Nome da Atividade
DIDÁTICA GERAL
CÓDIGO
17350155
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Pensamento pedagógico e sua relação com a Didática e o Currículo. Teorias educacionais subjacentes ao planejamento e à avaliação curricular: modelo disciplinar e modelo de ensino integrado (centros de interesse, pedagogia de projetos, temas geradores, rede temática, etc.). Tipologias de documentos pedagógicos e elementos teórico-práticos do planejamento e da
avaliação dos processos educativos.
avaliação dos processos educativos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir e analisar relações entre didática e currículo e os processos de formação docente e de planejamento e avaliação do trabalho pedagógico na educação infantil e nos anos iniciais, enfocando modelos de organização da prática pedagógica.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 2ed. São Paulo: Cengage-Learning, 2018.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- IMBERNÓN, Francisco. Pedagogia Freinet: a atualidade das invariantes pedagógicas. Porto Alegre: Penso, 2012.
- OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Monica Appezzato (org.). Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
- PÉREZ GOMEZ, Angel I.; GIMENO SACRISTÁN, José. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Bibliografia Complementar:
- CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
- DEWEY, John. Experiência e educação. 2ed. São Paulo: Comp. Ed. Nacional, 1976.
- HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- SILVA, Janssen. F. da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria T. (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
- VEIGA, Ilma Passos A. (org). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE VII | Pedagogia (Licenciatura) |
ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO VII | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |