Nome da Atividade
Cultura e Educação
CÓDIGO
1650018
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
As relações entre cultura e educação na sociedade contemporânea. Educação, cultura e identidade. Pedagogias da mídia e os processos educacionais aí implicados. O currículo como política cultural
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Cultura escolar e sociedade contemporânea
Currículo como política cultural
Educação, cultura e identidade
Educação escolar e pedagogias da mídia
Educação escolar: consumo e trabalho
Currículo como política cultural
Educação, cultura e identidade
Educação escolar e pedagogias da mídia
Educação escolar: consumo e trabalho
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008
- BAUMAN, Zygmunt. Em busca da Política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
- BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997a
- COSTA, Marisa Vorraber. A educação na cultura da mídia e consumo. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2009
- CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, Desiguais e Desconectados. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
- GIROUX, Henry A. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Trad. Ronaldo Cataldo costa. Porto Alegre: Artmed, 2003.
- HALL, Stuart. A Centralidade da Cultura. Educação e Realidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, v.22. n.2, 1997.
Bibliografia Complementar:
- BAUMAN, Zygmunt. O mal estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
- HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
- BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
- SILVA, Tomaz T. da; MOREIRA, Antonio Flávio. (orgs) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, Vozes, 1995
- FISCHER, Rosa Maria Bueno. Identidade, cultura e mídia: a complexidade de novas questões educacionais na contemporaneidade. In: SILVA, Luiz Heron da. Século XXI: qual o conhecimento? Qual currículo?. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999, p. 18-32
- FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia. In: Educação & Realidade. Porto Alegre, n° 22, vol.2, p.59-79, jul/dez. 1997