Nome da Atividade
LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17350212
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A Língua Portuguesa e seus dialetos: variante padrão/não-padrão; estigmatizada/de prestígio. A variação linguística e o ensino de língua materna: variação dialetal e variações de registro. As línguas naturais e suas características essenciais. Os conceitos de ‘língua’ e ‘fala’ em Saussure e de ‘competência’ e ‘desempenho’ em Chomsky. Noções básicas da fonologia e aspectos da aquisição e da variação fonológica. Aquisição da linguagem, fases do desenvolvimento linguístico infantil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Definir o conceito de ‘dialeto’ e refletir sobre a variação linguística do Português do Brasil, identificando as variedades linguísticas sociais, geracionais e regionais. Discutir o status da norma padrão como variante de prestígio. Conhecer as contribuições de Saussure e Chomsky para os estudos linguísticos (as dicotomias saussureanas e o conceito chomskiano de gramática). Caracterizar as diferentes etapas do desenvolvimento linguístico infantil. Identificar os processos fonológicos característicos da linguagem da criança.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 25º ed. São Paulo: Loyola, 1999.
- CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10a ed. São Paulo: Scipione, 2003.
- YAVAS, Mehmet, HERNANDORENA, Carmen Lúcia Matzenauer e LAMPRECHT, Regina. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: ARTMED, 1991.
Bibliografia Complementar:
- BORTONI-RICARDO, Estela Maris. Educação em Língua Materna. São Paulo: Parábola, 2004.
- POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem – passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
- SILVA, Maria Cecilia Perez de Souza e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 80 p. ISBN 85-249-0307- 4.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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PRÁTICAS EDUCATIVAS II | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |