Nome da Atividade
INFORMÁTICA
CÓDIGO
15000787
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Lógica de programação. Algoritmos. Sequências. Laços de repetição. Condicionais. Conceito
de variáveis e números binários. Aplicação de softwares de lógica de programação. As
atividades de extensão a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao Programa
de Extensão da Engenharia de Petróleo (EPPel), cadastrado sob o código 229 no sistema
cobalto da UFPel.
de variáveis e números binários. Aplicação de softwares de lógica de programação. As
atividades de extensão a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao Programa
de Extensão da Engenharia de Petróleo (EPPel), cadastrado sob o código 229 no sistema
cobalto da UFPel.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Introduzir a lógica de programação para alunos de escolas de ensino fundamental.
Objetivo(s) específico(s):
Desenvolver o pensamento lógico-matemático através da programação de computadores e
promover a inclusão sociodigital através do ensino de novas tecnologias.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MENZANO, J. A.; OLIVEIRA, J. F. 1996. Lógica para desenvolvimento de programação. São Paulo. Editora Érica. 265 p. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
- MANZANO, J. A.; OLIVEIRA, J. F. 2019. Algoritmos - lógica para desenvolvimento de programação de Computadores. São Paulo. Editora Érica Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522128150
- ROSA, N. B. 1988. Informática e lógica de programação. Rio de Janeiro. Ed. Campus. 241 p.Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
Bibliografia Complementar:
- CORMEN, Thomas H. (ET AL). Algoritmos: teoria e prática. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 926 p. ISBN 9788535236996. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto
- FEIJÓ, Bruno; CLUA, Esteban Walter Gonzalez; SILVA, Flávio Soares Corrêa da. Introdução à ciência da computação com jogos: aprendendo a programar com entretenimento. Rio de Janeiro: Elsevier, c2010. 263 p. (Série campus ; Sociedade Brasileira de Computação) ISBN 9788535234190. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
- FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPACHER, Henri Frederico. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 218 p. ISBN 8576050242. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto
- SHAW, Zed A. Aprenda Python 3 do jeito certo uma introdução muito simples ao incrível mundo dos computadores e da codificação. Rio de Janeiro Alta Books 20191 recurso online (Jeito certo de Zed Shaw). ISBN 9788550809205. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550809205
- VELLOSO, Fernando de Castro. Informática conceitos básicos. 10. Rio de Janeiro GEN LTC 2017 1 recurso online ISBN 9788595152557. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595152557
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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X1 | 2024 / 2 | 20 | 17 |
Engenharia de Petróleo (Bacharelado) Horários
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ANTONIO ALVES DA SILVA JUNIOR Professor responsável pela turma |