Nome da Atividade
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO
CÓDIGO
17360123
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aborda conhecimento atualizado sobre o Transtorno do Espectro Autista e as práticas pedagógicas recomendadas para este público na perspectiva da educação inclusiva. Ação de Extensão relacionada: Ação de formação continuada focada na necessidade de professores
de crianças com autismo no ensino comum (9042) do Projeto: Da formação a prática: estudos sobre a inclusão escolar de crianças com autismo (Código do Projeto: 2923).
de crianças com autismo no ensino comum (9042) do Projeto: Da formação a prática: estudos sobre a inclusão escolar de crianças com autismo (Código do Projeto: 2923).
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover a atualização na definição e classificação do Transtorno do Espectro do Autismo. Subsidiar o conhecimento de sinais de alerta para a identificação precoce de TEA no contexto da educação infantil. Compreender aspectos funcionais, sociais e comportamentais do TEA no contexto escolar. Conhecer estratégias de ensino e práticas pedagógicas que contribuam para a efetiva inclusão de alunos com TEA a partir de práticas baseadas em evidências. Desenvolver ações de extensão que visem proporcionar contribuições para práticas escolares inclusivas a partir dos conhecimentos adquirido em sala de aula.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
- BELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, Fortaleza Universidade Federal do Ceará 2010.
- BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
- FARRELL, Michael. Dificuldades de comunicação e autismo. Porto Alegre ArtMed 2008.
- VOLKMAR, Fred R. Autismo: guia essencial para compreensão e tratamento. Porto Alegre ArtMed 2018.
Bibliografia Complementar:
- ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues de; NEVES, Edilene Soares das (Org.). Saberes sobre inclusão escolar. Jaboatão dos Guararapes: Ceduc, 2010.
- JESUS, Denise Meyrelles de; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de (Org.). Políticas, práticas pedagógicas e formação: dispositivos para a escolarização de aluno(s) com deficiência. Vitória: EDUFES, 2010.
- MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia Formozo de.; WILLIANS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque (Org.). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
- SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, Fortaleza Universidade Federal do Ceará 2010.
- STAINBACK, Susan Bray; STAINBACK, William C. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 2008.