirmativas na universidade; projetos e produções na Educação Física.
Objetivos
Objetivo Geral:
A condição colocada para o campo dos Direitos Humanos, civis, para o campo das políticas inclusivas, afirmativas, onde são problematizadas questões da Inclusão e da Diversidade, qual seja, de campo de conhecimentos oriundo de lutas sociais, de relaçõesde poder desiguais, onde os conceitos emergem em sua positividade encharcados de empiricidade, marcados simultaneamente pelo forte apelo político e ideológico que por sua vez requer distanciamentos, e pelo necessário posicionamento cidadão demanda
uma organização curricular que contemple o exercício pedagógico, teórico e metodológico constante no sentido de: atrair, sensibilizar, construir espaços de cumplicidade e empatia para que temas como liberdades do corpo, desigualdades sociais de gêneros, etnias, raças, culturais, e violências de gênero, provenientes de experiências corpóreas concretas de dor, sustentadas em discursos políticos, científicos, religiosos, econômicos, possam ser tratados a partir dessa complexidade assinalada. Experimentar, in loco, experiências locais de trabalhos da Educação Física com populações especiais, com mulheres, negros, LGBT´s, nos âmbitos escolar e não
escolar. Conhecer as políticas de inclusão, protetivas e de respeito à diversidade cultural e sexual existentes na UFPel e na cidade.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CORTELLA, Mário Sérgio. A diversidade: aprendendo a ser humano. Littera: São Paulo, 2020.
- LOURO, Guacira L. et al. (orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, R.J: Vozes, 2013.
- NARANJO, Claudio. Mudar a educação para mudar o mundo: o desafio mais significativo do milênio. São Paulo: Esfera, 2005
Bibliografia Complementar:
- DIAS, Raquel Silveira Rita. Mulheres Negras Odara: corpos contadores de história. Tese de Doutorado. FURG: Rio Grande, 2021.
- GROS, Fréderic. O cuidado de Si em Michel Foucault. In: Figuras de Foucault –Margareth Ragoe Alfredo Veiga-Neto (orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- SANT’ANNA, Denise (org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p.11-21.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2025 / 1 | 130 | 60 |
Educação Física (Bacharelado) Educação Física (Licenciatura) Horários
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DAIANA LOPES DE ROSA Professor responsável pela turma |