Nome da Atividade
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I
CÓDIGO
20000550
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prática de leitura e produção de parágrafos e de textos de diversos gêneros textuais, incluindo temas relativos a questões ambientais, étnicas, de acessibilidade e de gênero. Reflexão sobre as noções de adequação comunicativa, levando em conta as diferentes situações de interação verbal escrita, e de eficácia comunicativa, dando ênfase aos aspectos que fazem com que um texto seja considerado bem formado e preciso. Revisão e reescrita orientada dos textos produzidos.

Objetivos

Objetivo Geral:

4.1. Objetivo(s) geral(ais):
- Criar situações que permitam ao aluno interagir com o texto, tendo presente a sua funcionalidade.


4.2. Objetivo(s) específico(s):
- Levar o aluno ao desenvolvimento de competências em leitura e produção de textos a partir do estudo de aspectos fundamentais que constituem os diferentes gêneros textuais e diferentes temáticas, dentre elas políticas públicas envolvendo questões ambientais, étnicas, de gênero e de acessibilidade.
- Permitir que o aluno possa rever e criticar seu próprio trabalho, exercitando atividades de análise, crítica e reelaboração.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENTO, N.A.S. Cidadania em preto e branco: discutindo as relações raciais. São Paulo: Ática, 2003. DISCINI, Norma. Comunicação nos textos: leitura, produção e exercícios. São Paulo: Contexto,2007. FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto – leitura e redação. São Paulo: Ática, 2002. HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. KOCH, Ingedore V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2004. KOCH, Ingedore V. e TRAVAGLIA, Luiz C. A coerência textual. São Paulo : Contexto, 2004. KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. ________ Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2012. MARTINS, M.C., FROTA, P.R.O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013. VIANA, Antônio Carlos M. et al. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • CARNEIRO, Agostinho D. Texto em construção: interpretação de texto. São Paulo: Moderna, 1992. KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. _____ A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2006. PINKER, Steven. Guia de escrita. São Paulo: Contexto, 2006. VAL, M.G. da Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno)
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I Letras - Tradução Espanhol - Português (Bacharelado)
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2024 22:41:45 (consulta levou 0,121071s)