Nome da Atividade
ESPAÇOS, TEMPOS E SOCIEDADE NAS INFÂNCIAS III
CÓDIGO
17350179
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A História e a Geografia regional e local. Caracterização e compreensão de aspectos da organização política, econômica e cultural do RS e de Pelotas. Reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena na região. Possibilidades de trabalho pedagógico com documentos escritos, orais, iconográficos e cartográficos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Considerar e contextualizar o local e o regional, tendo em vista um maior embasamento teórico e metodológico para o ensino e a aprendizagem da História e da Geografia nos anos iniciais, considerando a temática da história e da cultura afro-brasileira e indígena.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PESAVENTO, Sandra J. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.
  • RUBIRA, Luís (Org.). Almanaque do Bicentenário de Pelotas. Santa Maria: Palloti, 2012.
  • VERDUM, Roberto; BASSO, Luis Alberto; SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Rio Grande do Sul: paisagens e territórios em transformação. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • ARRIADA, Eduardo. Pelotas: gênese e desenvolvimento urbano (1780-1835). Pelotas: Armazém Literário, 1994.
  • CUNHA, Manuela Carneiro da. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo: Brasiliense, 1986.
  • GUTIERREZ, Ester Judite Bendjouya. Negros, charqueadas & olarias: um estudo sobre o espaço pelotense. Pelotas: Ed. UFPel, 1993.
  • MARCONI, Marina de Andrade. Antropologia: uma introdução. 8ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.
  • MOREIRA, Igor Antônio Gomes. Espaço & Sociedade no Rio Grande do Sul. Porto alegre: Mercado aberto, 1995.

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