Nome da Atividade
EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
CÓDIGO
17360158
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina fornece referenciais teóricos fundamentais para a compreensão das teorias e trajetórias da Educação Popular e dos Movimentos Sociais no Brasil; apresenta e debate as relações entre Educação Popular e Movimentos Sociais; problematiza o caráter educativo dos movimentos sociais, seu aspecto pedagógico, suas relações com a Educação Popular e contribuições para a educação escolar; viabiliza às estudantes e aos estudantes conhecerem diversos Movimentos Sociais existentes em Pelotas/RS e na região, proporcionando condições de inserção e elaboração de análises das práxis pedagógicas e sociais dessas organizações.
Discute, também, as relações entre Movimentos Sociais, Universidade e Educação Popular e possibilita reflexões sobre o tema Movimentos Sociais, Educação Popular e Direitos Humanos.
Integra o escopo da disciplina o exame sobre a importância e o sentido da Educação Popular e dos Movimentos Sociais como espaços de resistência e de luta pela democracia radical, bem como problematiza suas contribuições para o engendramento de práxis e projetos-políticos pedagógicos nos espaços formais de ensino, como a Universidade e a Escola Pública.
Discute, também, as relações entre Movimentos Sociais, Universidade e Educação Popular e possibilita reflexões sobre o tema Movimentos Sociais, Educação Popular e Direitos Humanos.
Integra o escopo da disciplina o exame sobre a importância e o sentido da Educação Popular e dos Movimentos Sociais como espaços de resistência e de luta pela democracia radical, bem como problematiza suas contribuições para o engendramento de práxis e projetos-políticos pedagógicos nos espaços formais de ensino, como a Universidade e a Escola Pública.
Objetivos
Objetivo Geral:
Problematizar as relações entre classe social, Educação Popular e Movimentos Sociais.Conhecer a origem, a história e os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Popular.
Identificar os aspectos teóricos e históricos dos Movimentos Sociais no Brasil, considerando as contradições econômicas, políticas e socioculturais.
Reconhecer a dimensão educativa dos Movimentos Sociais.
Compreender a concepção dialética da educação e seus contributos para as práxis no campo da Educação Popular e dos Movimentos Sociais.
Conhecer os aportes teórico-metodológicos que fundamentam as práxis educativas na Educação Popular e nos Movimentos Sociais.
Reconhecer as discussões que envolvem a Educação Popular, os Movimentos Sociais e os Direitos Humanos.
Conhecer os Movimentos Sociais de Pelotas/RS e Região, dialogando com eles e identificando seus projetos de formação e de sociedade, as bases teórico-metodológicas que sustentam suas práxis, suas lutas e formas de resistência: Movimento das Mulheres, Movimento LGBTQIA+, Movimento Indígena, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Movimento Camponês, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Fórum da Agricultura Familiar, Movimento Negro, Movimento Quilombola, Movimento Operário, Movimentos de Pescadores, Economia Solidária, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento Sindical Urbano, Movimento Estudantil, Levante Popular da Juventude e Pré-Universitários Populares.
Refletir sobre as contribuições dos Movimentos Sociais e da Educação Popular para a construção de práxis e propostas político-pedagógicas desenvolvidas nos sistemas formais de ensino, especialmente, na Universidade e na Escola Pública.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). A questão política da educação popular. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). De Angicos a ausentes: 40 anos de educação popular. Porto Alegre: MOVA-RS/CORAG, 2001.
- FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. Kátia de Mello e Silva. 3. ed. São Paulo: Editora Moraes Ltda., 1980.
- FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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T1 | 2024 / 2 | 40 | 33 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
Dirlei de Azambuja Pereira Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |