Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350211
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Profissão docente e docência. As diferentes abordagens teóricas que têm buscado compreender como vem se constituindo a profissão
docente, considerando as matrizes de classe, etnia, gênero e outros. Formação e trabalho docente na contemporaneidade: programas, políticas e políticas curriculares.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar a profissão docente e a docência nos seus aspectos pedagógicos, políticos, históricos, antropológicos, culturais, econômicos e éticos. Compreender questões relativas à história e à situação da profissão docente no Brasil: estrutura de empregos, perfil social e demográfico do professorado da educação básica, carreira docente. Refletir sobre a docência como profissão que envolve interações humanas e múltiplos saberes. Caracterizar processos de formação docente e os múltiplos saberes dos professores. Discutir relações entre diversidade de lugares e experiências que contribuem para a construção da identidade profissional dos e das docentes. Estudar dimensões envolvidas no processo de definição das políticas educacionais e trabalho docente.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24ed. Campinas: Papirus, 2010.
  • HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas: Papirus, 1997.
  • LOURO, Guacira. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. 5. ed. São Paulo: UNESP/Contexto, 2001. p. 443-481.
  • POPKEWITZ, Thomas S. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • GATTI, Bernardete, A. (coord.); BARRETO, Elba de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009. (online acesso livre)
  • NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional, 1997.
  • OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.) Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
  • VILLELA, Heloísa. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Y.; FARIA FILHO, L. y VEIGA, C. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 95-134.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE III Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

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