Nome da Atividade
L. D. Estudos Culturais em Educação
CÓDIGO
1650113
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Discussão sobre os conceitos e significados da cultura na era da globalização, em meio às relações econômicas e políticas, para o campo dos Estudos Culturais e sua aplicação à pesquisa, análise e crítica educacional.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1 - Centralidade da Cultura
2 - Representação e Linguagem
3 - Subjetividade e identidade
4 - Estudos Culturais como princípio téorico-metodológico
5 - O papel operativo da cultura em pesquisas em educação
2 - Representação e Linguagem
3 - Subjetividade e identidade
4 - Estudos Culturais como princípio téorico-metodológico
5 - O papel operativo da cultura em pesquisas em educação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio: Apicuri, 2016
- HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-modernidade. 12ª Ed. São Paulo: DP&A Editora, 2014
- HALL, Stuart. Da diápora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horinzonte: Ed. UFMG, 2003.
- MATTELART, Armand; NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
- NELSON, Cary, TREICHLER, Paula A. e GROSSBERG, Lawrence. Estudos culturais: uma introdução. In SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2013.
- YÚDICE, George. A conveniência da Cultura: usos da cultura na era global. Trad. Marie-Anne Kremer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
- BAUMAN, Zygmunt. Ensaio sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2012.
- BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2013.
- EAGLETON, Terry. Ideia de cultura. São Paulo: Ed. Unesp, 2013.
- VEIGA-NETO, Alfredo.. Michel Foucault e os Estudos Culturais. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Estudos culturais em educação. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.
- SLACK, Jennifer Daryl. The theory and method of articulation in cultural studies. In: MORLEY, David & CHEN, Kuan-Hsing. Stuart Hall, Critical Dialogues in Cultural Studies. London: Routledge, 2006.