Nome da Atividade
LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL II - INGLÊS
CÓDIGO
20000032
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Aprofundamento em leitura em Língua Inglesa: aspectos teóricos e práticos
Objetivos
Objetivo Geral:
Proceder ao aprofundamento das estratégias de leitura e reflexões críticas sobre o processo de leitura em língua inglesa.Conteúdo Programático
- Aprofundamento dos diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva; antecipação e inferência;
- Aprofundamento das habilidades de reconhecimento de vocabulário familiar, uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar, reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras;
- Leitura em gêneros textuais específicos (acadêmicos e não-acadêmicos): resumos/abstracts, artigos científicos, entrevistas, cartas, editoriais e artigos
- Aprofundamento das habilidades de reconhecimento de vocabulário familiar, uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar, reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras;
- Leitura em gêneros textuais específicos (acadêmicos e não-acadêmicos): resumos/abstracts, artigos científicos, entrevistas, cartas, editoriais e artigos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BALDO, A. Uso de Estratégias de leitura na Língua Materna e na Língua Estrangeira. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006. McCARTHY, Michael. Discourse analysis for language teachers. Cambridge University Press, 1991. NUNAN, David. Reading: a discourse perspective. Language teaching methodology: a textbook for teachers. Phoenix ELT, 1995.
Bibliografia Complementar:
- CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura de língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995. JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992. PAIVA, V. L. M. O. Desenvolvendo a habilidade de leitura. In: PAIVA, V.L.M.O. (Org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. p. 129-147 SOLÉ, I. Estratégias de leitura – Porto Alegre. Art Med, 1998.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 30 | 30 |
Relações Internacionais (Bacharelado - Noturno) Horários
|
ALESSANDRA BALDO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INGLÊS II | Relações Internacionais (Bacharelado - Noturno) |