Nome da Atividade
CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS INFÂNCIAS II
CÓDIGO
17350154
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das contribuições e especificidades do ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil. A Alfabetização Científica no contexto da Educação Infantil. A Educação Ambiental articulada ao ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil. Planejamento e organização de estratégias didáticas para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências da Natureza para a Educação Infantil. Analisar as concepções do ensino de Ciências da Natureza para o currículo da Educação Infantil em seus aspectos teóricos e legais. Compreender o papel das atividades de experimentação em práticas pedagógicas contextualizadas às culturas infantis. Construir conhecimentos em Educação Ambiental no âmbito da Educação Infantil. Planejar e organizar estratégias didáticas para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KINDEL, Eunice Aita Isaia. Práticas pedagógicas em ciências: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
- PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. Editora: Peirópolis, 2017.
- RAPOPORT, Andrea [et. al.]. O dia a dia na Educação Infantil. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.
Bibliografia Complementar:
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012. (Livro eletrônico).
- DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
- DEVRIES, Rheta; SALES, Christina. O ensino de Física para crianças de 3 a 8 anos. Porto Alegre: Penso, 2013. (Livro eletrônico).
- LIMA, Maria E. C. de C.; LOUREIRO, Mairy B. Trilhas para ensinar Ciências para crianças. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2013.
- PAVÃO, Antônio Carlos (Org). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2017.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA E PRÁT. PEDAG. DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.II | Pedagogia (Licenciatura) |
TEORIA E PRÁT. PEDAG. DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.II | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |