Nome da Atividade
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
CÓDIGO
15000461
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Funções gerenciais. Estratégia. Métodos de formulação de estratégias. Formulação dos planos de ações. Metas e indicadores. Tipos e níveis de estratégias. Gestão estratégica de serviços. Planejamento e controle.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):Apresentar os principais aspectos da estratégia empresarial.
Objetivo(s) específico(s):
Ao nível de conhecimento: apresentar os conceitos e ferramentas associadas à formulação e Implementação de estratégias empresariais, incluindo os modelos referenciais da teoria de redes, a gestão estratégica de serviços, e estratégias empresariais de modo geral.
Ao nível de aplicação: exemplificar, mediante estudo de caso, a aplicação de uma análise ambiental e o processo de criação, implementação e controle de estratégias.
Ao nível de solução de problemas: debater em sala de aula o estudo de caso.
Conteúdo Programático
1. Estratégia:
1.1. Conceitos;
1.2. Objetivos;
1.3. Missão, visão e valores.
2. Formulação:
2.1. Objetivos;
2.2. Análises do ambiente (interno e externo);
2.3. Recursos, para análises do ambiente: matriz FOFA (SWOT), GUT.
3. Níveis:
3.1. Nível estratégico, tático e operacional.
4. Tipos:
4.1. Genéricas;
4.2. Adaptativas;
4.3. De aquisição e reestruturação;
4.4. De fusão;
4.5. Internacionais e de cooperação.
5. Implementação e controle:
5.1. Elaborando os planos de ações;
5.2. Implementando os planos;
5.3. Definindo metas, indicadores e controles dos planos.
6. Gestão estratégica de serviços.
6.1. Características dos sistemas de serviço;
6.2. A comunicação nas empresas de serviço;
6.4. Mapeamento de valor em serviços;
6.5. Projetos do serviço e comunicação;
6.6. Qualidade de serviços;
6.7. Produtividade em serviços;
6.8. Modelos de avaliação de serviços.
7. Redes e ambiente organizacional.
8. Relações interorganizacionais.
9. Relações intraorganizacionais.
10. BSC Balanced Scorecard.
1.1. Conceitos;
1.2. Objetivos;
1.3. Missão, visão e valores.
2. Formulação:
2.1. Objetivos;
2.2. Análises do ambiente (interno e externo);
2.3. Recursos, para análises do ambiente: matriz FOFA (SWOT), GUT.
3. Níveis:
3.1. Nível estratégico, tático e operacional.
4. Tipos:
4.1. Genéricas;
4.2. Adaptativas;
4.3. De aquisição e reestruturação;
4.4. De fusão;
4.5. Internacionais e de cooperação.
5. Implementação e controle:
5.1. Elaborando os planos de ações;
5.2. Implementando os planos;
5.3. Definindo metas, indicadores e controles dos planos.
6. Gestão estratégica de serviços.
6.1. Características dos sistemas de serviço;
6.2. A comunicação nas empresas de serviço;
6.4. Mapeamento de valor em serviços;
6.5. Projetos do serviço e comunicação;
6.6. Qualidade de serviços;
6.7. Produtividade em serviços;
6.8. Modelos de avaliação de serviços.
7. Redes e ambiente organizacional.
8. Relações interorganizacionais.
9. Relações intraorganizacionais.
10. BSC Balanced Scorecard.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. A Estratégia em Ação. Balanced Scorecard. 6ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
- MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 2008.
- PEREIRA, J. M. Curso de administração estratégica: foco no planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2011.
- PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.
- OLIVEIRA, D. P. R. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011
Bibliografia Complementar:
- ANSOFF, H. I.; DECLERK, R. P; HAYES, R. L (Coordenador). Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1990.
- CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2011.
- FITZSIMMONS, J.A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração dos Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
- HERSTERLY W.S., BARNEY, J.B. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. 3 ed. São Paulo: Editora Pearson - Prentice Hall, 2011.
- PETER, J.P. CERTO, SAMUEL C. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Pearson, Prentice Hall.2005.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 8 |
Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) Horários
|
ETIENE VILLELA MARRONI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENGENHARIA ORGANIZACIONAL 2 | Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) |