Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR I
CÓDIGO
18880036
Carga Horária
615 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
40
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
41
CRÉDITOS
41
A, B, C, D, E (Usado na
graduação)
Ementa
Promove a vivência do processo de trabalho em enfermagem em unidades de saúde, além de favorecer o exercício de reflexão e prática das políticas públicas e sua inserção nessas unidades. Motivar o aluno a conhecer os passos para elaboração de trabalho científico e organização de projeto de pesquisa aplicado à
enfermagem.
enfermagem.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):Vivenciar o processo de trabalho em enfermagem em unidades de saúde e serviços
de gestão da atenção básica, além do exercício de reflexão e prática das políticas
públicas e sua inserção nesses serviços de saúde.
Objetivo(s) específico(s):
● Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os
pressupostos do modelo clínico e epidemiológico;
● Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus
condicionantes e determinantes;
● Intervir no processo saúde/doença responsabilizando-se pela qualidade da
assistência e cuidado de enfermagem ao ser humano em seus diferentes níveis de
atenção à saúde, na perspectiva da integridade da assistência;
● Prestar cuidados de enfermagem compatível com as diferentes necessidades
apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
● Compatibilizar as características profissionais da equipe de enfermagem às
diferentes demandas dos usuários;
● Incrementar as ações multiprofissionais;
● Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem em todos os âmbitos de
atuação profissional;
● Reconhecer o impacto, das ações desenvolvidas, através do processo de
avaliação;
● Perceber-se como sujeito em constante movimento no contexto sociopolítico,
cultural e tecnológico, e, portanto passível de necessidade de constante
aperfeiçoamento;
● Planejar, programar e participar dos programas de formação e qualificação
contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
● Participar no processo de formação de recursos humanos de outras áreas no
âmbito dos conhecimentos da enfermagem;
● Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde,
considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos
de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
● Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de
conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
● Intervir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente
desse processo;
● Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e
da assistência à saúde;
● Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema
de saúde;
● Participar dos movimentos sociais da área de saúde;
● Elabora um projeto de atuação voltado ao serviço de saúde no qual está
desenvolvendo o estágio;
● Avaliar o projeto de atuação desenvolvido no serviço de saúde no qual está
desenvolvendo o estágio; Realizar o relatório final do estágio, articulando a teoria e
prática, com posicionamento crítico.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAMPOS, Gastão Wagner de Souza; GUERRERO, André Vinicius Pires (coord.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 2013. 411 p. (Saúde em debate ; 190). ISBN 9788560438785. CAMPOS, Gastão Wagner de Souza; BONFIM, José Ruben de Alcântara (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: HUCITEC: 2014. 2015. 2017. 968 p. (Saúde em debate ; 170). ISBN 9788564806566. SOUZA, Marina Celly Martins Ribeiro de; HORTA, Natália de Cássia. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. 1 recurso online. ISBN 9788527739047.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf \ KURCGANT, Paulina (COORD.). Gerenciamento em enfermagem. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 196 p. ISBN 9788527716444 MELLO, Guilherme Arantes; FONTANELLA, Bruno José Barcellos; PIVA, Marcelo Marcos. Atenção básica e atenção primária à saúde - origens e diferenças conceituais. Revista de APS, v. 12, n. 2, p. 204-213, abr./jun. 2009.Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14247/7708 MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 2003. 189 p. (Saúde em debate ; 150). ISBN 9788527105804.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M1 | 2025 / 2 | 60 | 37 |
Enfermagem (Bacharelado) |
BEATRIZ FRANCHINI Professor responsável pela turma RITA MARIA HECK Professor Regente CAROLINE DE LEON LINCK Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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ESTÁGIO I | Enfermagem (Bacharelado) |