Nome da Atividade
				S.A.: FORMAÇÃO DOCENTE: IDENTIDADES E SABERES
				CÓDIGO
				17360292
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
O Seminário aborda o percurso de pesquisas com formação de professores como campo de estudos, no âmbito do histórico e desenvolvimento dos conceitos/categorias relacionados às identidades, os saberes e fazeres docentes. Levantamento da produção científica com relação a formação inicial e continuada de professores, priorizando a brasileira, acerca do tema do professor reflexivo, identidade profissional, prática pedagógica, conhecimentos e saberes docentes.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
1. Pesquisas com formação de professores                                                     12 horas-aula
2. Formação e identidade profissional docente 20 horas-aula
3. Formação e saberes dos docentes 24 horas-aula
4. Formação inicial e continuada de professores na produção científica 12 horas-aula
					2. Formação e identidade profissional docente 20 horas-aula
3. Formação e saberes dos docentes 24 horas-aula
4. Formação inicial e continuada de professores na produção científica 12 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010.
 - CURADO, Kátia; PEREIRA, Viviane Carrijo Volnei; SANTOS, Quéren Dias de Oliveira. A Formação de Professores: Trajetórias da Pesquisa e do Campo Epistemológico. Paco, 2024.
 - OLIVEIRA, D. O.; PINI, M. E.; FELDFEBER, M. (orgs.) Políticas educacionais e trabalho docente – perspectiva comparada. Belo Horizonte: Fino traço, 2011 p. 187 -213
 - DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. (org.) A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 11-37
 - DINIZ-PEREIRA, J. E. Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 7, n. 1, p. 9-34, jan./jun. 2016.
 - DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Org.) . Formação de Professores S/A: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. v. 1. 196p.
 - DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 351-367, maio/ago. 2012.
 - GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005.
 - LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002.
 - LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
 - LAWN, Martin. Os professores e a fabricação de identidades. Currículo Sem Fronteiras, v. 1, n. 2, jul./dez. 2001. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/lawn.htm
 - NÓVOA, A. Escolas e professores: Proteger, transformar, valorizar. Salvador, SEC/IAT, 2022.
 - PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006. p. 17-52
 - SILVA, S. G. da; HYPOLITO, A. M. Políticas curriculares para a formação docente e a fabricação da docência gerencialista. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 24, n. 59, p. 78-101, 2022.
 - TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-Rj: Vozes, 2002.
 - TARDIF, Maurice. Pénurie d’enseignants: raccourcir la formation est-il la solution? La Presse. 2020. Recuperado de https://www.lapresse.ca/debats/opinions/2020-07-01/penurie-d-enseignants-raccourcir-la-formation-est-il-la-bonne-solution.php
 - VEIGA, I. P. A; CUNHA, M. I. da (Org.) Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1999.
 - ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
 - ZEICHNER, Kenneth M. Política de formação de professores nos Estados Unidos: como e por que elas afetam vários países do mundo. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, 238 p.
 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| S.A.: FORMAÇÃO DOCENTE: IDENTIDADES E SABERES | Educação (Mestrado acadêmico) | 
| S.A.: FORMAÇÃO DOCENTE: IDENTIDADES E SABERES | Educação (Doutorado) |