Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I
CÓDIGO
17350164
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo do desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil. Formação do Professor que Ensina Matemática (PEM) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revisão das principais tendências para o ensino de matemática na educação básica. Laboratório de Ensino de Matemática. Alfabetização Matemática e Numeramento. Avaliação em Matemática nos anos iniciais. Retomada de conceitos básicos de Matemática Elementar.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender o desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil, enquanto área de pesquisa e ensino. Problematizar diferentes aspectos da formação do Professor que Ensina Matemática (PEM), analisando as trajetórias dessa formação ao longo dos anos. Revisar as principais tendências atuais para o ensino de matemática. Compreender potencialidades e limites do uso do Laboratório de Ensino de Matemática no ensino dessa matéria escolar, desmistificando o uso de materiais concretos e da calculadora nas práticas escolares. Identificar o papel da brincadeira e do jogo no ensino de Matemática. Compreender e diferenciar conceitos como alfabetização matemática e Numeramento, através de seu desenvolvimento no campo educacional. Reconhecer práticas e pressupostos da avaliação em Matemática nos anos iniciais. Revisar os principais conceitos matemáticos relativo a números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística, através da retomada desses conceitos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.
- NACARATO, Adair M. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental tecendo fios do ensinar e do aprender. [recurso eletrônico]. São Paulo: Autêntica, 2019.
- VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental formação de professores e aplicação em sala de aula. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.
Bibliografia Complementar:
- DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil [recurso eletrônico]. – 5. ed. – Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
- LOYO, Tiago. Metodologia do ensino de matemática. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SER – SAGAH, 2018.
- MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. [recurso eletrônico]. São Paulo: Autêntica, 2010.
- NACARATO, Adair M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. [recurso eletrônico]. São Paulo: Autêntica, 2007.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 47 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
LUIZ ALBERTO BRETTAS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA E PRÁT. PEDAG. ANOS INIC. ENS.FUND.VI | Pedagogia (Licenciatura) |
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |