Nome da Atividade
SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE
CÓDIGO
13370194
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina integra, de forma sistemática e transdisciplinar o conceito de diversidade a partir de experiências e intervenções locais concretas dentro desse tema, recorrendo e percorrendo projetos na Universidade como um todo, na ESEF em especial, e da
comunidade de modo geral que problematizem a diversidade em relação á cultura, etnia, raça, sexo, gênero, padrões corporais, entre outros e que estejam atravessados pela questão do corpo e do movimento e trabalha com as principais pautas, legislações
atuais, políticas afirmativas na universidade; projetos e produções na Educação Física.

Objetivos

Objetivo Geral:

A condição colocada para o campo dos Direitos Humanos, civis, para o campo das políticas inclusivas, afirmativas, onde são problematizadas questões da Inclusão e da Diversidade, qual seja, de campo de conhecimentos oriundo de lutas sociais, de relações
de poder desiguais, onde os conceitos emergem em sua positividade encharcados de empiricidade, marcados simultaneamente pelo forte apelo político e ideológico que por sua vez requer distanciamentos, e pelo necessário posicionamento cidadão demanda
uma organização curricular que contemple o exercício pedagógico, teórico e metodológico constante no sentido de: atrair, sensibilizar, construir espaços de cumplicidade e empatia para que temas como liberdades do corpo, desigualdades sociais de gêneros, etnias, raças, culturais, e violências de gênero, provenientes de experiências corpóreas concretas de dor, sustentadas em discursos políticos, científicos, religiosos, econômicos, possam ser tratados a partir dessa complexidade assinalada. Experimentar, in loco, experiências locais de trabalhos da Educação Física com populações especiais, com mulheres, negros, LGBT´s, nos âmbitos escolar e não
escolar. Conhecer as políticas de inclusão, protetivas e de respeito à diversidade cultural e sexual existentes na UFPel e na cidade.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CORTELLA, Mário Sérgio. A diversidade: aprendendo a ser humano. Littera: São Paulo, 2020.
  • LOURO, Guacira L. et al. (orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, R.J: Vozes, 2013.
  • NARANJO, Claudio. Mudar a educação para mudar o mundo: o desafio mais significativo do milênio. São Paulo: Esfera, 2005

Bibliografia Complementar:

  • DIAS, Raquel Silveira Rita. Mulheres Negras Odara: corpos contadores de história. Tese de Doutorado. FURG: Rio Grande, 2021.
  • GROS, Fréderic. O cuidado de Si em Michel Foucault. In: Figuras de Foucault –Margareth Ragoe Alfredo Veiga-Neto (orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
  • SANT’ANNA, Denise (org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p.11-21.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 130 60 Educação Física (Bacharelado)
Educação Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
DAIANA LOPES DE ROSA
Professor responsável pela turma

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