Nome da Atividade
Pesquisa Avançada em Ensino de Quimica
CÓDIGO
1650107
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina aborda leituras, estudos e discussões críticas de temas atuais da área da pesquisa em Ensino de Química, dando ênfase às questões teóricas e práticas que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem de Química, a história e epistemologia da Química, assim como metodologias de ensino e produção de materiais didáticos vinculados ao Ensino Básico e Superior.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SANTOS, W.L.P.; MALDANER, O.A (Orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
- LOPES, Alice R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.
- ZANON, Lenir B.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Fundamentos e propostas de Ensino de Química para a Educação Básica do Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007.
- SANTOS, Flávia M. T.; GRECA, Ileana, M (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007.
- BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.303/2001 – Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília: MEC: Brasília, 2001.
- BRASIL. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2010.
- Revista “Química Nova na Escola” (http://qnesc.sbq.org.br/).
- Revista “Química Nova” (http://quimicanova.sbq.org.br).
- Revista “Enseñanza de las Ciencias” (http://ensciencias.uab.es).
- Revista “Educación Química” (http://www.educacionquimica.info).
- Journal of Chemical Education http://pubs.acs.org/journal/jceda8).