Nome da Atividade
				L.D.: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
				CÓDIGO
				17360258
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
A disciplina trata dos referenciais teórico-metodológicos para pesquisas em História da Educação: autores, produção acadêmica, acervos e arquivos e uso de fontes orais, escritas e iconográficas.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Referenciais teóricos para pesquisas em História da Educação              12 horas-aula
Acervos e arquicos públicos e pessoais 12 horas-aula
Uso de fontes orais, escritas e iconográficas 12 horas-aula
As fontes/ documentos 12 horas-aula
A produção acadêmica em História da Educação 12 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula
					Acervos e arquicos públicos e pessoais 12 horas-aula
Uso de fontes orais, escritas e iconográficas 12 horas-aula
As fontes/ documentos 12 horas-aula
A produção acadêmica em História da Educação 12 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- PINSKY, Carla Bussanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo.Contexto, 2005
 - NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogério. Nova História em Pespectiva. Cosac & Naify. São Paulo, 2011.
 - ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.. História: a arte de inventar o passado (ensaios de teoria da história). 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 500. 292p
 - ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.. O Tecelão dos Tempos: novos ensaios de teoria da história. 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2019. v. 1000. 243p.
 - ALMEIDA, Dóris Bittencourt; CUNHA, Maria Teresa Santos (Orgs.). Arquivos pessoais, Patrimônio e Educação: ego-documentos em cena. 1. ed. Curitiba: Appris, 2024. v. 1. 219p
 - BARROS, José D´Assunção. O Projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
 - BARROS, José D´Assunção. Fontes históricas. Petrópolis, RJ:Vozes, 2019.
 - BOUTIER, Jean [e] JULIA, Dominique (org.). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ:Editora FGV, 1998.
 - BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. 2ºed. São Paulo: UNESP, 1992. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
 - FARGE, Arlete. O do arquivo. Editora EDUSP, 2009.
 - GIL, N. L. (Org.) ; ALMEIDA, D. B. (Org.) ; RIPE, F. (Org.) . Educação em perspectiva histórica : coletânea de estudos em História da Educação /. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2024. v. 1. 293p.
 - GUIMARÃES, Valéria. Entrevista com Roger Chartier - Representações das práticas, práticas da representação. História. (São Paulo), v.40, 2021, p. 1 a 11.
 - LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.
 - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO. SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados.
 - REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ASPHE. Associação Sul-riograndense de História da Educação. Porto Alegre. Editora da UFRGS.
 - REVISTA CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Uberlândia. Editora EPUb
 - RICOUER Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campina, SP. Editora UNICAMP, 2007
 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| L.D.: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Educação (Mestrado acadêmico) | 
| L.D.: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Educação (Doutorado) |